Volvo XC60 D3 – Ensaio
VOLVO XC60 D3 DYNAMIC
Texto: Virgílio Machado ([email protected])
A idade é um posto
Com 90 anos de idade a Volvo sabe como ninguém produzir carros onde qualidade e conforto seguem o mesmo caminho.
Numa altura em que a concorrência aposta forte no segmento dos SUV Premium, a Volvo volta à carga com um modelo com provas dadas, antes mesmo de lançar o novo XC 60, agendado para este ano de 2017. A marca sueca não realizou grandes alterações estéticas para a conceção deste XC 60 D3 Dynamic, que tem como base o nível de equipamento da versão Momentum, ao qual acrescenta alguns elementos: vidros traseiros escurecidos; painel de instrumentos digital; estofos desportivos em couro com teto em preto; inserções decorativas em preto brilhante; pack versatility; barras de tejadilho cromadas; retrovisores exteriores em preto e jantes em liga leve de 18’’ de formato Leda Glossy Black. Contudo, o destaque desta versão vai mesmo para o novo bloco, sendo que na base da gama está a versão Diesel D3 Drive-E de 150 cv, com arquitetura de quatro cilindros com maior eficiência de utilização, que substitui o anterior bloco de cinco cilindros com 136 cv.
Com este novo motor, mais potente, é possível desfrutar desde cedo de um andamento vivo sem grande esforço e as recuperações são realizadas com grande facilidade com uma caixa automática que se mostra bastante suave. Interessante é a forma como este XC se despacha nas estradas mais sinuosas ou mesmo em mau estado, onde o sistema de vetorização de binário ‘Corner Traction Control’ melhora a dinâmica do XC60 em curva, tornando-o mais seguro e eficaz, enquanto a suspensão proporciona um comportamento e conforto ao nível do que nos habituou a marca sueca.
O interior deste Volvo XC 60 aposta naquilo que é a tónica dominante da marca, como a escolha de materiais de boa qualidade, onde tudo é pensado de forma a que a palavra de ordem combine o conforto com a segurança. Desta forma, a sensação de que estamos ao volante de um carro robusto e refinado, através dos seus acabamentos, é grande, e apesar do motor ser um diesel, o certo é que no interior deste XC60 o isolamento acústico impede qualquer barulho deste, proporcionando uma condução segura que mais parece a de uma berlina.
O espaço a bordo é perfeito para cinco passageiros e nem o banco do meio atrás se revela desconfortável, ou seja, um SUV que pensa no conforto da família seja qual for a viagem.
Para o condutor, a posição de condução é verdadeiramente de qualidade, permitindo uma grande visibilidade. No painel de instrumentos destaca-se o ecrã digital TFP que nos permite escolher entre três modos de utilização – Elegance, Eco e Performance – cada um deles com uma configuração distinta. Ou seja, aos comandos deste Volvo XC60 percebemos claramente que marca sueca joga sempre para ganhar num segmento onde a fasquia não pára de subir.
MAIS – Conforto, segurança e qualidade dos acabamentos.
MENOS – Câmara traseira (opcional).
FICHA TÉCNICA
Motor – 4 cil. em linha, Diesel
Cilindrada – 1969 cm3
Transmissão – Dianteira
Cx Vel – 8 vel. automática Geartronic
Potência – 150 cv/4250 rpm
Binário – 350 Nm/2500 rpm
Vel máx – 190 km/h
Aceleração – 10,0 s (0-100 km/h)
Consumo – Médio 4,7 l/100 km, AutoSport 6,2 l/100km
Suspensão dianteira – MacPherson com molas helicoidais
Suspensão traseira – Eixo de torção
Travões dianteiros – Discos ventilados
Travões traseiros – Discos ventilados
Peso – 1800 kg
Depósito – 70 l
Mala – 495 l
Emissões – 124 g/km CO2
0 comentários