Mazda: bloco inovador à vista?
A fórmula é simples… de dizer. Dois turbos mais um compressor elétrico igual ao novo registo de patente de que a Mazda fez pedido. Este é assim o conceito para um novo motor (galeria de imagens em cima) que está em perspetiva para o futuro no seio da casa nipónica.
Prevê-se que poderá vir a ser utilizado num modelo de tração traseira, sendo apontado como o coração de um possível sucessor do RX-8, talvez um RX-9, com um bloco Wankel a rondar os 400 cv e que poderá ver a luz do dia, para o público, em outubro próximo, no Salão de Tóquio. A confirmar-se, teríamos um modelo baseado no RX Vision, um protótipo revelado em 2015.
Para já prevê-se que o compressor elétrico fique a cargo do ‘desenvolvimento’ a baixos regimes e os dois turbos do ‘trabalho’ em altos regimes. Com este sistema, a marca consegue assim uma solução para reduzir ou mesmo suprimir o turbo lag – a fração de tempo entre a aceleração e a subida de regime do motor. Uma coisa é certa, há muita coisa a acontecer nos bastidores da marca nipónica…
André Duarte
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários