Skoda Citigo – Ensaio
SKODA CITIGO MONTE CARLO
Paulo Costa ([email protected])
PARA CHAMAR À ATENÇÃO
Para comemorar os sucessos desportivos da Skoda durante a ampla história da marca, está disponível um kit estético que ‘transforma’ o Citigo num citadino de aparência nervosa.
A associação da Skoda aos carros desportivos já vem de longe, com a marca checa a fazer-se representar nos ralis com versões para clientes com base no modelo Fabia. Para reforçar essa imagem junto do público, criou versões de aparência desportiva, onde celebra o sucesso nos ralis, batizando-as com o nome Monte Carlo.
O Skoda Citigo, modelo citadino da marca, é mais um a receber este tratamento, distinguindo-se facilmente pelas decorações desportivas.
O Skoda Citigo Monte Carlo tem uma pintura vermelha específica, com riscos a simular velocidade nas portas e no portão da bagageira; jantes de 15 polegadas de cor negra; um aileron traseiro; e, no interior, elementos decorativos nos pedais, volante e estofos do banco. Visualmente, é apelativo, dando a impressão de ser um automóvel potente. Mas a verdade é que este é um kit que não vai muito além do estético, que pode ser aplicado à versão com o nível de equipamento Ambition, a intermédia.
O que combina menos com o kit Monte Carlo acaba mesmo por ser o motor. Com o nível Ambition, o Skoda Citigo recorre à versão de 60 cv do motor 1.0 litros, a menos potente, que não é muito interessante de explorar nos limites. Num ambiente urbano, serve perfeitamente para todas as necessidades do condutor, com consumos baixos, na casa dos 5.0 litros, um valor fácil de controlar. Agora, quando queremos que o motor corresponda às alterações estéticas, já dececiona. Estamos, afinal, na presença de um propulsor perfeitamente normal.
O chassis também não se distingue do de um Skoda Citigo normal, com um bom nível de conforto e um comportamento ágil no trânsito urbano, destacando-se a direção. Os travões de tambor na traseira também não dão muitas veleidades ao tentar-se replicar um comportamento desportivo. De resto, o Citigo Monte Carlo mantém a excelente habitabilidade e bagageira ampla que fizeram do carro checo e dos seus gémeos do Grupo VW das melhores opções neste segmento.
MAIS: Visual e bagageira.
MENOS: Equipamento e motor.
FICHA TÉCNICA
Motor – 3cil., 12v., inj. eletrónica, gasolina
Cilindrada – 999 cm3
Transmissão – Dianteira
Cx Vel – 5 vel. manual
Potência – 60 cv
Binário – 95 Nm/3000 rpm
Vel máx – 162 km/h
Aceleração – 14,4 s (0-100 km/h)
Consumo – Médio 4,4 l/100 km, AutoSport 5,4 l/100 km
Suspensão dianteira – McPherson
Suspensão traseira – Eixo com braços em Z
Travões dianteiros – Discos ventilados
Travões traseiros – Tambores
Peso – 929 kg
Depósito – 35 l
Mala – 251 l
Emissões – 101 g/km CO2
0 comentários