BMW 325D GT – Ensaio

By on 16 Junho, 2017

BMW 325D GT

Texto: Alexandre Melo ([email protected])

Elevar a Fasquia

Equipado com um novo motor Diesel de 224 cv, o BMW 325d Gran Turismo não esconde o objetivo de prolongar o legado da bem sucedida gama Série 3, uma das mais icónicas do construtor alemão.

Se pedir a alguém para dizer o nome de um automóvel desportivo e ao mesmo tempo prático e luxuoso muito provavelmente a resposta poderá terminar em BMW Série 3. Disponível numa grande variedade de versões, desde uma berlina de tração integral a uma carrinha desportiva, passando por um Gran Turismo, a BMW parece ter nesta gama ofertas para todos os gostos.

Neste ensaio tivemos a oportunidade de testar a versão 325d GT, que consegue combinar o aspeto e charme de um coupé com o caractér utilitário de uma carrinha, mas sem nunca perder a agilidade.

A grande novidade deste modelo é o novo motor Diesel de 224 cv. Desde os primeiros quilómetros ficamos logo com a perceção de que estamos na presença de um automóvel que à boa maneira germânica nunca nos vai deixar ficar mal. A disponibilidade de binário desde baixas rotações é uma mais valia em condução e após os primeiros quilómetros ao volante foi possível sentir toda a força deste bloco, que se mantém a velocidades mais elevadas e transmite prazer de condução. O facto de ir dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,4 segundos ajuda a explicar muita coisa.

Após alguns dias a desbravar caminho com o BMW 325d GT é notória a sensação de que parece ter sempre algo mais para dar. Como é habitual no construtor bávaro, para diferentes necessidades existem diferentes modos de condução. Neste modelo não é diferente. O modo Comfort (o modo standard sempre que se coloca o automóvel a funcionar); Eco Pro (para uma condução mais económica); Sport e Sport + (como o próprio nome indica, ambos para uma condução mais desportiva). Estes dois últimos podem ser a escolha de eleição quando o condutor roda sozinho e pretende ‘espremer’ ao máximo todo o potencial do novo motor de 224 cv. Os restantes modos são a preferência para viagens em família ou no próprio dia a dia em ambiente urbano. Mesmo nestes, em casa de necessidade de ultrapassagem, a resposta nunca desilude.

Ao ‘lado’ está a também já tadicional transmissão desportiva Steptronic com oito velocidades bem escalonadas. No entanto, se for desejo do condutor pode mudar de velocidade manualmente em qualquer altura através do sistema de patilhas incorporado no volante.

Marcar a Diferença

Ao nível do interior este é marcado pela elevada qualidade dos materiais e acabamentos pelo que bem se pode dizer que o BMW 325d GT ‘transpira’ luxo. Pormenores como o volante em pele, uma ‘oferta’ do opcional kit desportivo M com que a versão de ensaio vinha equipada, bem como os bancos dianteiros desportivos, dão um toque mais especial ao automóvel bávaro e ajudam a consolidar a sensação de requinte anteriormente  referida. O muito espaço e conforto permitem sem qualquer problema transportar toda a família.

A bagageira apresenta 520 litros de capacidade, espaço que pode ser dilatado com o rebatimento dos bancos traseiros. Ainda a sublinhar a existência de um utilitário piso inferior, que permite transportar mais carga caso seja necessário. No fundo, um modelo que permite várias utilizações e que nunca compromete em nenhuma delas. O BMW 325d GT tem como preço base 53.730 €, mas com os opcionais todos, incluídos na versão de ensaio, o valor sobe até aos 75.370 €

MAIS – Motor, espaço e conforto.

MENOS – Direcção em modo sport +.

 

FICHA TÉCNICA

Motor – 4 cil. turbo, inj. direta

Cilindrada – 1995 cm3

Transmissão – Traseira

Cx Vel – 8 vel. automática

Potência – 224 cv

Binário – 450 Nm/1500-3000

Vel máx – 240 km/h

Aceleração – 6,4 s (0-100 km/h)

Consumo – Médio 4,7 l/100 km, AutoSport 6,6 l/100 km

Suspensão dianteira – Tipo McPherson

Suspensão traseira – Eixo de torção

Travões dianteiros – Discos ventilados

Travões traseiros – Discos ventilados

Peso – 1705 kg

Depósito – 57 l

Mala – 520 l

Emissões – 124 g/km CO2

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 75370€

Preço da versão base (Euros): 53730€