Grupo PSA e Changan preparam nova pick-up
O Grupo PSA afirmou quer irá desenvolver uma pick-up de 1 tonelada em conjunto com o parceiro chinês, Changan Automobile. O veículo será lançado na China e mercados globais em 2020.
Este projecto é o primeiro resultado de um acordo de cooperação assinado em Junho entre a PSA e a Changan, segundo o qual a PSA investirá 500 milhões de Euros de forma a melhorar a sua posição no mercado chinês. A cooperação entre os dois construtores iniciou-se há 6 anos como uma pareceria para desenvolver a marca DS na China.
A pick-up será produzida na fábrica de comerciais ligeiros da Changan, em Ding Zhou. De acordo com a PSA, o veículo será concebido de forma a corresponder a critérios mundiais. Será comercializado na China e nos mercados onde a PSA actua.
Perspectiva-se que a nova pick-up ajude o Grupo PSA em atingir o objectivo de triplicar as vendas de veículos comerciais ligeiros até 2021.
O grupo francês reentrou em Setembro, de forma limitada, no mercado das pick-ups, ao lançar uma pick-up Peugeot (produzida na Tunísia) no mercado africano. O modelo foi desenvolvido em conjunto com um outro parceiro chinês, a Dongfeng, que detém 14% da PSA, e está equipado com um motor Nissan turbodiesel de 2,5 litros.
O mercado global das pick-up está a crescer. De acordo com JATO Dynamics, na primeira metade do ano, foram registadas 323.000 pick-ups no mercado asiático e 120.000 no mercado sul-americano. Na Europa, o registo de este tipo de veículos aumentou 19%, para 80.600.
O Grupo PSA não tem uma pick-up de 1 tonelada destinada ao mercado europeu, que é liderado pela Ford, Toyota, Nissan, Mitsubishi e Volkswagen. A Renault e Mercedes entraram no mercado este ano com a Alaskan e a Classe X, ambas são versões da Nissan Navara.
[Fotografia de capa: Pick-up Peugeot comercializada no mercado africano]
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários