Porsche 911 GT3: 25 anos de paixão
Porsche Panamera Turbo S E-Hybrid e GTS: Conheça os preços

Conheça o novo Porsche Cayenne

By on 30 Agosto, 2017

Terceira geração do Porsche Cayenne

Na terça-feira passada, em Estugarda, a Porsche apresentou o novo Cayenne. A terceira geração do bem sucedido SUV (760.000 unidades vendidas desde 2002) é significativamente mais evoluída que a anterior. O veículo combina na perfeição performances típicas da Porsche com um excelente pragmatismo adequado ao o dia-a-dia. De acordo com Michael Mauer, Director de Design da Porsche AG, “o novo Cayenne é mais preciso, elegante, atlético e expressivo”.

Com um visual renovado, o novo Porsche Cayenne está equipado com pneus mistos e um eixo traseiro direccionável. Para além destas características típicas de um desportivo, o que revela influência do 911, o desempenho em estrada foi melhorado através da adição de equipamento standard, como tracção integral, Controlo de Chassis Porsche 4D, suspensão pneumática de três câmaras e um sistema electrónico de estabilização “Porsche Dynamic Chassis Control” (PDCC). Apesar destas adições, o novo Porsche Cayenne é mais leve que o seu antecessor e igualmente apto a aventurar-se fora de estrada.

Design Exterior 

Desportivo e preciso, com um design claro – novo, no entanto familiar: O Novo Cayenne apresenta-se ao mundo com uma aparência renovada, em conformidade com o DNA da Porsche. Largas entradas de ar na secção frontal são indicativas de boas prestações em estrada. Novas arestas horizontais fazem com que o SUV pareça mais largo e mais atlético, mesmo estando parado. A terceira geração do Cayenne é mais elegante que a anterior, a distância entre eixos é a mesma (2.895 mm), mede 4.918 mm de comprimento e 1.983 mm de largura, é 63 mm mais comprido que o antecessor, e a altura foi reduzida em 9 mm. O volume da bagageira é de 770 litros (mais 100 litros). O diâmetro das rodas aumentou em 1 mm e os pneus traseiros são maiores que os frontais, o que enfatiza uma melhor dinâmica de condução. Na renovada secção traseira encontra-se o logótipo da Porsche, luzes de design tridimensional e uma faixa LED que une um canto ao outro.

Opções de faróis LED

A Porsche oferece três gamas de iluminação para os faróis dianteiros: A gama básica é constituída por faróis LED, disponíveis enquanto equipamento de série. Ao optar pela gama intermédia, o Cayenne é equipado com o “Porsche Dynamic Light System” (PDLS) que disponibiliza uma variedade de modos de iluminação, como iluminação de curva ou iluminação de autoestrada. Os novos faróis em LED com feixe matrix e PDLS Plus constituem a gama alta. Com este sistema, a distribuição da intensidade da luz é totalmente variável graças a 84 díodos que são activados e controlados independentemente. Isto permite ao condutor utilizar máximos que não encandeiam o tráfego que circula em sentido oposto, bem como controlar, de forma adaptativa, os reflexos dos sinais de trânsito.

Interior: Evolução digital, Porsche Advanced Cockpit e o novo PCM

O “Porsche Advanced Cockpit” está completamente integrado na desportiva e luxuosa atmosfera interior. Na consola central encontra-se um touchscreen HD de 12,3 polegadas de última geração do sistema “Porsche Communication Management” (PCM), estreado o ano passado no novo Panamera. Várias funções digitais podem ser operadas intuitivamente, incluindo por comandos de voz. O “Porsche Connect Plus” permite acesso a serviços online e à internet, como por exemplo, um serviço de navegação com informação sobre trânsito em tempo real.

Controlos analógicos colocados no centro da consola central incidem sobre as principais funções do veículo. Outros controlos são manuseados de forma digital, através de toque em superfícies semelhantes à dos smartphones. Num estilo típico da Porsche, no centro do painel de instrumentos encontra-se um taquímetro analógico. Nos cantos, estão posicionados 2 ecrãs HD de 7 polegadas que exibem outras informações relevantes.

Sistemas de assistência à condução incluem: assistência à visão nocturna através de uma câmara térmica, assistência na mudança de faixa, reconhecimento automático de sinalização de estrada, assistência em trânsito pára-arranca, cruise control adaptativo e assistência ao estacionamento.

Personalização PCM

O novo PCM permite um elevado nível de personalização.  É possível configurar seis perfis individuais. Além de uma grande variedade de definições relacionadas com o habitáculo, um perfil armazena especificações sobre luzes exteriores, programas de condução e sistemas de assistência. Em função do equipamento opcional, o condutor também pode ajustar o sistema de som Bose de acordo com as suas preferências. O novo Cayenne está sempre on-line caso o condutor deseje. Serviços e funções”Connect Plus” estão disponíveis através de um cartão SIM LTE. É possível, por exemplo, ligar o aquecimento (independente do motor) remotamente, via smartphone. 

Rápido em estrada, apto para todo-o-terreno: Tiptronic S e PTM

Comparativamente com a geração anterior, a terceira geração do Porsche Cayenne melhorou ao nível da performance e do conforto. Uma das principais razões para este melhoramento deve-se à caixa Tiptronic S de 8 velocidades. Tempos de resposta mais curtos e rácios mais desportivos em mudanças baixas, melhoram a performance em estrada e a capacidade todo-o-terreno. As 8 velocidades permitem torques reduzidos, consumo optimizado e uma condução relaxada.

