As novidades da Citroën no Salão de Paris
Salão Automóvel Híbrido e Elétrico de 2024: Stellantis leva novidades

Citroen C4 Cactus renovado em outubro

By on 6 Junho, 2017

O Citroen C4 Cactus será alvo de um restyling em outubro, três anos depois do seu lançamento, e passará a chamar-se apenas C4, perdendo a denominação extra Cactus, garante o site l’Argus, da revista francesa l’Automobile. Chegará ao mercado ainda antes de terminado o ano.

citroen-c4-cactus-vue-ar-redimensionner

O novo modelo substituirá na gama Citroen o atual C4, que nos seus quase sete anos de vida nunca teve o sucesso esperado, naquele que é o segundo mais importante segmento do mercado europeu. De acordo com a sempre bem informada revista francesa, o atual C4 deixará de ser vendido a partir de 2018 e só em 2021 sairá uma terceira geração do modelo.

citroen-c4-2017-vue-ar-redimensionner

Os airbumps manter-se-ão nas laterais, embora em proporções mais discretas e mais baixos, e deixarão de existir à frente e na traseira, onde o resyling trará novos farolins, de maiores dimensões. As proteções plásticas dos aros das rodas serão também menos evidentes.

Na frente, o novo C4 terá um design alinhado com o dos últimos modelos da marca, como o C3 ou o C3 Aircross, com uma nova interpretação da grelha, que se prolongará até aos faróis.

citroen-c4-cactus-vue-av-redimensionner

O novo C4 estreará a nova suspensão apresentada em abril no C5 Aircross, que lhe garantirá um nível de conforto muito elevado e ganhará em equipamento e tecnologias. A ideia é trocar a imagem de SUV urbano low cost por a de um compacto muito hi-tech e trendy. Uma solução de subida de gama ensaiada com enorme sucesso comercial no C3.

A nível técnico, o novo C4 herda as últimas evoluções mecânicas da marca e passará a dispor de uma gama de motores que já cumprem a norma Euro 6.2. Na oferta gasolina, o 1.2 PuteTech de 82 cv manter-se-á, enquanto a declinação turbo de 110 cv será otimizada e ganhará um filtro de partículas. Nos diesel, o 1.6 BlueHDI cederá lugar ao novo 1.5 BlueHDI de 100 cv. Não está ainda garantido a que as versões mais potentes do 1.2 PuteTech 130 e deste novo q1.5 BlueHDI venham a estar disponíveis. Uma nova caixa manual de seis velocidades juntar-se-á á automática EAT6.

Álvaro Mendonça

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)