Ford desvendou hoje a nova Transit Custom
A Ford desvendou hoje a nova Transit Custom, veículo comercial de 1 tonelada que se apresenta com um design arrojado, novos interiores e melhorias em termos de produtividade, adequando-se aos mais diversos negócios na Europa. Disponível para encomenda no final do corrente ano, a nova Transit Custom verá as suas primeiras entregas no início de 2018.
Equipada com o revolucionário motor diesel Ford EcoBlue de 2.0 litros, a Transit Custom foi redesenhada para oferecer um conjunto de significativos novos recursos e capacidades, incluindo uma nova variante ECOnetic, garante de eficiência de consumos com apenas 148 g/km de emissões de CO2.
Ostentando um novo e arrojado design frontal, com uma típica grelha Transit de três barras, este furgão Ford de 1 tonelada garante aos condutores o ambiente ideal de um escritório móvel, integrado numa cabina completamente nova, disponibilizando o melhor em termos de espaço, maior conforto e ergonomia e uma conectividade facilitada através das opções SYNC 3 ou MyFord Dock. Outras novas tecnologias apresentam-se pela primeira vez em veículos comerciais, com especial destaque para o Limitador Inteligente de Velocidade.
“A Transit Custom tem registado um enorme sucesso desde que foi introduzida no mercado e esta nova versão volta a redefinir o tabuleiro do jogo,” afirmou Hans Schep, Director Geral, Veículos Comerciais, Ford da Europa. “Temos ouvido atentamente os nossos clientes e damos-lhes agora um furgão de 1 tonelada ainda mais elegante e mais produtivo, recheado de características inteligentes.”
A nova geração Transit Custom define o cenário para as próximas e importantes inovações para veículos comerciais da Ford, com a introdução dos derivativos híbridos plug-in (PHEV) de emissões zero, agendados para 2019. A Transit Custom PHEV iniciará os testes com clientes frotistas, em Londres, no final do corrente ano.
Chegada ao mercado no final de 2012, a Transit Custom rapidamente se estabeleceu como o veículo comercial Ford mais vendido na Europa, com as vendas a crescer para 118.000 unidades em 2016, num aumento de 15 por cento face aos registos do ano anterior.
A Transit Custom foi o primeiro modelo disponível no mercado da entretanto expandida gama Ford Transit, juntando-se-lhe, mais tarde, a Transit Courier, a Transit Connect e os derivativos Transit. O modelo mostrou-se num impulsionador essencial no seio da Ford, levando a companhia a tornar-se na marca de veículos comerciais n º 1 da Europa em 2015, posição de liderança que tem mantido desde então.
Motor Ford EcoBlue e nova variante ECOnetic
A nova Transit Custom é alimentada pelo avançado motor diesel Ford EcoBlue, bloco que foi introduzido na gama em 2016, estando disponível com um leque de potências de 105, 130 e 170 cv, num novo motor que proporciona uma significativa redução dos custos de exploração e desempenho, em comparação com o anterior bloco diesel de 2,2 litros. Em simultâneo, a sua eficiência nos consumos viu-se melhorada em 13 por cento e conta com um binário no topo da faixa de rotações reforçado em 20 por cento.
Para os clientes que buscam o máximo em termos de produtividade e economia, o modelo actualizado oferece uma nova variante ECOnetic, de apenas 148 g/km de emissões de CO2 e uma média de consumos na ordem dos 5,7 l/100 km, numa melhoria de 6 por cento face ao veículo mais eficiente do presente.
Disponível para a Série 300 do furgão de chassis de distância entre eixos curta, o motor ECOnetic conta com 105 cv com uma única calibração e Auto-Stop-Start, pneus de baixa resistência, um inovador sistema de Controlo de Aceleração da Ford e um limitador de velocidade fixa aos 100 km/h.
A nova Transit Custom continua a proporcionar aos operadores de veículos comerciais a mesma e vasta amplitude de recursos, numa linha de veículos que inclui duas alturas de tejadilho, duas opções de distância entre eixos, um intervalo de pesos brutos de 2,6 a 3,4 toneladas e uma capacidade de carga até aos 1450 kg, nas configurações van, kombi e van de cabina dupla.
O novo modelo mantém a reputação Transit no que se refere à capacidade carga líder da sua classe, com características inovadoras do espaço de carga tais como a abertura para peças de maior comprimento, através de uma escotilha na divisória, mais a prateleira integrada no tecto, a qual pode ser fechada sempre que não seja necessária a sua utilização.
Estilo dinâmico e cabina para escritório móvel
A nova Transit Custom conta com uma nova secção frontal, dinâmica e profissional, partilhando o mesmo ADN dos modelos de passageiros mais recentes da Ford, integrando uma grelha trapezoidal elevada e ópticas dinâmicas e esguias. Estão disponíveis as mais recentes tecnologias de iluminação, com os modelos com níveis de equipamento mais elevados a ostentarem a nova e distintiva assinatura de luzes diurnas de LED e os poderosos faróis de Xenon HID.
O interior da cabina é completamente novo, com um painel de instrumentos com base na nova filosofia de design de interiores da Ford – estreada no novo Fiesta – que oferece um desenho atraente, centrado no utilizador, influenciado pela interacção do utilizador com os dispositivos e tablets inteligentes.
Assente em elementos de design horizontal marcantes que enfatizam a largura da cabina, o novo painel de instrumento integra materiais atraentes e resistentes, complementados por detalhes práticos, projectados para os condutores que utilizam a cabina como um escritório móvel, durante o longo tempo de trabalho que passam no interior dos seus veículos.
O novo design permite oferecer espaços de arrumação referenciais na classe, com um total de até 25 litros de espaços só no painel de instrumentos, integrando-se na sua superfície três práticos compartimentos superiores, para arrumação de pequenas pastas ou dispositivos móveis, bem como um generoso porta-luvas, capaz de armazenar dossiers A4 no compartimento inferior, fechado.
Outras características novas e práticas incluem um suporte para copo desdobrável debaixo da alavanca de velocidades, junto com o porta-copos e porta-garrafas de 2 litros em cada extremidade do painel de instrumentos. Os painéis das portas também foram completamente redesenhados para uma melhorada arrumação e utilização, estando dotados de três espaços de arrumação grandes e uma prática pega integrada na guarnição das portas.
No que se refere ao condutor, todos os novos ecrãs e controlos foram projectados para garantir uma maior ergonomia e facilidade de utilização, sendo que os modelos de topo integram um ecrã táctil flutuante de 8 polegadas, a cores, numa inspiração do tipo tablet, associado ao sistema de comunicações e entretenimento SYNC 3 da Ford, que pode ser operado através de toques ou gestos de arrasto.
O sistema Ford SYNC 3 permite aos condutores da Transit Custom controlar o áudio, a navegação e os smartphones contectados recorrendo a simples comandos vocais de conversação. Basta que carreguem num botão e digam “Preciso de combustível”, “Preciso de um café” ou “Encontrar uma morada” e os condutores poderão localizar os postos de combustível, cafés mais próximos, bem como os seus destinos seguintes. O sistema é compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
Para veículos que não estejam equipados com monitores de 8 ou 4 polegadas, o sistema MyFord Dock no centro do painel de instrumentos oferece a localização ideal para que os condutores montem, armazenem e carreguem os seus smartphones, leitores de MP3 ou sistemas de navegação. Entradas USB e de energia de 12 volts estão localizadas na zona de arrumação superior à frente do condutor, ao lado da alavanca de velocidades, para facilitar o carregamento de dispositivos.
O conforto diário é reforçado por bancos de novo desenho e pela adopção de estofos em espuma e geometria optimizada da estrutura, enquanto os materiais foram completamente renovados em toda a cabina, colocando-se o foco na qualidade, durabilidade e aparência. Nele incluem-se os tecidos usados, os quais foram submetidos aos mais exigentes testes da Ford alguma vez realizados.
Tecnologias avançadas e sistemas de apoio ao condutor
A nova Transit Custom integra um conjunto de avançadas características de ajuda à condução, sendo o primeiro veículo comercial a oferecer a função Limitador Inteligente de Velocidade, que possibilita o ajuste automático da velocidade máxima do veículo para que este se mantenha dentro dos limites legais, utilizando o sistema Reconhecimento de Sinais de Trânsito para detecção dos sinais de limite de velocidade.
O novo modelo também está equipado com o Sistema de Informação de Ângulo Morto com Alerta de Trânsito Cruzado, que alerta os condutores de veículos ou peões que possam passar e/ou cruzar-se atrás da Transit Custom, nas saídas em marcha-atrás de um estacionamento.
Estas novas funcionalidades juntam-se ao amplo leque de tecnologias já disponíveis na Transit Custom, nelas incluindo-se o sistema de travagem de emergência Assistência de Pré-Colisão com Detecção de Peões, Alerta de Mudança de Faixa, Estabilização ao Vento Lateral e Controlo de Velocidade Adaptativo.
A especificação mais recente também abrange a suave e responsiva transmissão automática SelectShift de 6 velocidades e um sistema de suspensão traseira a ar, exclusivo no segmento, para modelos Kombi M1, proporcionando rolagens suaves e controladas numa ampla faixa de condições de carga.
Os clientes podem ainda especificar um novo Módulo de Interface Upfitter, que permite conversões posteriores, bem como de acessórios, para acesso a dados dos sistemas eléctricos do veículo, permitindo que estes possam ser operados e controlados com maior eficiência, usando dados do veículo em tempo real.
Série Sport no topo da gama com um novo visual
A nova Transit Custom tem como variante de topo o dinâmico bloco de 170 cv da série Sport, disponível com uma ampla gama de 8 carroçarias e opções de bancos, incluindo variantes van, kombi e van de cabina dupla, em versões de distância entre eixos longa e curta.
As duplas listas no capot, uma assinatura desportiva, e o kit exterior de carroçaria foram redesenhados neste novo modelo, incluindo a disponibilidade de listas a duas cores, conjugando-se o preto com um tom laranja ou prateado. O estilo desportivo prolonga-se para a cabina, com recurso a couro parcial Ebony nos estofos, combinando com os detalhes de alto-relevo nos novos tecidos e inserções em couro.
0 comentários