Ensaio: Citroën C4 Picasso 1.2 Puretech 130cv
Citroën C4 Picasso 1.2 Puretech 130cv
Mais e melhor
A Citroën já nos habituou a jogar para ganhar cada vez que procede a um restyling nos seus modelos mais populares. Foi o caso do o C4 Picasso, que se apresenta cheio de boas surpresas.
Bem posso deixar claro que este é um carro a meu gosto, pensado para uma família grande em que todos gostam de usufruir de um veículo com espaço, confortável, versátil, pensado para as deslocações do dia-a-dia, de casa para as escolas e trabalho, e aproveitar para as saídas de campo ou praia no fim de semana, com a ‘tralha’ habitual que os mais novos sempre gostam de transportar.
E se o antigo C4 já impressionava, a verdade é que neste novo C4 parece ainda mais harmonioso, já que o pára brisas se prolonga até quase meio do carro, o que com o tejadilho panorâmico, oferece muita luminosidade ao habitáculo, e ‘acrescenta’ espaço ao ambiente.
Do conforto ninguém se pode queixar, com os bancos dotados de um ampla capacidade de regulação permitindo que quatro pessoas viajem muito confortavelmente. Os bancos da frente são verdadeiras poltronas onde a marca francesa revela a importância do bem-estar neste tipo de automóveis.
Espaços de arrumação, é algo que não falta neste Citroën C4 Picasso, especialmente a mala, com uma boa acessibilidade e um volume que vai dos 537 aos 630 litros. Para além da porta da mala motorizada, o Novo Citroën C4 Picasso inova e integra a porta da mala mãos-livres. Outra das grandes novidades neste novo modelo é o sistema de info entretenimento que apresenta uma evolução notável, passando a contar com um novo ecrã táctil 7” equipado com uma interface melhorada e um ecrã semelhante aos smartphones de última geração.
Em matéria de segurança, podemos contar com o sistema de aviso de transposição inadvertido de faixa com correção da trajetória, reconhecimento dos sinais de trânsito, travagem autónoma, controlo do ângulo morto, monitorização do estado de fadiga do condutor e travagem autónoma de emergência, o que revela o empenhamento da Citroën em tornar o C4 Picasso mais forte face à concorrência.
A condução deste monovolume é verdadeiramente agradável e bastante suave com a caixa automática Aisin de seis velocidades bastante bem escalonada. Para além disso sempre podemos optar pelo modo manual accionando as patilhas colocadas no volante, que nos permite uma condução mais divertida.
Já o motor 1.2 Puretech, foi uma agradável surpresa, já que a sensação inicial é que é pouco para “tanto carro”, mas a verdade é que este pequeno motor é bem agradável, e desde que não tenhamos o carro demasiado carregado, e os 130 cv são suficientes para as ‘encomendas’. De resto, quanto ao consumo, se o ritmo não for exagerado, os consumos também não sofrem demasiado.
Texto de Virgílio Machado ([email protected])
MAIS
Motor, conforto e segurança.
MENOS
Dificuldade da suspensão em pisos degradados a baixa velocidade.
Ficha Técnica
Motor – 3 cilindros em linha, gasolina
Cilindrada – 1199 cm3
Transmissão – Dianteira
Cx Vel – 6 vel. automática
Potência – 130 cv/5500 rpm
Binário – 230 Nm/1750 rpm
Vel máx – 206 km/h
Aceleração – 10,1 s (0-100 km/h)
Consumo – Médio 5,1 l, AutoSport 6,3 l
Suspensão dianteira – Tipo McPherson
Suspensão traseira – Travessa deformável
Travões dianteiros – Discos ventilados
Travões traseiros – Discos
Peso – 1280 kg
Depósito – 57 l
Mala – 537 l
Emissões – 116 g/km CO2
Peço base – 23.094,26 €
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