Toyota, Mazda e Denso formam joint venture
A Toyota aliou-se à Mazda e ao fabricante de componentes automóveis Denso para formar uma joint venture com o objectivo de promover o desenvolvimento de veículos eléctricos.
A nova empresa, “EV Common Achitecture Spirit” irá estar envolvida no desenvolvimento de plataformas e componentes que servirão de base para a produção de veículos eléctricos de vários segmentos, como por exemplo mini-carros, SUVs e comerciais ligeiros.
Componentes e valor criado pela nova parceria poderão ser utilizados pela Toyota e Mazda na produção dos seus próprios veículos eléctricos. Este acordo foi constituído na sequência de um estreitamento de relações entre a Toyota e Mazda. Em Junho ambos os construtores assumiram uma posição de accionista um do outro com a intenção de promover a partilha de tecnologia de forma a reduzir custos através de um aumento de escala, a Toyota adquiriu 5% da Mazda, enquanto a Mazda adquiriu 0,25% da Toyota.
As empresas nipónicas afirmaram que as regulamentações ambientais cada vez mais exigentes estão a forçar a indústria a automóvel a desenvolver veículos eléctricos. No entanto, os elevados custos de produção, principalmente devido às baterias, tornam necessárias alianças entre antigos rivais com o objectivo de partilhar de recursos. A nova joint venture estará aberta, no futuro, à eventual participação de outros construtores e fornecedores.
De acordo com a Toyota e Mazda, “o enorme investimento e tempo necessários para abranger todos os mercados e gama de veículos representa um grande desafio para os construtores automóveis. Começam a surgir novas regulamentações que impõem quotas de vendas de veículos eléctricos.”
A Toyota é detentora de 90% da “EV C.A. Spirit”, enquanto a Mazda e Denso ficaram com 5% cada. A sede será no edifício da Toyota em Nagoia e Shigeki Terashi, Vice Presidente Executivo da Toyota, foi seleccionado para liderar a nova joint venture enquanto presidente.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários