Mercedes E 220d All Terrain 4Matic – Ensaio

By on 14 Junho, 2017

Texto: André Duarte

Para aqui e para ali

Há casos que emanam um elegante arrojo de linhas, permitindo chamar-nos a atenção em qualquer lugar ao primarem por uma simplicidade despreocupada que se revela tocante. O All Terrain preenche esse espaço…

O Mercedes E 220d All Terrain 4Matic é uma proposta que congrega vários conceitos num mesmo modelo. É uma carrinha familiar; garante conforto e comodidade aos passageiros; tem um laivo off road – evidenciado na frente, através das grelhas na dianteira e dos pára-choques com proteções inferiores em alumínio na dianteira e na traseira, tipicamente ao estilo off road e pelas proteções em plástico nas cavas das rodas em preto, que se estendem à traseira. Tudo junto, atribui-lhe um cunho de personalidade, a que se junta um motor perfeitamente capaz para as necessidades.

No interior, o habitáculo é espaçoso e brinda-nos com vários toques de luxuosidade e requinte, com particular destaque para os dois botões sensíveis ao toque no volante multifunções, que nos permitem controlar as funcionalidades com grande descontração, apesar de, naturalmente, os podermos estranhar ao início pela falta de hábito, mas ao fim de pouco tempo rapidamente interiorizamos a sua orgânica.

A sensação de agrado é tónica dominante, com particular destaque para a madeira de freixo do tablier com acabamento em alumínio (opcional por 250€), ainda que a qualidade de alguns plásticos, como na zona das portas, deixe algo a desejar num modelo deste patamar.

O espaço interior permite acomodar uma família sem quaisquer restrições e a bagageira, com 640 litros, segue o mesmo teor. Se parado já estamos evidentemente enlevados, como será o seu desempenho em estrada?… e fora dela.

Bons consumos

Em condução, seguimos devidamente acompanhados por um motor de 4 cilindros diesel com 190 cv, que disponibiliza um generoso binário máximo de 400 Nm entre 1600-2800 rpm. A tração integral está associada a uma caixa automática de 9 relações, que ajuda muito em matéria de consumos, proporcionando, com algum esforço de utilização, leia-se, de contenção no acelerador, e seguindo os limites legais, registos de 5,6 l/100 km, no modo Eco. No entanto, valores na casa dos 6l/6,5l são mais naturais numa condução quotidiana e despreocupada. Nada de alarmante quando seguimos com um modelo com perto de duas toneladas de peso.

Nos patamares da condução

O Mercedes E 220d All Terrain 4Matic oferece um leque de cinco modos de condução: Eco; Comfort; Sport; Individual; All-Terrain.

Dispensado aqui o já referido Eco, e sabendo que o Comfort garante, naturalmente, maior prazer, indicado principalmente em ritmo de passeio, e que o Individual nos dá a possibilidade de personalizar a gosto os parâmetros do modelo que nos demais modos estão estandardizados, centremo-nos no Sport e All Terrain.

No primeiro caso, é possível andar com vivacidade e torna-se engraçado o facto de nos fazer esquecer os seus 4947 mm de comprimento, parecendo termos em mãos um modelo mais comedido de tamanho. Nota de grande distinção é o comportamento dinâmico, com um trabalho exímio do chassis/suspensão, permitindo-nos abordar e sair de curva a velocidades francamente elevadas, com um movimento de massas, harmonioso, galante e cuidado. Se recorrermos às patilhas, em certos momentos, 9 relações parecem demais, mas, como no casos dos touchpads do volante, tudo é uma questão de hábito.

Na zona de ‘ninguém’

Após tudo isto, resta ainda experienciar a vivência final, o modo All Terrain. Nota para a suspensão pneumática Air Body Control que permite a carroçaria subir até um máximo de 35 mm, variando a altura ao solo entre os 12,1 cm e 15,6cm. No caso específico do modo All Terrain, este modelo foi dotado com uma opção que, quando selecionado este modo, a suspensão eleva-se de imediato em 2 cm em altura, numa ação que pode decorrer em andamento até um máximo de 35 km/h, tanto para subir como para descer, permitindo-nos incursões mais confiantes fora de estrada.

São também fornecidas informações ao condutor, como de aceleração e travagem, assim como a inclinação da carroçaria e ângulos de viragem das rodas, para que nada falta na experiência em terrenos em que o asfalto não toma parte. Resultado, o desempenho é eficaz, mas é na estabilidade e, principalmente, no conforto proporcionado, que mais surpreende, permitindo-nos rodar acima de 100 km/h com toda a tranquilidade, e superando perturbações expressivas sem problemas e sem desconforto.

Em suma, o Mercedes E 220d All Terrain 4Matic garante um compromisso de refinada qualidade, aliado a um charmoso pragmatismo, que permitirá seduzir toda a família… mesmo os mais céticos.

 

Preço base: 68.650€

Mais: Espaço; Conforto; Estabilidade; Motor

Menos: Qualidade de alguns plásticos no interior

Ficha técnica

Motor 4 cil. em linha, injeção direta, turbo, geometria variável, intercooler 1950 cc

Potência 194 cv/3800 rpm

Binário 400 Nm/1600-2800 rpm

Transmissão integral, caixa auto de 9 vel.

Suspensão Braços sobrepostos à frente e Multibraços atrás

Travagem DV/DV

Peso 1920 kg

Mala 640l

Depósito 66l

Vel. Máx. 231 km/h

Aceleração 0 aos 100 km/h 8s

Consumo médio 5,2 l/100 km

Consumo médio AutoSport 5,6 l/100 km

Emissões CO2 137 g/km