Jaguar adiciona versões “Black” aos XE e XF com o visual R-Dynamic
Qual o tipo de carro ideal para si: Familiares grandes – carrinha

Já é Possível Encomendar o Jaguar XF Sportbrake

By on 14 Junho, 2017

O novo XF Sportbrake representa o regresso da Jaguar ao segmento das carrinhas Premium com uma combinação atraente de design, dinâmica de condução e tecnologias avançadas que proporcionam, segundo a marca, um desempenho excecional.

Jaguar_XF-Sportbrake_Studio_Exterior_140617_01

O novo XF Sportbrake é uma amostra clara do ADN de design Jaguar: mantém as curvas distintivas da berlina na secção dianteira e incorpora uma atraente linha de tejadilho que o diferencia totalmente da concorrência. O seu perfil elegante projeta um dinamismo e sentido prático que transformam a quantidade de espaço disponível dentro do veículo.

O interior disponibiliza um habitáculo espaçoso, pleno de luz natural, graças ao tejadilho panorâmico integral de 1,6 m2. Os ocupantes dos bancos traseiros desfrutam de maior espaço para as pernas e melhorias na altura, com um espaço de carga muito prático com uma capacidade de até 565 litros de bagagem.

“Como ocorre com o XF Berlina, todas as linhas do Sportbrake têm um objetivo definido e, em última instância, formam um perfil de curvas atraentes. Este proporciona ao veículo uma sensação de velocidade e um design muito dinâmico. Creio que o resultado é um veículo com uma presença tão desportiva como a da berlina, ou até mais”. afirmou Ian Callum, Director of Design da Jaguar.

O novo XF Sportbrake baseia-se no sucesso da berlina e inclui todas as tecnologias avançadas de tração às quatro rodas e a arquitetura com elevado conteúdo de alumínio que tornou o modelo num veículo amplamente galardoado. Em complemento, a família de motores inovadores Ingenium da Jaguar Land Rover coloca à disposição do Sportbrake as últimas tecnologias do mundo automóvel.

A configuração da suspensão foi especificamente calibrada para cumprir as exigências dos familiares Premium para utilização no dia-a-dia. A estrutura robusta e leve proporciona à espaçosa carrinha o dinamismo característico da Jaguar: um carácter desportivo que disponibiliza uma condução ágil e capacidade de resposta dinâmica. A suspensão traseira pneumática autonivelante é incorporada de série para assegurar que o XF Sportbrake mantém a estabilidade, mesmo com a carga máxima.

O Sistema Dinâmico Configurável da Jaguar, disponível como opção, permite ao condutor ajustar com precisão a direção, a transmissão e o acelerador. Com o Sistema Dinâmico Adaptativo, o cliente pode também ajustar a configuração da suspensão para conseguir uma experiência de condução personalizada.

A Jaguar Land Rover desenvolveu funções avançadas de software como All Surface Progress Control (ASPC), Adaptive Surface Response (ASR) e Intelligent Driveline Dynamics (IDD), que proporcionam uma tração em condições de aderência reduzida e comportamento em curva equiparada ao nível da berlina.

Os clientes que procurem tranquilidade absoluta podem optar pela tração às quatro rodas e pelo sistema IDD da Jaguar, que elimina a subviragem e as intervenções eletrónicas que caracterizam a condução dinâmica nos modelos de tração integral. Como resultado, o XF Sportbrake com tração às quatro rodas mantém a sensação de tração traseira e a capacidade de resposta ágil da direção reconhecida dos veículos Jaguar.

O XF Sportbrake representa a continuação da liderança da Jaguar na construção de carroçarias com elevado conteúdo de alumínio, dado que o seu design é mais robusto e leve que o do seu antecessor. O modelo incorpora uma tampa da bagageira inovadora de um componente em polímero e pode proporcionar uma distribuição de peso quase total 50:50 entre o eixo dianteiro e traseiro, que serve de base para uma condução e eficiência excecionais.

HyperFocal: 0

O novo Sportbrake tem um comprimento de 4.955 mm, pelo que é 6 mm mais curto que o seu antecessor, mas a distância entre eixos foi aumentada em 51 mm para 2.960 mm. Esta otimiza o espaço traseiro para as pernas e o espaço de carga, e contribui para a qualidade de condução requintada do veículo. A resistência aerodinâmica excecional de 0,29 contribui para os valores reduzidos de emissões de CO2 (118 g/km).

A gama de motores avançados a gasolina e diesel de quatro e seis cilindros da Jaguar Land Rover disponibiliza a performance, eficiência e a capacidade de reboque que caracterizam os veículos Jaguar.

As opções começam com um motor diesel Ingenium com 163 CV, tração traseira e turbo compressor de geometria variável que disponibiliza uma sensação de condução verdadeiramente Jaguar, em complemento a uma eficiência excecional. Este motor avançado disponibiliza emissões de CO2 de apenas 118 g/km e um consumo de 4,5 litros / 100 km.

“O XF Sportbrake reflete tudo o que representa a nossa marca: o design e o dinamismo da Jaguar aliam-se para criar veículos que estimulam os sentidos e fomentam um estilo de vida ativo. O seu desempenho dinâmico, estilo atraente e tecnologias vanguardistas serão a carta de apresentação da condução, a paixão e a conforto da Jaguar para uma nova geração de condutores”, afirmou Steven de Ploey, Global Marketing Strategy and Planning Director da Jaguar.

O novo XF Sportbrake é a opção perfeita para os clientes com um estilo de vida ativo, dado que incorpora uma gama de novas características de requinte que maximizam a funcionalidade da carrinha Premium da Jaguar.

Nestas incluem-se a tecnologia de Assistência ao Reboque e a nova Activity Key da Jaguar, uma pulseira robusta utilizada para trancar o veículo e praticar desporto ou atividades ao ar livre sem risco de perder a chave principal. Os condutores podem também configurar a altura de abertura máxima da tampa da bagageira acionada por gestos para evitar danos em locais de altura reduzida, como garagens ou parques de estacionamento.

A filtragem e ionização do ar do habitáculo eliminam os agentes contaminadores que podem entrar no veículo, aumentando a saúde e o bem-estar. Pela sua parte, os controlos por gestos da tampa da bagageira e a cortina do tejadilho panorâmico em vidro são mais uma amostra do compromisso do XF Sportbrake com a requinte dos ocupantes do veículo.

É disponibilizado um conjunto completo de sistemas de segurança e de assistência ao condutor, entre os quais se destaca o Monitor da Condição do Condutor da Jaguar, que analisa diferentes ações do condutor para detetar sinais de sonolência e indicar que deve fazer uma pausa.

Jaguar_XF-Sportbrake_Studio_Exterior_140617_03

A nova gama XF Sportbrake inclui os seguintes modelos:

– XF Sportbrake Pure

– XF Sportbrake Prestige

– XF Sportbrake Portfolio

– XF Sportbrake R-Sport

– XF Sportbrake S

Em termos de motorizações, o novo modelo da Jaguar contará com 4 modelos Diesel e um a gasolina:

Diesel

– Motor diesel 2.0 de 163 CV; caixa manual e automática, tração traseira

– Motor diesel 2.0 de 180 CV; caixa automática; tração traseira e às quatro rodas

– Motor diesel 2.0 de 240 CV; caixa automática; tração traseira e às quatro rodas

– Motor diesel 3.0 V6 de 300 CV; caixa automática; tração traseira

Gasolina

– Motor a gasolina 2.0 de 250 CV; caixa automática; tração traseira

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)