Ensaio: Volvo V90 Cross Country Pro D5 AWD

By on 5 Junho, 2017

Volvo V90 Cross Country Pro D5 AWD

Texto: Filipe Pinto Mesquita ([email protected])

GIRA, ALTA E SUECA!

Mesmo que gostos não se discutam, as suecas chamam sempre a atenção, mais que não seja pela sua… altura! Pois esta Volvo V90 CC não podia ser exceção! Com linhas modernas, elegantes e uma distância ao solo que lhe permite desafiar o espírito aventureiro, a Cross Country tem tudo para ser um sucesso… quer dizer, quase tudo, não fosse um preço proporcional à sua estatura!

Afetas a um nicho de mercado, as denominadas “carrinhas de evasão” há muito que souberam aproveitar o seu espaço, mesmo se são mais atrativas para países onde o tempo é mais rigoroso e onde a tração total é mais uma “arma” de segurança do que propriamente um meio potenciador de diversão. Essa é talvez a melhor explicação para justificar o facto das Volvo V90 Cross Country não se irem propriamente “atropelar” em Portugal. Mas não é a única. Os 74.121€ pedidos pela versão Pro D5 AWD, a mais seletiva das motorizações diesel, também não se afiguram fáceis de digerir para qualquer bolsa.

No entanto, e ironia das ironias é isso que, porventura, lhe conferirá automaticamente maior exclusividade, um trunfo sempre a ter em conta para quem pretende fugir às mais procuradas alternativas alemãs, casos da Audi A6 allroad e da nova Mercedes E All Terrain.

Equipada com o motor D5, turbodiesel 2 litros de 235 Cv (também há a versão D4, com 190 Cv), a Cross Country da Volvo reúne todos os argumentos para adoçar a condução de quem segue ao leme e de todos os outros passageiros que nela viajam, também. Por outras palavras, trata-se de uma proposta com cariz familiar, mas “salpicada” por alguns rasgos de aventura, para os quais a carrinha sueca tem sempre resposta pronta. Mercê a sua superior altura ao solo (+ 60 mm), mas também ajudada por ter vias mais largas à frente e atrás, logo, pneus de perfil mais elevado, a V90 CC consegue trocar o alcatrão pela terra sem qualquer cerimónia, beneficiando também das proteções suplementares da carroçaria (em cinza) que lhe conferem, afinal, um look diferenciador da V90 que lhe serve de base.

O sistema de tração integral permanente da AWD e o quinto modo do Drive Mode – o Off Road (para além deste há também o modo Eco, Comfort, Dynamic e Individual) -, que limita a velocidade aos 40 km/h, apura a tração motriz e eleva ainda mais a altura ao solo (até aos 210 mm) tornam o “recreio de adultos” ainda mais divertido e eficiente. Claro que a V90 CC não escala o Everest, ultrapassa o deserto do Sahara, nem tão pouco atravessa o Rio Tejo ou Douro sem ser por pontes, mas desde que não seja para contornar obstáculos com ângulos de ataque ou cruzamento de eixos mais apropriados para veículos de trial, então é sempre possível espremer os genes de TT que a carrinha comporta, sem ter que pedir ajuda ao trator do agricultor mais próximo! E nem as descidas íngremes vão assustar, com o sistema HDC (Hill Descent Control) a garantir toda a estabilidade deste peso-pesado de quase duas toneladas.

De regresso ao asfalto (onde a Cross Country deverá passar a maior parte do tempo, pelo menos, no caso dos utilizadores portugueses) não faltam motivos para devorar quilómetros com um sorriso nos lábios. Pelos seus quase cinco metros de comprimento, a agilidade não pode ser o seu ponto forte, mas as qualidades que revela como estradista nata, e as credenciais que apresenta ao nível do sobriedade das linhas do habitáculo, das cotas de habitabilidade no espaço interior, mas também no capítulo do conforto, segurança e até das performances (230 km/h de velocidade máxima e 7.5s dos 0-100 km/h) asseguram que estamos na presença de uma das carrinhas premium mais versáteis e atraentes do momento e uma das poucas onde ninguém se vai preocupar quando disser: “Saí de estrada!”

MAIS: Versatilidade “off road” e conforto.

MENOS: Preço e ausência de patilhas no volante da caixa Geartronic.

 

FICHA TÉCNICA

Motor – 4 cil., inj. direta, turbo, Diesel

Cilindrada – 1969 cm3

Transmissão – Integral

Cx Vel – 8 vel. automática

Potência – 235 cv/4000 rpm

Binário – 480 Nm/1750-2250 rpm

Vel máx – 230 km/h

Aceleração – 7,5 s (0-100 km/h)

Consumo – Médio 5,3 l/100 km, AutoSport 7,6 l/100 km

Suspensão dianteira – Independente de triângulos duplos

Suspensão traseira – Eixo multibraços

Travões dianteiros – Discos ventilados

Travões traseiros – Discos

Peso – 1927 kg

Depósito – 60 l

Mala – 560 l

Emissões – 139 g/km CO2