Mesmo em terrenos acidentados, o Cayenne permite uma condução simples e agradável. Modos todo-o-terreno programáveis facilitam a escolha do setup adequado ao tipo de condução pretendido pelo condutor, que pode escolher entre 4 modos: “Mud”, “Gravel”, “Sand” e “Rocks” (lama, gravilha, areia e pedras). A condução, o chassis e bloqueios de diferencial podem ser seleccionados para uma adaptação ao terreno relevante. Tracção integral está disponível em todas as versões do novo Cayenne. O sistema inteligente e variável de gestão de tracção da Porsche (Porsche Traction Management; PTM) transfere tracção entre o eixo frontal e traseiro; melhora a performance desportiva em estrada e oferece a tracção necessária em todo-o-terreno.

Package Sport Chrono

O reconfigurado “Package Sport Chrono”, baseado no “Package” dos modelos desportivos da Porsche, confere ao Cayenne mais potencial em termos de performance desportiva. O botão de “Modo” no volante é indicativo desta abordagem. Para além de poder optar pelos modos “Normal”, “Sport” e “Sport Plus”, o condutor pode seleccionar um modo individualmente configurável. Ao pressionar o botão “Sport Response” o condutor activa definições pré-estabelecidas de gestão de motor e transmissão que estão calibradas para extrair a máxima performance do Porsche Cayenne.

Chassis e pneus mistos, influência do 911

Graças a um novo chassis, caracterizado pelo seu peso reduzido, configuração de braços independentes no eixo frontal e multi-braços no traseiro, o novo Porsche Cayenne combina 3 conceitos de chassis num único design: veículo desportivo, SUV todo-o-terreno, automóvel de turismo. Todas a versões do Cayenne apresentam pneus mistos, as rodas do eixo traseiro são maiores que as do frontal, uma característica típica de veículos desportivos. Diferentes pares de pneus melhoram a estabilidade e a dinâmica de condução em curva. É possível optar por jantes de 19 a 21 polegadas.

Inovações: Eixo traseiro direccionável, suspensão pneumática, estabilizador de rolamento

Pela primeira vez, o Cayenne está equipado com um eixo traseiro electricamente direccionável. O sistema, testado e comprovado nos modelos 911 e Panamera, melhora a agilidade em curva, a estabilidade em mudanças de faixa a velocidades elevadas e o manuseamento do SUV em manobras do dia-a-dia.

A suspensão pneumática opcional adaptativa de tecnologia de 3 câmaras permite maximizar a capacidade desportiva e o conforto de condução que se espera de um veículo de turismo. Ao optar pelo estabilizador de rolamento da carroçaria”Porsche Dynamic Chassis Control” (PDCC), apreciadores de uma condução desportiva beneficiarão da mudança de um sistema hidráulico para um electrónico. Esta mudança é possível devido a um potente sistema eléctrico de 48 volts. Tempos de resposta mais curtos permitem maior precisão na dinâmica de condução e ainda mais conforto.

Travões revestidos a carboneto de tungsténio

Com os inovadores “Porsche Surface Coated Brakes” (PSCB), a Porsche assume novamente um papel de pioneira no desenvolvimento de travões de elevadas performances. Esta estreia está disponível em todas as versões do Cayenne enquanto opção e consiste num travão de aço revestido em carboneto de tungsténio. Este revestimento melhora valores de fricção e desgaste e diminui a libertação de pó. Os travões, exclusivos da Porsche, são visualmente impressionantes. As pinças dos travões estão pintadas de branco, enquanto a superfície dos discos exibe um brilho característico. O PSCB está disponível apenas em combinação com jantes de 21 polegadas. O PCCB em cerâmica continua no topo dos sistemas de travagem.

O Cayenne está mais leve

Veículos desportivos precisam de uma carroçaria leve. De forma semelhante ao 911 e ao Panamera, a carroçaria do novo Porsche Cayenne foi construída com base numa combinação inteligente de metais. O exterior é feito de alumínio. A chapa de piso, a secção frontal e praticamente todos os componentes do chassis, também são constituídos por alumínio.

A inovadora bateria de arranque de íons-lítio merece destaque, pois sozinha, contribui para uma redução de 10 kg comparativamente com a versão anterior. Apesar de estar equipado com mais equipamento, como faróis LED, rodas maiores, sistema de assistência ao estacionamento e WiFi hotspot, os engenheiros da Porsche conseguiram reduzir o peso do novo Cayenne de 2040 kg para 1985 kg.

Motorizações: Cayenne and Cayenne S

O novo Porsche Cayenne estará disponível em duas versões iniciais,  Cayenne e Cayenne S.

Porsche Cayenne

Motor – 3,0 litros; 6 cilindros; turbo.

Potência – 340 cv.

Binário – 450 Nm

Aceleração (0-100 km/h) – 6,2 seg. (5,9 com o Package Sport Chrono)

Velocidade máxima – 245 km/h

Consumo misto – 9,2 l/100 km

Emissões – 209 g/km CO2

Porsche Cayenne S

Motor – 2,9 litros; V6, bi-turbo

Potência – 440 cv.

Binário – 550 Nm

Aceleração (0-100 km/h) – 5,2 seg. (4,9 com Package Sport Chrono)

Velocidade Máxima – 265 km/h

Consumo misto – 9,4 l/100 km

Emissões – 213 g/km CO2

Preços: O Porsche Cayenne já pode ser encomendado, na Alemanha está disponível a partir de 74.828 Euros e o Porsche Cayenne S, a partir de 91.964.

 

 

 

 

 

 

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)