Tudo o que a Skoda já revelou sobre o novo SUV Karoq
O novo Skoda Karoq começa a chegar ao mercado a partir de outubro e é o segundo SUV da marca checa. Substitui o atual Yeti e fica posicionado imediatamente abaixo do Kodiaq de 7 lugares, lançado no ano passado, e do futuro mini SUV, que a marca promete para o próximo ano.
O Karoq foi ontem oficialmente apresentado em Estocolmo perante uma plateia de mais de meio milhar de jornalistas oriundos de todo o mundo. Claramente assumido como um SUV compacto de 5 lugares, o Karoq tem como rivais os seus irmãos de Grupo Volkswagen SEAT Ateca e o Volkswagen Tiguan, bem como o Nissan Qashqai, Peugeot 3008 ou o Renault Kadjar.
O nome Karoq resulta de combinação de dois vocábulos da língua dos Akutiiq, uma tribo indígena da Província de Kodiaq (que deu nome de batismo ao outro SUV da marca), na costa sul do Alaska: ‘Kaa’raq’, que significa carro e ‘Ruq’ (flecha).
Face ao Yeti, o Karoq apresenta-se muito mais alinhado com a linguagem atual de design da Skoda, quase como uma versão compacta do Kodiak, com os seus 4382 mm, mais 160 mm que o Yeti. Na parte dianteira registe-se a presença de faróis FullLED. Na traseira, destaque as luzes LED em forma de C.
A babageira tem uma capacidade de 521 litros, que poder ser aumentada até aos 1630 litros com o rebatimento dos bancos traseiros, uma operação muito fácil graças ao sistema Varioflex, já conhecido do Yeti. Este sistema é muito prático, pois não só permite o rebatimento individual das costas de cada um dos três lugares traseiros, mas também a deslocação longitudinal, para a frente ou para trás. Como no Kodiaq, a Skoda disponibiliza um raspador de gelo, arrumado na tampa do depósito de combustível e uma lanterna no porta-bagagens.
O interior é muito parecido com o de outros modelos da marca e, em particular, com o do Kodiaq. Uma das opções a considerar será o painel de instrumentos digital, já disponível em modelos de outras marcas do grupo, com quatro modos de personalização, entre os quais o clássico, com velocímetro e conta-rotações com um design convencional, e o digital, que integra o mapa de navegação e mini ecrãs com informações sobre o trajeto e o estado do veículos.
O sistema de informação e entretenimento tem associado um monitor de 6,5 polegadas, nos níveis de equipamento de entrada e de 9,2 polegadas com controlo gestual, nos níveis mais elevados. O sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPLay, garantindo todas as funcionalidades de integração que se vão tornando já correntes, incluindo a Mirror Link, que espelha no monitor as apps e os conteúdos do smarphone e a função de comando à distância de abertura e fecho de portas, verificação do estado do veículo ou de regulação da climatização, entre outros.
Em termos de segurança, o Karoq poderá dispor, como opção ou de série, consoante os níveis de equipamento, da oferta habitual, desde o assistente de estacionamento, à manutenção na faixa de rodagem, passando pelo cruise control adaptativo, detetor de ângulo morto, sistema de travagem anticolisão frontal com detetor de peões, ajuda ao arranque em subidas, reconhecimento de sinais de trânsito e o novo TRaffic Jan Assist, que acelera e trava automaticamente o veículo nos engarrafamentos urbanos.
O Karoq estará disponível com cinco motores, dois gasolina e três diesel, entre os quais o novo 1.5 TSI 150 cv, com sistema de desativação de cilindros.
Álvaro Mendonça
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