Audi A5 Cabriolet 2.0 TDI – Ensaio
Audi A5 Cabriolet 2.0 TDI 190cv Stronic
Francisco Mendes ([email protected])
O Puro prazer do Verão
Puro engano pensar que os Cabriolet são opção apenas de Verão, mas este novo A5 da Audi é verdadeiramente sedutor.
Longe vão os tempos em que pensar num Cabriolet era sinonimo de verão, agora é um carro que podemos utilizar todo o ano, mas que continua a ganhar mais brilho na época estival.
É o caso do novo Audi A5 2.0, que num olhar atento rapidamente descobrimos que a marca germânica esmerou-se, como sempre, para produzir um A5 totalmente novo.
Se não acredita esteja atento ao que lhe vamos escrever nestas linhas e numa próxima visita a um concessionário da Audi, espreite com atenção este A5 Cabrio.
A secção dianteira ostenta uma grelha Singleframe mais plana e ampla, enquanto a luminosa está a cargo dos faróis LED e Matrix LED com sinais de mudança de direção dinâmicos (opcionais), surgindo na traseira farolins em LED tridimensionais e a luz de travagem, montada no extremo da tampa da bagageira.
Ora esta nova geração do A5 Cabriolet surge com maior distância entre eixos e extremidades curtas da carroçaria de forma a salientar as suas linhas mais desportivas.
Desta forma esta nova proposta da Audi conta com um comprimento de 4,673 metros, ou seja 47 mm mais comprido do que o seu irmão mais velho, ao mesmo tempo que a distância entre eixos aumentou 14 mm.
Apesar deste aumento das dimensões, o modelo germânico não perdeu capacidades dinâmicas, reclamando mesmo a Audi um aumento de 40% na rigidez torcional e uma redução de peso de até 40kg, consoante o modelo.
No caso da versão testada, o A5 Cabriolet 2.0 TDI de 190 cv, com tração dianteira e transmissão S tronic o seu peso é de 1690 kg.
Com o aumento entre eixos, ganhamos mais espaço para o condutor e passageiros e se na frente se conquistou algo como 26 cm de espaço, atrás, dois passageiros vão mais confortáveis já que o espaço para as pernas cresceu em 18mm.
Não pense contudo em colocar três adultos atrás porque não vai permitir uma viagem confortável ao que se sentar a meio. Dois são a conta certa e nada mais.
Quanto ao espaço para bagagem, esta tem a vantagem de poder ser aberta automaticamente de forma a facilitar o acesso. Para isso basta carregar no botão colocado na do controlo remoto ou, na porta do condutor.
Mas vamos aos números: Com a capota colocada, o compartimento de bagagem tem um volume de 380 litros, que recua para 320 litros se recolhermos a capota.
A capota deste Audi é facilmente Facilmente accionável através de um botão, demorando 15 segundos para abrir e 18 segundos para fechar. Estas operações com a capota podem ser realizadas a velocidades até aos 50 km/h. Não se distraia!
O interior é bastante conforto, como sempre na Audi, dotado de um elevado conjunto de tecnologia onde sobressai os microfones incorporados nos cintos de segurança para facilitar a utilização de comandos vocais.
Mantendo a configuração já conhecida da nova gama A5, o novo descapotável conta com o intuitivo infotainment acessível através de um ecrã do sistema de navegação com 8,3’’ e uma resolução de 1024 x 480 píxeis, que utiliza o sistema MMI navigation plus.
Para além disso conte com uma memória flash de 10 GB, bem como com dois leitores de cartão SD e uma entrada USB .
Mas de série para além dos microfones incorporados nos cintos de segurança, para facilitar o uso do sistema Bluetooth com a capota aberta, conte ainda como vários sistemas de segurança, como o cruise-control adaptativo, com função Stop&Go e assistente de trânsito (traffic jam assist), que facilita a condução em tráfego congestionado, ou mesmo o cross traffic assist rear que deteta se alguém se atravessa no caminho ao fazer marcha atrás, enquanto à frente, uma câmara reconhece os sinais de trânsito. A mesma câmara apoia ainda o Audi pre sense city.
Os comandos bem colocados são de fácil utilização. Mesmo a completa central de controlo MMI, na consola, que acaba por tornar-se bastante intuitiva.
Em matéria de motor, a versão testada a 2.0 TDI de 190cv com caixa Stronic de sete velocidades, revelou-se bastante agradável, permitindo ritmos rápidos.
A caixa é rápida e suave e se sentirmos vontade de uma condução mais dinâmica sempre podemos optar pelas patilhas montadas no volante que permitem a troca de velocidade sem quebras na força do motor. Uma pura diversão!
Ou seja, este A5 Cabriolet, combina o melhor da elegância com a liberdade de quem gosta de viajar com ao ritmo do sol.
Mais – Conforto/Personalidade/Segurança.
Menos – Acesso aos bancos traseiros.
FICHA TÉCNICA
Motor – 4 cil. em linha, turbo, diesel
Potência – 190 cv/4200 RPM
Binário – 400 Nm/3000rpm
Transmissão – Dianteira
Caixa – Automática 7 vel.
Suspensão – Independente Multi-Link com molas helicoidais à frente e atrás
Travagem – Discos ventilados à frente e Discos atrás
Vel. máxima – 232 km/h
Aceleração – 8,3 s (0-100 km/h)
Consumo – Médio 4,5 l/100 km, AutoSport 6,2 l/100 km
Emissões – 118 g/km CO2
Peso – 1690 Kgs
Mala – 380L
Depósito – 40L
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