A linguagem dos pneus: o que significa cada número
Certamente muitos de nós já olharam para um pneu e se interrogaram – o que é que significam estes números e letras? Pois bem, a pergunta tem toda a lógica e as respostas existem. A nomenclatura não está lá por acaso.
A par do nome da marca do pneu, surgem sequências de números e letras como 235/50 R 19 V (imagem acima). Tomemos este exemplo por base e vamos percebê-lo melhor, sendo que é uma linguagem comum a todos os pneus, o que muda depois é apenas os números ou letras, mas aquilo que significam tem o mesmo propósito.
235: é o número que corresponde à largura do pneu em mm. Neste caso, é um pneu de 235 mm de largura, mas poderíamos estar a falar de 155 mm, 185 mm, 195 mm e por aí em diante.
50: é o número que indica a relação entre a altura do flanco (da lateral ou parede do pneu) e a largura da secção do pneu. No exemplo em causa a altura do flanco corresponde a 50% da largura do pneu. Quanto menor esta percentagem, menor a altura do flanco, logo, menor a altura do pneu.
R: o R refere-se à construção interna do pneu. No caso, R indica que a construção é radial, a mais comum nos dias de hoje. Em termos técnicos, significa que os cabos têxteis da carcaça atravessam o pneu de uma pega (também designada “calcanhar”) à outra.
19: é o diâmetro interior do pneu, ou, melhor dizendo, a altura da jante. Este diâmetro é indicado em polegadas. Aqui temos um diâmetro de 19 polegadas.
V: aqui falamos do índice de velocidade. A letra indica a velocidade máxima de certificação do pneu para poder suportar uma carga com toda a segurança. Tal como para o índice de carga, cada letra corresponde ao equivalente em km/h.
Índices de Velocidade:
Q: 160 km/h
R: 170 km/h
S: 180 km/h
T : 190 km/h
H: 210 km/h
V: 240 km/h
ZR: > 240 km/h
W: 270 km/h
Y: 300 km/h
Apesar de não estar na imagem escolhida como exemplo, há casos que também vêm com o índice de carga máxima junto ao índice de velocidade. Por exemplo: 235/50 R 19 97 V. Aqui o 97 indica a carga máxima que o pneu pode suportar quando enche devido à pressão máxima de segurança. Claro que o valor não é literalmente traduzido em kg, 97 é o índice a que se refere. Para as dúvidas serem esclarecidas (ver tabela em baixo) temos de consultar os correspondentes. Neste caso, o índice de 97 significa que a carga máxima é de 730 kg/pneu.
André Duarte
Tabela:
Índice de carga | Carga em kg por pneu |
65 | 290 |
66 | 300 |
67 | 307 |
68 | 315 |
69 | 325 |
70 | 335 |
71 | 345 |
72 | 355 |
73 | 365 |
74 | 375 |
75 | 387 |
76 | 400 |
77 | 412 |
78 | 425 |
79 | 437 |
80 | 450 |
81 | 462 |
82 | 475 |
83 | 487 |
84 | 500 |
85 | 515 |
86 | 530 |
87 | 545 |
88 | 560 |
89 | 580 |
90 | 600 |
61 | 615 |
92 | 630 |
93 | 650 |
94 | 670 |
95 | 690 |
96 | 710 |
97 | 730 |
98 | 750 |
99 | 775 |
100 | 800 |
101 | 825 |
102 | 850 |
103 | 875 |
104 | 900 |
105 | 925 |
106 | 950 |
107 | 975 |
108 | 1000 |
109 | 1030 |
110 | 1060 |
111 | 1090 |
112 | 1120 |
113 | 1150 |
114 | 1180 |
115 | 1215 |
116 | 1250 |
117 | 1285 |
118 | 1320 |
119 | 1360 |
120 | 1400 |
121 | 1450 |
122 | 1500 |
123 | 1550 |
124 | 1600 |
Fonte: BFGoodrich
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários