17 anos de evolução do Seat Leon Cupra
Seat Leon Cupra
Integrar as prestações de um automóvel desportivo num veículo de série fez dos modelos CUPRA veículos revolucionários desde o primeiro dia. Depois do anúncio do lançamento do novo SEAT Leon CUPRA R, que, com 310CV, será o mais potente na história da marca, revisitamos a evolução dos seus antecessores.
17 anos e mais de 100 CV
São os anos e os cavalos que separam a primeira versão do Leon CUPRA da última. Lançado em 2000, foi uma referência no seu tempo ao ser o primeiro automóvel da companhia a ultrapassar a barreira dos 200CV. A última versão, apresentada em março do corrente ano, superou todos os seus antecessores ao superar os 300CV e ao garantir uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de cinco segundos, convertendo-se no mais potente de sempre até à chegada do CUPRA R.
Tração integral desde o início
O primeiro modelo destacou-se por ser um veículo com motor V6 normalmente aspirado e caixa de seis velocidades. E, além disso, já possuía tração integral como o CUPRA 300. Esta última versão conta com sistema de reconhecimento de peões, que ativa os travões em emergência, no caso do computador de bordo julgar necessário, entre outras tecnologias.
ADN de competição
O SEAT Leon CUPRA é um automóvel urbano com alma de competição, já que serviu de ponto de partida para fabricar o Leon Cup Racer, o carro de corrida que atualmente participa no TCR Internacional Series. Esta versão de competição recebe o motor 2.0 TSI do Leon CUPRA e, graças ao trabalho dos engenheiros da SEAT Sport, em conjunto com a utilização de novos componentes, é capaz de debitar 345CV de potência com um binário de 420Nm.
Modelos de série com recordes
Em 2014, o Leon CUPRA conduzido pelo piloto Jordi Gené tornou-se o veículo de série com tração dianteira mais rápido em Nürburgring, com um tempo de 7:58 minutos. Um ano mais tarde, o Leon ST CUPRA assumiu-se igualmente como o veículo familiar mais rápido no traçado de Nordschleife, com um tempo de 7:58:12 minutos.
Protagonista no motociclismo
O Leon CUPRA 300 é patrocinador da equipa Ducati de MotoGP e do Campeonato Mundial de Superbikes, cumprindo o papel de safety car nesta competição. É a primeira vez que cumpre este papel em provas à escala mundial.
Jorge Lorenzo e Andrea Dovizioso ao volante de um CUPRA
Pilotos reconhecidos a nível internacional, como o tricampeão do mundo de MotoGP, Jorge Lorenzo, e o campeão do mundo em 125cc, Andrea Dovizioso, conduzem um SEAT Leon CUPRA 300CV na qualidade de embaixadores da marca. Ambos elogiaram o rendimento e a potência deste modelo.
Top 5 na Europa
Venderam-se 9.000 unidades do CUPRA a nível mundial no último ano. Dessas, 8.300 ficaram no mercado europeu, o que faz deste modelo um desportivo no top 5 do seu segmento na Europa.
O novo CUPRA R no Salão de Frankfurt
O certame internacional será o palco internacional privilegiado para ver pessoalmente o novo modelo, que, com 310CV, se tornará no mais potente modelo da marca.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários