Já é possível encomendar um Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio
Abertas as encomendas do Stelvio Quadrifoglio, o primeiro SUV a ostentar o símbolo “Quadrifoglio”. Com preço de tabela a partir de 115.000 euros, o novo modelo da Alfa Romeo é detentor de diversos recordes na sua categoria, representando o novo ponto de referência no segmento dos SUV compactos premium.
Surpreendente pelo design, performances e tecnologia, o Stelvio Quadrifoglio é o “SUV mais rápido em pista”, tendo conquistado, no mítico circuito de Nürburgring, o novo recorde da categoria: 7 minutos, 51 segundos e 7 décimos.
Motor 2.9 V6 Biturbo a gasolina de 510 cv
O Stelvio Quadrifoglio é equipado com o exclusivo motor 2.9 V6 Biturbo a gasolina, construído em alumínio e inspirado em tecnologias e competências técnicas da Ferrari, que debita 510 cv de potência máxima a 6500 rotações por minuto e desenvolve 600 Nm de binário máximo entre as 2500 e as 5000 rpm. Acoplado à caixa automática de oito velocidades com regulação específica, permite efectuar mudanças em apenas 150 milésimos de segundo na modalidade de condução Race.
O Stelvio Quadrifoglio é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e de atingir a velocidade máxima de 283 km/h, a mais alta da sua categoria.
Inovadora tracção integral Q4
Pela primeira vez, o motor 2.9 V6 Biturbo a gasolina de 510 cv é associado ao inovador sistema de tracção integral Q4, que garante o máximo nível de performances, motricidade, prazer de condução e segurança em todas as situações. Em normais condições, o sistema Q4 transfere 100% do binário para o eixo traseiro. Com a aproximação do limite de aderência das rodas, o sistema transmite, em tempo real, até 50% do binário motor para o eixo dianteiro através de uma caixa de transferência.
O SUV desportivo da Alfa Romeo revela-se particularmente eficiente em termos de emissões e de consumos, graças ao sistema de desactivação dos cilindros de controlo electrónico e à função “sailing”, disponível na modalidade de condução Advanced Efficiency. Por fim, para maximizar a experiência de condução, o Stelvio Quadrifoglio oferece de série patilhas das mudanças em alumínio maciço, solidárias com a coluna de direcção.
AlfaTM Chassis Domain Control (CDC) e Vectorização Activa de Binário AlfaTM
O Stelvio Quadrifoglio é equipado com a exclusiva unidade de controlo AlfaTM Chassis Domain Control e é o único a oferecer, de série, o diferencial de Vectorização Activa de Binário AlfaTM (Active Torque Vectoring).
O primeiro dispositivo representa o “cérebro” do Stelvio Quadrifoglio, coordenando toda a electrónica de bordo de modo a proporcionar sempre as melhores performances e o máximo prazer de condução. Em concreto, o sistema gere e atribui, simultaneamente, tarefas específicas aos diversos sistemas activos, como o selector AlfaTM DNA Pro, a tracção integral Q4, o sistema de Vectorização Activa de Binário AlfaTM, as Suspensões Activas AlfaTM e o Controlo Electrónico de Estabilidade.
A tecnologia de Vetorização de Binário optimiza a motricidade do Stelvio Quadrifoglio, acentuando-lhe o carácter desportivo. As duas embraiagens de comando electrónico, inseridas no diferencial posterior, permitem controlar separadamente o binário para cada roda. Deste modo, a transmissão da potência ao solo é sempre ideal, mesmo em situações de condução no limite. É, assim, possível conduzir de forma segura e sempre muito divertida, sem nunca recorrer a intervenções invasivas do controlo de estabilidade.
Melhor na classe em termos de potência específica (176 cv/l) e de relação peso/potência (3,6 kg/cv)
O Stelvio Quadrifoglio detém dois recordes na categoria que o elegem como o SUV de melhores prestações no segmento: com um peso em vazio de 1830 kg, goza da melhor relação peso/potência da categoria (3,6 kg/cv) e da melhor potência específica (176 cv/l). Estes extraordinários resultados, índice de um elevado prazer de condução, foram alcançados através da perfeita distribuição do peso entre os dois eixos, o que exigiu uma particular gestão das massas e dos materiais, obtida quer trabalhando no layout do modelo quer colocando na posição mais central possível todos os elementos de maior peso. A relação peso/potência ideal, por sua vez, foi conseguida mediante a utilização de materiais ultraleves, como fibra de carbono para o veio de transmissão e alumínio para o motor, suspensões, travões, portas, guarda-lamas, capô e porta da bagageira.
O peso reduzido não prejudica a excelente rigidez de torção, garantia de qualidade ao longo do tempo, de conforto acústico e de estabilidade, mesmo em caso de solicitações extremas.
Suspensões com tecnologia exclusiva AlfaLinkTM e direcção mais directa da categoria
Para o eixo dianteiro do Stelvio Quadrifoglio foi escolhida a suspensão em quadriláteros sobrepostos com eixo de direcção semivirtual que optimiza o efeito filtrante e permite virar de forma rápida e precisa. Trata-se de um exclusivo Alfa Romeo que, em curva, mantém constante a posição dos pneus em relação ao solo, garantindo elevadas acelerações laterais.
Em qualquer situação e a qualquer velocidade, a condução do Alfa Romeo Stelvio é sempre natural e instintiva. O eixo traseiro apresenta a solução Multilink de quatro braços e meio – patente Alfa Romeo – que assegura, simultaneamente, altas performances, prazer de condução e conforto. O amortecimento é assegurado por elementos de controlo electrónico que se adaptam a cada instante às condições de condução e permitem escolher entre um comportamento mais orientado para as prestações ou para o conforto.
Para a excelente experiência de condução do Stelvio Quadrifoglio contribui ainda a relação de direcção mais directa do mercado: 12,1.
Sistema Integrado de Travagem (IBS) e discos de carbono e cerâmica
Exclusivo da marca Alfa Romeo e depois de ter sido estreado no Giulia, também o Stelvio Quadrifoglio propõe o inovador Sistema Integrado de Travagem IBS (Integrated Brake System), dispositivo electromecânico que combina o controlo de estabilidade com o tradicional servofreio, garantindo resposta instantânea dos travões e limitando, assim, a distância de imobilização, para além de permitir uma importante optimização do peso. Como opcional, depois do lançamento, será possível equipar o Stelvio Quadrifoglio com discos de travão de carbono e cerâmica que, para além de redução do peso (menos 17 kg do que os discos tradicionais), asseguram ainda maior resistência mecânica, mesmo a altas temperaturas.
Design único
O Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio é o epítome perfeito do design italiano segundo a interpretação da Alfa Romeo, a sinergia perfeita entre a forma e a função que se desenvolvem em torno de um corpo sensual e atlético.
Um SUV de elevadas prestações, onde o estilo e o design não têm apenas valor estético, tornando-se complementares de factores como aerodinâmica, velocidade, potência e condução. Demonstram-no o capô, com escapes estruturais para a passagem do ar de dentro para fora do compartimento do motor; as entradas de ar laterais para consentir a refrigeração do permutador térmico, as mini-saias desportivas e os potentes guarda-lamas, todos da cor da carroçaria; os quatro terminais de escape e a “traseira cortada”, solução estilística inconfundível e pertença da tradição Alfa Romeo. Para além disso, o habitáculo do Stelvio Quadrifoglio foi “costurado” como um fato requintado, com cuidado artesanal e materiais de alta qualidade: fibra de carbono, pele e Alcantara.
O Stelvio Quadrifoglio nasce e desenvolve-se a partir de uma viatura que, mesmo na versão base, oferece proporções, estilo, elegância e identidade únicas e inconfundíveis.
Nesta configuração, tudo se intensifica e se torna ainda mais eficaz.
A frente, onde encontramos o inconfundível e icónico “Trilobo”, tal como todos os outros elementos dedicados a esta versão, foi desenhada para formar um organismo único, intimamente ligado aos valores mais profundos da marca e sintetizáveis em duas palavras que se tornaram uma espécie de marca de fábrica: “Bellezza Necessaria”.
Sistema de infoentretenimento AlfaTM Connect 3D com Apple Car Play e Android Auto.
No centro do tabliê sobressai o novo sistema de infoentretenimento Connect 8,8″ – com função de navegação 3D como opcional – que possibilita a integração das tecnologias Apple CarPlay e Android AutoTM, desenvolvidas respectivamente pela Apple e pela Google para replicar o ambiente do próprio smartphone no ecrã de bordo, garantindo, assim, uma condução sempre conectada, segura e simplificada.
0 comentários