Porsche 911 R vs Nissan GT-R: ‘conflito de gerações’
Os Porsche 911R e Nissan GT-R são uma montra de potência, tecnologia e, em resumo, alta performance. Porém, e apesar de certamente ambos deixarem um sorriso estampado na cara de todos os que neles habitem e experienciem a vida a bordo, principalmente ao volante, há grandes diferenças a separá-los.
O 911 R é um modelo moderno, mas com características que nos apelam à nostalgia e ao passado. O principal destaque vai para a sua caixa manual de seis velocidades. Quase que faz levantar a pergunta: Ainda se usa? Sim, e talvez depois de a experimentarem, em pleno século XXI, os amantes de condução desportiva e com um gosto mais ‘old school’, não quisessem outra coisa.
No fundo, é um modelo que nos oferece o essencial: bancos, volante, pedais e muito prazer de condução. Esqueçam o rádio e o ar condicionado, acessórios que não estão contemplados… nem precisam.
Já o Nissan GT-R é um exemplo de colocar no mundo real aquilo que de melhor o mundo virtual tem. É trazermos para a estrada modelos que também fazem furor nos jogos virtuais e que, na realidade, estão munidos de tecnologia a um ponto tal que o feeling que fica é outro… o da era moderna, um sabor a futuro e a tecnologia.
Independentemente dos gostos, este é um paralelismo em relação ao qual Alex Goy dá um belo parecer no vídeo que podem ver em baixo ou clicando AQUI.
Fonte: Carbuzz; Porsche; Nissan
André Duarte
FICHA TÉCNICA – Nissan GT-R 3.8 V6
Motor
Tipo – 4 válvulas por cilindro, V6, injeção direta, turbo, intercooler
Cilindrada (cm3) – 3.799
Diâmetro x curso (mm) – 95.5 x 88.4
Potência máxima (cv/rpm) – 565/6800
Taxa de compressão – 9,0: 1
Binário máximo (Nm/rpm) – 637/3300-5800
Transmissão e direção – Tração integral, caixa automática de dupla embraiagem de 6 velocidades; pinhão cremalheira, elétrica
Suspensão (fr/tr) – Multillink com molas helicoidais à frente e atrás
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s) – 2,8
Velocidade máxima (km/h) – 315
Consumos Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) – 8,8/17/11,8
Emissões de CO2 (g/km) – 275
Dimensões e pesos
Comp./largura/altura (mm) – 4710/1895/1370
Distância entre eixos (mm) – 2780
Largura de vias (fr/tr) (mm) – 1590/1600
Travões (fr/tr) – Discos ventilados/Discos ventilados
Peso (kg) – 1827
Capacidade da bagageira (l) – 315
Depósito de combustível (l) – 74
Pneus (fr/tr)– 255/40 R20 e 285/35 R20
FICHA TÉCNICA – Porsche 911R
Motor
Tipo – 4 válvulas por cilindro, 6 cilindros opostos, injeção direta, admissão variável
Cilindrada (cm3) – 3.996
Diâmetro x curso (mm) – 95.5 x 88.4
Potência máxima (cv/rpm) – 500/8250
Taxa de compressão – 12,9: 1
Binário máximo (Nm/rpm) – 460/6250
Transmissão e direção – Tração traseira, caixa manual de 6 velocidades; pinhão cremalheira, elétrica
Suspensão (fr/tr) – Mcpherson à frente e Multillink atrás
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s) – 3,7
Velocidade máxima (km/h) – 323
Consumos Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) – 9,1/20,1/13,3
Emissões de CO2 (g/km) – 308
Dimensões e pesos
Comp./largura/altura (mm) – 4532/1978/1276
Distância entre eixos (mm) – 2457
Largura de vias (fr/tr) (mm) – 1551/1555
Travões (fr/tr) – Discos de cerâmica ventilados/Discos de cerâmica ventilados
Peso (kg) – 1445
Capacidade da bagageira (l) – 125
Depósito de combustível (l) – 64
Pneus (fr/tr)– 245/35 R20 e 305/30 R20
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários