TVR apresenta novo Griffith
TVR Griffith
Num momento em que comemora 70 anos, a TVR apresentou o novo Griffith durante o festival Goodwood Revival que decorreu durante o último fim de semana.
Com escapes laterais, esculpidos guarda-lamas dianteiros e uma carroçaria desportiva exuberante, o mais recente Griffith mantém-se fiel ao design típico da TVR. É propulsionado por um motor Ford V8 de 5 litros “mexido” pela Cosworth, capaz de debitar 500 cavalos. Está equipado com uma caixa manual de 6 velocidades, pesa 1.250 kg e exibe uma distribuição perfeita do peso, 50% sobre cada eixo, tem uma relação peso/potência de 2,5 kg/cv. Atinge a velocidade máxima de 320 km/h e consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4 segundos.
Suspensão independente, direcção assistida eléctrica, travões de disco ventilados, jantes traseiras de 20 polegadas e dianteiras de 19, ABS e controlo de tracção configurável, são algumas das características técnicas do novo TVR Griffith.
O novo TVR Griffith é revolucionário em certos aspectos. É o primeiro veículo de produção baseado na tecnologia “Design’s iStream” do projectista Gordon Murray (criador do McLaren F1), que simplifica o processo de produção, e através da utilização de fibra de carbono, confere uma rigidez estrutural ao Griffith inédita num modelo da TVR. O chassis é feito de compósito de carbono, aço e alumínio.
O interior é sóbrio e bem construído, com painel de instrumentos digital e um sistema de infoentretenimento que inclui um touschsreen central. É um desportivo “perigoso” mas civilizado.
As primeiras unidades do novo TVR Griffith deverão chegar aos clientes apenas em 2019. No Reino Unido o preço não será inferior a 100 mil euros. Os primeiros 500 exemplares, que fazem parte da edição especial de lançamento, já foram quase todos vendidos. A produção deverá começar daqui a um ano, numa fábrica em Ebbw Vale, uma cidade no País de Gales com cerca de 19.000 habitantes.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários