Os veículos elétricos que estão na agenda para 2018
Por muito que se possa ser reticente, é inegável que o futuro do setor automóvel passa pelos veículos elétricos. Uma transição que tem início nos veículos híbridos, avançando para os híbridos plug-in até aos totalmente elétricos. Não é forçoso que todas as marcas sigam esta linha, mas esta é uma tendência de evolução gradual e natural, no processo de desenvolvimento de novos produtos, que começam a ser cada vez mais a realidade do presente.
Neste sentido, a aposta das marcas em modelos totalmente elétricos é cada vez maior e ano após ano o investimento neste setor de mercado tem aumentado. Prova disso é que são cada vez mais os modelos que estão na agenda das marcas. Num olhar sobre o próximo ano, conheça quais os veículos elétricos que irão chegar ao mercado (sejam eles totalmente novos ou apenas atualizações), percorrendo a galeria acima ou vendo os tópicos abaixo.
André Duarte
BMW i3
O modelo da marca alemã irá ser alvo de um restyling, com a maior alteração visual a surgir no pára-choques. A bateria, atualmente de 90Ah, passará para os 104 Ah, o que irá garantir uma autonomia na casa dos 400 km. Os atuais 170 cv poderão subir para os 185 cv. Mas certezas, só mesmo no Salão de Frankfurt, em setembro próximo, altura em que se espera ser apresentado ao Mundo.
Hyundai Kauai EV
A marca sul-coreana não perde tempo e depois de apresentar o Kauai em junho deste ano, tem em agenda uma versão elétrica já para 2018. Apesar de escassearem as informações, tudo aponta para que este venha com baterias que garantam uma autonomia anunciada até cerca de 390 km, garantidos por uma bateria de 50 kWh.
Honda Clarity EV
Equipado com uma bateria de 25,5 kWh, terá uma potência de 161 cv e um binário máximo de 300 Nm. Quanto à autonomia, as primeiras informações apontavam para cerca de 130 km.
Nissan Leaf
A segunda geração será lançada em setembro próximo, chegando ao mercado em 2018. Esteticamente prevê-se que reflita a imagem do concept IDS de 2015. Quanto à sua autonomia, é uma das grandes incógnitas do momento. Certo é que virá com a tecnologia e-Pedal.
Opel Ampera-e
Começou a ser comercializado na Noruega, no final de 2016, naquele que é o maior mercado europeu de veículos elétricos, mas a Portugal só chegará no próximo ano. A autonomia anunciada é de 520 km, o binário máximo de 360 Nm e a potência cifra-se nos 204 cv. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 150 km/h.
Tesla Model 3
Aquele que é o primeiro modelo compacto da marca terá na versão de entrada uma proposta que garante cerca de 350 km de autonomia e outra com uns mais expressivos 500 km. Dos 0 aos 100 km/h espera-se que faça menos de seis segundos, enquanto a velocidade máxima se cifra nos 209 km/h Os preços, em Portugal, deverão cifrar-se na casa dos 40 mil euros para a versão de entrada.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários