Três estreias mundiais da Opel no Salão de Frankfurt
Com uma nova assinatura de marca “The future is everyone’s” (O futuro é de todos), a Opel passou recentemente a integrar o Groupe PSA para criar um verdadeiro “champion” europeu. Os visitantes da 67ª edição do Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt vão poder testemunhar em primeira mão o que isso significa, já a partir do próximo dia 14 de setembro. Para a ocasião, a Opel reservou nada menos que três estreias mundiais.
No topo da lista das novidades está o novo Opel Grandland X, um modelo SUV (Sport Utility Vehicle) desenvolvido em parceria pela Opel e pela PSA a partir de uma folha em branco. Com perfil especialmente dinâmico, capaz de se aventurar em caminhos sem alcatrão e dotado de tecnologias avançadas, o Grandland X está preparado para se assumir como um concorrente muito sério num segmento SUV que não cessa de crescer.
As outras estreias mundiais são o topo de gama desportivo Insignia GSi e o Insignia Country Tourer. Enquanto o Insignia GSi foi concebido para condutores exigentes que sabem apreciar dinâmica realmente apurada, a variante Country Tourer da ‘station wagon’ Insignia existirá para aqueles que procuram uma carrinha prática e especialmente versátil, estilizada com motivos ‘off-road’. Ambos, GSi e Coutry Tourer, recorrem a um avançado sistema de tração integral com vetorização de binário, que é único neste segmento.
Também apresentado pela primeira vez ao público é o novo conceito de personalização Opel Exclusive criado para o Insignia.
Para o mercado dos furgões de passageiros, a Opel vai mostrar as opções mais luxuosas do ‘bestseller’ Vívaro, criadas para proporcionar conforto de elevado nível. Por exemplo, o Vívaro Tourer possui bancos na segunda fila que podem rodar e inclinar, bem como uma mesa retrátil que é rapidamente colocada entre as segunda e terceira filas de bancos.
Opel Grandland X: SUV compacto para um mercado cada vez mais importante
Linhas modernas e atraentes, posição elevada de bancos e excelente visibilidade típica de um SUV, tecnologias de topo e muito espaço para cinco pessoas e bagagem – estas são as principais características do novo Opel Grandland X. A lista de equipamentos de conforto e assistência à condução é longa e impressiona pelo teor avançado: Programador de Velocidade Automático com deteção de peões e Travagem Automática de Emergência, Alerta de Cansaço do Condutor, Assistência Avançada ao Estacionamento e Câmara 360º são apenas alguns exemplos.
A Opel dá continuidade à sua estratégia de liderança em matéria de iluminação e equipa o Grandland X com faróis dianteiros adaptativos AFL de LED. E no capítulo da dinâmica de ‘chassis’, o novo modelo oferece controlo eletrónico de tração IntelliGrip, habilitando este SUV a enfrentar estradas mais difíceis e escorregadias, com neve, lama, ou areia solta.
No capítulo do conforto sobressaem equipamentos como os bancos ergonómicos com o selo de certificação da associação alemã AGR, volante com aquecimento e bancos dianteiros e traseiros aquecidos. A tampa da bagageira abre e fecha eletricamente, com um simples movimento do pé sob o para-choques.
E todos os ocupantes do Grandland X podem estar seguros de manter total conectividade digital com o exterior através dos sistemas de informação e entretenimento IntelliLink, compatíveis com as mais recentes gerações Android Auto e Apple CarPlay, e do sistema Opel OnStar, que inclui um potente ‘hotspot’ Wi-Fi[1] e novos serviços como a reserva de hotéis[2] e a procura de estacionamento[3].
O Grandland X é o terceiro elemento da família “X” da Opel e perfila-se como um forte concorrente a ter em conta num segmento de mercado em expansão. Na categoria dos automóveis compactos na Europa, a quota de SUV aumentou de sete por cento no ano de 2010 para quase 20 por cento na atualidade. O Grandland X vem alargar a já de si vasta oferta da Opel em ‘compactos’.
Opel Insignia GSi: dinâmica de referência
Incisivo, mais preciso e ainda mais eficiente. O novo Insignia GSi – em ambas as variantes berlina e ‘station wagon’ – é um modelo para quem aprecia algo de especial, um automóvel para ser conduzido por condutores exigentes.
O ‘chassis’ e os respetivos componentes recebem uma afinação orientada para a dinâmica. A suspensão FlexRide com controlo eletrónico responde em frações de segundo para ajustar a pressão de amortecimento em função do tipo de condução e da configuração da estrada. A aderência ao piso recebe o contributo dos novos pneus Michelin Pilot Sport 4S montados em jantes de 20 polegadas.
A tração integral possui vetorização de binário e é inédita neste segmento. Graças a este avançado sistema, o Insignia GSi é ainda mais preciso nas reações aos movimentos da direção e do acelerador, garantindo máxima estabilidade e índices de tração exemplares. A nova caixa automática de oito velocidades pode ser comandada manualmente, na alavanca e em patilhas colocadas no volante.
O comportamento dinâmico referencial do novo Insignia também se deve ao reduzido peso do automóvel, ao baixo centro de gravidade e ao potente motor 2.0 Turbo.
No conjunto, destaca-se sempre a harmoniosa articulação entre todos os componentes, favorecida por uma excelente relação peso-potência. E isso é igualmente patente no cronómetro. «O novo Insignia GSi é manifestamente mais rápido numa volta ao Nürburgring Nordschleife do que o Insignia OPC da anterior geração, que era mais potente», sublinha o Diretor da área de Performance Cars e Motorsport da Opel, Volker Strycek, que orientou os testes. Uma das razões para tal é o facto de a nova berlina GSi pesar menos 160 quilogramas do que o comparável Insignia OPC 2.8 V6 Turbo.
Um desempenho deste nível merece um estilo exterior a condizer, denunciado pelas grandes entradas de ar dianteiras, pelo discreto ‘spoiler’ traseiro e pelas jantes de 20 polegadas. No habitáculo distinguem-se componentes específicos como os bancos tipo ‘bacquet’ com certificação ergonómica AGR e o volante de pega melhorada, entre vários outros detalhes.
Opel Insignia Country Tourer: estilo aventureiro
O novo Opel Insignia Country Tourer fecha o ciclo de novidades de Frankfurt ligadas à gama do modelo alemão. Trata-se de mais uma variante de topo, que atrai pelas aplicações de carroçaria associadas a uma utilização “fora de estrada”, como as proteções de plástico inferiores à frente e atrás, bem como as molduras dos arcos das rodas e as proteções das embaladeiras.
Para poder estar mais à vontade em estradões de terra, a ‘station’ Country Tourer possui suspensão elevada em 20 mm por comparação com a Insignia Sports Tourer. Igualmente determinante é o sistema de tração integral com vetorização de binário Twinster e a configuração da nova suspensão traseira com cinco ligações.
O novo Insignia Country Tourer é, acima de tudo, uma ‘station wagon’ extremamente prática, dotada de muito equipamento sofisticado de conforto e de apoio à condução. Exemplos são a abertura e fecho do portão traseiro com sensor de pé e o sistema de faróis adaptativos IntelliLux de matriz de LED, para citar apenas dois de uma lista muito longa.
Opel Exclusive: absolutamente único
Na sequência do anúncio feito pela Opel no Salão de Genebra, na primavera, o Salão de Frankfurt será palco da apresentação do primeiro Insignia com configuração Opel Exclusive. Atualmente, os clientes Insignia podem selecionar uma de 15 cores especiais além da gama de base. Nos próximos meses, o conceito de personalização passará a oferecer um leque ilimitado de opções, que pode ir desde a cor dos olhos de alguém até à cor exata de um modelo clássico guardado na garagem.
Tudo poderá servir de amostra para chegar à cor exclusiva pretendida pelo cliente. Paralelamente, o programa Opel Exclusive disponibiliza um ‘pack’ especial High Gloss Black, com aplicações em preto brilhante que substituem os cromados da versão ‘normal’, nomeadamente a barra da grelha dianteira, frisos das janelas, e os espelhos retrovisores exteriores. A linha especial inclui ainda jantes em liga leve de desenho específico. No âmbito do mesmo programa, em breve a Opel acrescentará várias opções de forros em couro para bancos e variados elementos de decoração para o habitáculo.
Opel Vívaro Tour: conforto nos negócios ou em férias
A Opel divulga também em Frankfurt novas versões da variante de passageiros do modelo Vívaro, com as quais pretende inaugurar um novo capítulo na carreira do multifacetado e popular furgão.
Essas novas versões distinguem-se com equipamento de nível superior, similar ao de um automóvel de passageiros, bem como a configuração variável dos bancos. No Vívaro Tourer a prioridade foi dada ao parâmetro “conforto”, procurando recriar o ambiente de uma sala onde não falta nem o requinte nem a versatilidade.
Os bancos da segunda fila podem ser rodados em 180 graus e reclinados. Ao centro existe uma mesa rebatível que se instala sem dificuldade. A ligação de computadores e outros dispositivos faz-se através de tomadas de corrente de 220 Volt e portas USB. O habitáculo possui iluminação de tejadilho em LED e os vidros são escurecidos.
Todos os novos modelos serão apresentados pelo CEO da Opel, Michael Lohscheller, na conferência de imprensa que a marca realiza no seu ‘stand’ no dia 12 de setembro às 9:10 horas, a qual terá transmissão em direto via-Internet.
«A nossa nova assinatura “O futuro é de todos” constitui uma promessa e uma obrigação, que estão refletidas em nós e nos nossos produtos. As estreias mundiais que apresentamos no salão demonstram a forma como estamos a difundir tecnologias inovadoras em automóveis elegantes e práticos, tornando-as acessíveis a um número cada vez maior de pessoas. Com modelos como o novo Grandland X entramos em novos segmentos de mercado e passamos a oferecer maior escolha do que nunca», explica o CEO da Opel, Michael Lohscheller.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários