Novo Nissan LEAF – mais tecnologia, autonomia e potência
Novo Nissan LEAF
O novo Nissan LEAF foi revelado. O novo modelo representa uma significativa evolução comparativamente com o anterior. Além de mais potente, combina uma autonomia melhorada com um novo design e tecnologias inovadoras. Será destaque no stand da Nissan durante o Salão do Automóvel de Frankfurt. Chegará ao mercado nacional nos primeiros meses de 2018.
Sistema de propulsão eléctrica
O sistema de propulsão eléctrica é um dos aspectos centrais do novo Nissan LEAF. É mais eficiente e potente que o anterior. Fornece 150 cavalos e um binário de 320 Nm, um aumento de 38% e 26%, respectivamente. Devido ao aumento de cavalos e binário, condutores que já experimentaram o novo LEAF relatam estar muito satisfeitos com a rápida resposta do veículo, a performance estável e a aceleração.
Apesar de ser mais potente, a autonomia do novo Nissan LEAF é superior à do modelo anterior. A nova bateria de iões de lítio de 40 kWh, situada no solo do veículo, permite, em condições normais, um alcance de 400 km de acordo com testes japoneses, o que é suficiente para satisfazer as necessidades da maior parte dos consumidores. É do mesmo tamanho da anterior, mas tem uma capacidade de armazenamento energético superior. A bateria demora 16 horas as ser carregada numa tomada convencional de 3kW e 8 horas num posto público ou numa “wallbox” caseira de 6kW. Num posto de carregamento rápido, demora 40% até atingir os 80% de carga.
Para corresponder a um sistema de propulsão eléctrica mais potente, os engenheiros da Nissan introduziram importantes melhoramentos. Componentes pesados, como a bateria, foram colocados no centro do veículo para melhorar a estabilidade direccional, nomeadamente em curva. Uma nova direcção assistida eléctrica fornece melhor feedback das condições de estrada. O novo Nissan LEAF está equipado com “Intelligent Ride Control” que possibilita um controlo eléctrico mais preciso da geração de binário ao curvar e vibração reduzida, o que consequentemente melhora o controlo direccional e a qualidade da experiência de condução.
Exterior
O design do novo LEAF expressa a atitude inovadora da Nissan e o seu pioneirismo em reinventar o best-seller eléctrico. É inspirado no protótipo IDS, apresentado pela primeira vez no Salão do Automóvel de Tóquio de 2015. O aspecto desportivo realça a personalidade dinâmica do Nissan LEAF. O design exterior foi concebido de forma a expressar linhas simples e sóbrias numa silhueta robusta e lustrosa, conferindo uma percepção de veículo tecnologicamente avançado.
A grelha “V-Motion”, as luzes traseiras em formato de bumerangue e a sensação de que o tejadilho é um elemento separado da carroçaria (floating roof), são componentes característicos do design da Nissan e conferem ao novo Nissan LEAF uma aparência semelhante a outros modelos da marca nipónica. Elementos em azul na grelha frontal e no pára-choques traseiro identificam o novo LEAF como um VE Nissan. Apesar de ser mais comprido e largo que a versão anterior, em 3 cm e 2 cm, respectivamente, graças ao seu design, o novo Nissan LEAF mantém uma boa aerodinâmica, apresentando um coeficiente de arrasto de 0,28.
Interior
O habitáculo completamente redesenhado está centrado no condutor e combina o uso de espaço com funcionalidade. O ambiente interior transmite uma sensação premium devido a bons materiais de construção e são visíveis elementos azuis, um símbolo identificativo dos veículos eléctricos da Nissan. O Painel de instrumentos é digital; no centro do tablier encontra-se um ecrã de 7 polegadas capaz de exibir vários tipos informação em função das escolha do condutor, compatível com Apple CarPlay e Android Auto, através do qual é possível operar várias funções, como o sistema de navegação.
O interior do novo Nissan LEAF é confortável e silencioso, mesmo a velocidades elevadas de auto-estrada. O eficiente sistema de controlo climático e de ar-condicionado também contribui para o conforto dos ocupantes. A capacidade da bagageira aumentou relativamente ao modelo anterior e apresenta agora o volume de 435 litros em vez de 370.
Tecnologia – Nissan Intelligent Driving
O novo Nissan LEAF é um veículo tecnologicamente avançado. O enfoque vai para os sistemas “ProPILOT” e “ProPILOT Park”, para o “e-pedal” e para um conjunto de tecnologias de segurança agrupadas sob o nome “Nissan Safety Shield”
O “ProPILOT” é uma tecnologia de condução autónoma de faixa única. Quando está ligado, controla automaticamente a distância relativamente ao veículo da frente, em função de uma velocidade predefinida pelo condutor (entre 30 km/h e 100 km/h). Pode também ajudar o condutor a direccionar o veículo, mantendo-o centrado na sua faixa de rodagem. Se o automóvel da frente parar, o “ProPILOT” travará automaticamente o Nissan LEAF até uma paragem completa, caso seja necessário.
O “ProPILOT Park” é um sistema de assistência à condução que auxilia o condutor nas manobras de estacionamento, controlando de forma autónoma, a aceleração, travões, direcção e mudanças. Isto é possível devido a tecnologia de processamento de imagem, que utiliza câmaras de elevada resolução e sensores ultrasónicos como instrumentos de orientação.
O “e-pedal” é faz parte do equipamento base e permite ao condutor acelerar, desacelerar e travar apenas com o uso de um único pedal. É uma inovação revolucionária que pode mudar como as pessoas guiam. Com o “e-pedal” deixa de haver necessidade de estar constantemente a mover o pé entre o travão e o acelerador para abrandar ou parar. Enquanto um pedal de travão convencional é necessário em situações nas quais é necessário travar agressivamente, o “e-pedal” permite a utilização de um único pedal durante mais de 90% do tempo de condução.
Para além do “ProPILOT”, “ProPILOT Park” e o “e-pedal”, o novo Nissan LEAF está equipado com uma variedade de avançadas tecnologias de segurança, como “Itelligent Lane Intervention”, Lane Departure Warning”, “Intelligent Emergency Braking”, “Blind Sport Warning”, “Traffic Sign Recognition”, “Rear Cross Traffic Alert”, “Intelligent Around View Monitor” e assistência de emergência em caso do condutor utilizar mal os pedais.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários