Novo Peugeot 308: Ofensiva tecnológica
Com mais de 760.000 unidades produzidas desde o seu lançamento, a Peugeot escreve uma nova página na história do seu best-seller 308. O novo Peugeot 308 insere-se numa nova etapa que procura a excelência quer através do conjunto de novas tecnologias de última geração quer através de um estilo ainda mais demarcado.
Novo design
O novo Peugeot 308 apresenta um estilo fluido e desportivo que é partilhado por todos os seis níveis de equipamento: Access, Active, Allure, GT Line, GT e GTi. O seu estilo apresenta proporções equilibradas, tanto na berlina como na SW. Com projeções de carroçaria muito reduzidas, o novo 308 mantém excelentes capacidades de manobra. As suas linhas, definidas em total sintonia com a mecânica, traduzem-se num visual robusto e dinâmico.
Na secção dianteira, o novo capot de formas horizontais enquadra-se numa grelha verticalizada. Em toda a gama, o Leão instala-se bem ao centro e o nome da marca apresenta-se esculpido na sua secção superior. Qualquer que seja o nível de equipamento, a assinatura luminosa em LED, integrada nas óticas, desenha um olhar agressivo no novo 308.
Nos primeiros três níveis de equipamento estão disponíveis faróis dianteiros de halogéneo com módulos elíticos; já os níveis superiores GT Line, GT e GTi dispõem de iluminação full LED.
Particularmente dinâmicos e robustos, os novos para-choques dianteiros reforçam a personalidade do novo PEUGEOT 308: uma versão destina-se aos níveis Access, Active e Allure e uma segunda versão está reservada aos níveis GT Line, GT e GTi. A refrigeração do motor é assegurada por três generosas aberturas na zona inferior. Os faróis de nevoeiro estão alojados nas concavidades laterais. No seu nível Allure, conta com novos modelos de jantes de liga leve, como a opção jantes de 18 polegadas «SAPHIRE BLACK»; com acabamento diamante bicolor
Devido à adoção das novas motorizações Euro 6.c, a abertura do depósito de combustível foi totalmente modificada, abandonando o tradicional formato circular para adotar uma forma retangular, para que possa integrar o bocal de abastecimento de AdBlue. Na traseira, a assinatura luminosa de três garras está agora permanentemente acesa. Na berlina, a máscara de faróis apresenta-se escurecida de forma a reforçar o dinamismo.
Logo desde o lançamento, estarão disponíveis 10 cores de carroçaria para o novo PEUGEOT 308, sendo que o beige Pyrite substitui o cinza Aluminium. A emblemática versão GTi apresenta-se com uma nova versão da exclusiva Coupe Franche, aqui associando o azul Magnetic ao preto Perla Nera.
Interior refinado
Sendo um dos trunfos do modelo, o espaço interior evoluiu no sentido de capitalizar os seus pontos fortes: posto de condução exclusivo graças ao PEUGEOT i-Cockpit; o seu volante compacto e o seu painel de instrumentos elevado proporcionam sensações de condução inéditas; novo comando Shift and Park by wire para a caixa de velocidades automática EAT8; novo ecrã tátil capacitivo que, entre outras caraterísticas, permite a gestão da climatização ou da navegação 3D conectada TomTom Traffic; materiais e acabamentos de grande qualidade; novos revestimentos em dois dos níveis de equipamento; Active: tecido Meco Mistral nos bancos com desenho clássico; Allure: Couro (TEP)/Tecido Oxford nos bancos com desenho dinâmico (disponíveis nos ambientes preto Mistral ou cinzento Guérande).
Conetividade e telemática
A partir do nível de equipamento Active, o novo Peugeot 308 vem equipado com um ecrã tátil de última geração. Com tecnologia capacitiva, o novo ecrã é muito rápido e fácil de usar, tal como a maioria dos smartphones. Posicionado no local ideal, entre as saídas de climatização centrais, e orientado para o condutor, o novo ecrã permite uma perfeita leitura das informações e um acesso rápido a todas as funções disponíveis.
A navegação 3D com reconhecimento de voz permite realizar chamadas, enviar sms, sintonizar estações de rádio ou até inserir um endereço na navegação. Esta navegação tem Wi-Fi onboard e está conectada ao sistema TomTom Traffic permitindo otimizar as viagens em função do trânsito, bem como receber informações em tempo real relativas a meteorologia, estações de serviço ou estacionamentos disponíveis com indicação de tarifas. Graças à comunidade TomTom, podem ser apresentadas as zonas de risco ou as zonas de perigo, desde que subscrita a opção paga.
O novo 308 conta também com a função Mirror Screen, que permite replicar o ecrã do smartphone no touchscreen do veículo, de modo a utilizar as aplicações compatíveis. Do ponto de vista da segurança, o telemóvel pode ser colocado no espaço de arrumação do apoio de braço central, sem que se fique privado das aplicações favoritas. O acesso a todos os comandos pode ser feito vocalmente através de um simples toque no botão situado abaixo do comando dos indicadores de mudança de direção. O reconhecimento de voz acionado via smartphone (S-Voice no sistema Android e Siri no sistema Apple) permite, assim, efetuar chamadas, redigir mensagens escritas ou ditar um endereço para a navegação. Esta disponibilidade triple play é compatível com os protocolos Mirrorlink, Android Auto e Apple Carplay.
Ajudas à condução de última geração
O novo 308 conta com a nova geração de ajudas à condução recentemente disponibilizada nos novos SUV 3008 e 5008 como o Active Safety Brake e o Distance Alert.
A função Distance Alert (Alerta de Risco de Colisão) permite avisar o condutor que o seu veículo está em risco de colidir com o veículo precedente ou com um peão que esteja no seu campo de deteção.
Após o alerta, se o condutor não intervier rapidamento no pedal dos travões, o Active Safety Brake (Travagem Automática de Emergência) é acionado de imediato. O risco de colisão pode, assim, ser evitado ou limitado em grande parte ao reduzir a velocidade do veículo. Os veículos com matrícula que seguem no mesmo sentido ou estão parados são também detetados, bem como os peões presentes na via. O sistema não deteta bicicletas, motociclos, animais e objetos no passeio.
As condições de funcionamento do Active Safety Brake do novo PEUGEOT 308 são as seguintes: quando é detetado outro veículo em movimento, numa velocidade compreendida entre os 5 km/h e os 140 km/h; quando é detetado um veículo imobilizado, a uma velocidade inferior a 80 km/h; e quando é detetado um peão, a uma velocidade não superior a 60 km/h.
O novo 308 dispões ainda do Alerta Ativo de Transposição Involuntária de Faixa (o sistema emite um alerta visual e sonoro podendo também, em velocidades compreendidas entre os 65 e 180 km/h, efetuar uma correção de trajetória) o Sistema de deteção de fadiga (após duas horas de condução ininterrupta, a uma velocidade superior a 65 km/h, o sistema emite um alerta visual e sonoro, convidando a fazer uma pausa); Assistente Automático de Máximos; Reconhecimento dos Sinais de Velocidade e de Recomendação; Cruise Control Adaptativo com Função Stop (com caixa de velocidades automática) ou função 30 km/h (com caixa de velocidades manual); Sistema Ativo de Vigilância do Ângulo Morto.
O novo Peugeot conta ainda com o Visiopark 1 (sistema que permite visualizar as zonas em redor próximas do veículo com sensores de ajuda ao estacionamento) e o Park Assist (assistência ativa ao estacionamento).
Novos grupos motopropulsores
O novo 308 é proposto com novos blocos a gasolina e motores Diesel mais eficientes. Os condutores beneficiam, assim, de qualidades dinâmicas reconhecidas e de valores de consumo contidos.
Aplicável a partir de setembro de 2017, a futura norma Euro 6.c impõe que as emissões de óxidos de azoto (NOx) dos motores em condições reais não excedam 2,1 vezes os registados durante os testes no banco de ensaios. A partir de agora, o Grupo PSA compromete-se com os seus novos motores a respeitar o fator 1,5, cuja aplicação não ocorrerá antes de 2020.
Antecipando-se em 3 anos, o novo motor Diesel estreia um novo sistema de tratamento de NOx com um catalisador de redução seletiva (SCR) de segunda geração e um filtro de partículas (DPF), implantados próximo do motor. Para além do catalisador de 3 vias, os motores a gasolina com turbo e injeção direta integram um filtro de partículas (GPF) para tratar os HC, CO2, NOx, bem como as partículas.
Novo PureTech de 130 cv CVM6
O novo Peugeot 308 conta com uma nova geração do motor a gasolina PureTech de 130 cv de injeção direta. Esta nova versão apresenta ganhos em performance, apresentando-se mais dinâmica e com melhores consumos, tudo com reflexo na eficiência.
Este motor evoluiu profundamente para permitir uma redução ainda mais eficiente das emissões de poluentes, independentemente das condições de utilização. As emissões são tratadas na origem e no escape: adoção de um Filtro de Partículas de Gasolina para reduzir as emissões de partículas (com a eficácia de filtragem superior a 75%),
sistema de antipoluição ainda mais eficaz em todas as situações da vida real, através de uma melhor resistência térmica dos materiais, uma otimização do controlo de temperatura do escape e o uso de novas tecnologias no catalisador; combustão otimizada graças a um controlo muito preciso da mistura ar/combustível, pela utilização de uma nova geração de sensores de proporção de oxigénio.
Para além da melhoria das performances com tempos de resposta reduzidos, o ganho em consumo é da ordem dos 4% face ao bloco PureTech de 130 cv 6.b, graças a uma otimização dos rendimentos: ciclo com elevadas taxas de recirculação dos gases de escape, injeção elevada aos 250 bares, redução de fricção, nova conceção dos turbocompressores.
Associada a este novo bloco PureTech de 130 cv, o novo PEUGEOT 308 conta com uma nova caixa manual de 6 velocidades (CVM6). Esta foi totalmente projetada em meio digital, o que permitiu reduzir o tempo investido no design e simular o máximo de utilizações por parte de um cliente. Para além de ganhos em termos de peso e performance, esta caixa de 6 velocidades é tão compacta como uma equivalente de cinco velocidades. Após um trabalho de otimização da eficácia de cada um dos seus componentes, as passagens de caixa tornaram-se mais agradáveis, num processo mais flexível e mais preciso.
Este novo motor estará disponível na gama do novo PEUGEOT 308 em 2018.
Novo diesel BlueHDi de 130 cv
O novo 308 é o primeiro modelo do Grupo PSA a estar equipado com o novo motor BlueHDi de 130 cv a partir de setembro de 2017. À semelhança da nova transmissão CVM6, este novo motor de quatro cilindros foi também 100% desenvolvido na esfera digital, resultando, entre outros, do registo pelo Grupo PSA de cerca de 200 novas patentes.
Com performances semelhantes a blocos de gama superior (motores de 2.0 litros), este novo BlueHDi de 130 cv ganhou 10 cavalos adicionais em comparação com o bloco BlueHDi de 120 cv que substitui. A potência mantém-se a alta velocidade graças à nova cabeça de 16 válvulas, proporcionando sensações de condução próximas das dos motores a gasolina. Mas não é só mais potente, mas também mais frugal, registando um ganho de consumos entre os 4 e os 6% em comparação com o motor BlueHDi de 120 cv, devido à redução da cilindrada, a um novo comutador de elevada eficiência e a um novo sistema de combustão, de geometria patenteada (geometria do pistão Peugeot 908, vencedor das 24 Horas de le Mans).
