Peugeot 3008 1.2 130 CV – Ensaio
PEUGEOT 3008 ALLURE 1.2 PURETECH 130 CV
Texto: André Duarte ([email protected])
Aposta ganha
Depois de já termos ensaiado a versão 1.6 BlueHDI EAT6 de 120 cv do 3008, foi com curiosidade que caminhámos para o modelo equipado com o pequeno motor três cilindros a gasolina 1.2 litros PureTech de 130 cv e caixa manual de 6 velocidades. Na aparência, o mesmo carro, na prática, venham connosco descobrir.
A estética do 3008 é transversal a toda a gama: as linhas compactas e ao mesmo tempo imponentes, a grelha dianteira que lhe atribui personalidade, os grupos óticos que lhe dão um cunho aguerrido, em forma de garras na traseira. A moldura é sempre cativante, mas neste caso o quadro ostenta outras cores. Devidamente acomodados num interior caracterizado pelo icockpit da marca, demos à chave e seguimos a marcha.
Um gosto ao volante
Os tempos hoje são outros e é um regalo ver um conceito que outrora seria uma junção de contrários. Um robusto visual propulsionado por um pequeno bloco que move sem esforço os 1250 kg de peso. A caixa, de escalonamento a rigor, permite-nos viajar pelas 6 relações com eficácia. Se o 3008 com caixa EAT6 e 120 cv já tinha sido um sincero agrado, esta versão de caixa manual e motor a gasolina eleva para outro patamar o nível de prazer deste felino aventureiro.
A entrega de potência é constante e linear desde baixas rotações, mantendo uma constância ao longo das várias passagens de caixa. A solicitações mais decididas no pedal do acelerador, o 3008 atende-nos de imediato, a pontos que das 4000 rpm até ao corte, às 6000 rpm, há um crescente e subtil ralhar do motor, acompanhado pela velocidade, que nos abre um sorriso de surpresa e satisfação no rosto.
O chassis permite-nos fluir com grande maneabilidade de curva para curva, contribuindo para um comportamento dinâmico que nos proporciona uma condução aventureira a ritmos mais elevados e abordagens confiantes em estradas sinuosas, como se de um carro de menores dimensões se tratasse. A isto junta-se o amortecimento da suspensão, que agrada, e surpreende quando a experienciamos fora de estrada, salvaguardando sempre o conforto do corpo, mesmo em situações em que o piso se apresenta visivelmente degradado, com perturbações que nos fazem circular em 1ª e com cerimónias.
No nível de equipamento desta versão Allure destacam-se: ajuda ao estacionamento dianteiro; Pack iluminação ambiente; retrovisores exteriores rebatíveis eletricamente e iluminação de acolhimento LED, com indexação de marcha-atrás; regulação lombar do banco do condutor; banco do passageiro rebatível formando uma mesa; e Connect Nav3. Tudo isto por 32.680€.
MAIS – Imagem exterior e interior, condução e conforto.
MENOS – Espaço nos bancos dianteiros.
FICHA TÉCNICA
Motor – 3 cil. em linha, injeção direta, turbo, intercooler
Cilindrada – 1199 cm3
Transmissão – Dianteira
Cx Vel – 6 vel. manual
Potência – 130 cv
Binário – 230 Nm/1750 rpm
Vel máx – 188 km/h
Aceleração – 10,8 s (0-100 km/h)
Consumo – Médio 5,11 l/100 km, AutoSport 5,8 l/100 km
Suspensão dianteira – Tipo McPherson com molas helicoidais
Suspensão traseira – Eixo de torção com molas helicoidais
Travões dianteiros – Discos ventilados
Travões traseiros – Discos
Peso – 1250 kg
Depósito – 53 l
Mala – 520 l (1482 l com bancos rebatidos)
Emissões – 117 g/km CO2
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