Citroën C3 1.6 HDI – Ensaio

By on 20 Junho, 2017

CITROËN C3 1.6 BlueHDI 75

Texto: Alexandre Melo [email protected]

Proposta Arrojada

Citadino cheio de estilo e funcionalidades, a terceira geração do Citroën C3 representa um murro na mesa do construtor francês em busca de novos horizontes, leia-se, aposta em novos mercados.

Ao longo dos anos a Citroën sempre foi uma marca que pautou a sua diferença pelas soluções tecnológicas ou não fosse o seu ‘jingle’ de assinatura ‘Citroën, Creative Technologie’. Para além dessa prerrogativa se manter inalterada os responsáveis da insígnia francesa viraram agora agulhas para a revolução no campo da imagem, que pode ser tão exclusiva quanto o cliente quiser.

É possível escolher-se o desenho das jantes, cores diferentes para a carroçaria e tejadilho. O mesmo acontece com as combinações de cores para o interior. Para além de toda esta variedade de opções no cardápio em termos visuais, o novo C3 destaca-se pela incorporação dos airbumps – as protecções laterais da carroçaria estreadas no Cactus – que, sendo funcionais, também dão ao C3 um estilo muito próprio.

Relativamente à condução, tivemos a oportunidade, na versão ensaiada, de rodar com um dos motores menos potentes da gama C3, o 1.6 BlueHdi Diesel de 75 cv, mas que mesmo assim não defrauda as expectativas. Ligado a uma caixa manual de cinco velocidades consegue ter prestações bastante interessantes, aliado a um bom trabalho feito ao nível da insonorização. A condução é divertida e fácil, mesmo a velocidades mais elevadas, enquanto a capacidade de travagem também está num bom nível, graças ao baixo peso do conjunto.

No habitáculo o conforto e espaço são uma realidade pelo que transportar toda a família não é um problema neste novo C3. Contudo, para além destes aspectos sempre fundamentais, este automóvel tem na sua conectividade uma interessante ‘arma’ competitiva.

Ao centro do tablier surge o ecrã tátil de 7 polegadas, sendo aqui que temos o controlo sobre quase todas as funções, seja a climatização, a navegação, o telefone ou o rádio. A bordo do novo C3, contamos também com o sistema CarPlay e Android Auto, o que torna tudo ainda mais conectado. E por falar em conectividade, é importante referir a ConnectedCam. Esta câmara de alta definição encontra-se posicionada logo abaixo do espelho retrovisor e tem duas tarefas: a primeira, de segurança – em caso de acidente grava os 30 segundos antes do impacto e os 90 segundos após o mesmo; a segunda está mais relacionada com os novas tendências, ou seja, com um simples toque no botão pode-se gravar ou fotografar algo que se queira partilhar nas redes sociais.

Mas os elementos tecnológicos não terminam por aqui. A navegação 3D pode ser controlada por voz, a câmara de visão traseira torna as manobras apertadas mais fáceis de executar, enquanto o alerta de transposição de faixa, o reconhecimento de sinais e a vigilância de ângulos mortos tornam a condução mais segura. Quanto à comercialização, o novo Citroën C3 tem como preço base 13.008€, sendo que no mercado estão disponíveis três níveis de equipamento: Feel, Live e Shine aos quais se junta ainda a motorização a gasolina, PureTech.

MAIS – Conectividade e condução.

MENOS – Plásticos no interior.

 

FICHA TÉCNICA

Motor – 5 cilindros em linha, inj. direta, Diesel

Cilindrada – 1560 cm3

Transmissão – Dianteira

Cx Vel – 5 vel. manual

Potência – 75 cv

Binário – 233 Nm/1750 rpm

Vel máx – 169 km/h

Aceleração – 13,8 s (0-100 km/h)

Consumo – Médio 3,6 l/100 km, AutoSport 5,2 l/100 km

Suspensão dianteira – Tipo McPherson

Suspensão traseira – Eixo de torção

Travões dianteiros – Discos ventilados

Travões traseiros – Tambores

Peso – 1161 kg

Depósito – 42 l

Mala – 300 l

Emissões – 93 g/km CO2