Estreado no novo motor BlueHDi de 130 cv, o sistema de antipoluição evoluiu de forma a respeitar, com 3 anos de antecedência, o futuro fator de NOx (óxido de azoto), de 1,5, apenas aplicável em 2020, tratando as emissões na fonte e no escape. Com uma presença e arquitetura inovadora, a eficácia do tratamento de NOx viu-se melhorada, garantindo-se consumos otimizados. O sistema de antipoluição é mais compacto, reunindo num único pacote o catalisador, o SCR (Selective Catalytic Reduction) e o SCR no FAP (Filtro de partículas).
A sua implantação perto do motor permite uma ação de pós-processamento mais rápida. A supressão do aditivo do FAP permite menores custos de utilização para o cliente, sendo a manutenção facilitada através da colocação de AdBlue nas proximidades do bocal do abastecimento de combustível.
Exclusivo do novo Peugeot 308 GT, o motor diesel BlueHDi de 180 cv recebe, a partir de setembro deste ano uma transmissão automática EAT8 de nova geração. Desenvolvida em colaboração com os especialistas japoneses da Aisin, esta nova caixa de velocidades automática permite reduzir o consumo até 7% face à EAT6, devido à passagem para 8 relações; melhoria do rendimento com a extensão do Stop & Start até aos 20 km/h; ganhos de peso e dimensões (apenas 2 kg face à EAT6 de iso-perímetro).
Mas esta nova caixa de velocidades automática oferece bem mais do que apenas 8 relações. Na prática, o seu conforto de utilização é inegável graças à agradabilidade premium das passagens de caixa, possibilitada pela otimização das trocas de binário entre o motor e a caixa, que tendo 8 velocidades reduz os saltos de rotações a cada troca. No quotidiano o conversor flexível de binário garante um verdadeiro prazer de condução, conforto no arranque e nas manobras de estacionamento.
A nova caixa de velocidades automática Shift and Park by wire mostra-se fácil de usar, sendo intuitiva devido a um controle ergonómico elétrico e sem esforço. Integrados de série, os comandos no volante permitem passagens de caixa em modo manual sem que se perca a função automática. De um ponto de vista da segurança, a função Park ativa-se automaticamente quando se desliga o motor. A gestão do sentido da marcha é agora automática graças à utilização das ajudas de condução Park Assist ou do Cruise Control Adaptativo com Função Stop, processando-se sem qualquer ação do condutor.
308 GTi by PEUGEOT SPORT
Beneficiando de todas as evoluções em termo de estilo do novo Peugeot 308, a versão GTi transpira competição e exclusividade, nunca sendo ostensiva: altura reduzida em 11 milímetros, novas secções frontal e traseira, sensação desportiva que invade o habitáculo, adotando um volante e bacquets específicas.
Alimentado pelo bloco superior THP de 270 cv, mostra-se racional nas emissões, de apenas 139 g/km e nos consumos, de 6,0 l/100 km. Com uma relação peso/potência recorde no segmento, de apenas 4,46 kg/cv, o novo PEUGEOT 308 GTi apenas precisa de 6,0 segundos para ir dos 0 aos 100 km/h e de 25,3 segundos para atingir os 1000 metros com arranque parado.
O novo 308 GTi está equipado com um diferencial de deslizamento limitado Torsen e jantes de 19’’ Carbone19, montando pneus Michelin Pilot Super Sport. Ao nível dos travões recorre, à frente, a discos de 380 mm com pinças pintadas em vermelho e assinatura PEUGEOT SPORT, e atrás a discos de medida 268 mm.
Exclusivo do novo Peugeot 308 GTi de 270 cv é a nova combinação Coupe Franche associando o azul Magnetic ao preto Perla Nera.
Recorde-se que os novos Peugeot 308 e 308 SW são produzidos na fábrica de Sochaux, em França.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
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