Ensaio: BMW 435d X Drive
BMW 435d xDrive
Puro prazer!
Por Alexandre Melo
Com 313 cv este Série 4 Coupé da insígnia de Munique constitui uma autêntica injeção de adrenalina, que arrasta consigo o desejo de querer sempre mais
A BMW tem como assinatura da sua marca o slogan ‘pelo prazer de conduzir’, sendo precisamente essa prerrogativa que os técnicos bávaros têm na concepção dos seus automóveis. O BMW Série 4 Coupé, neste caso na versão de ensaio 435d xDrive, não poderia ser excepção.
Antes de irmos às sensações ao volante da máquina germânica desde logo saltam à vista as formas agressivas da carroçaria, que deixam água na boca assim que nos confrontamos pela primeira vez com esta obra de arte. O impacto é assim imediato, até porque a agressividade é a nota dominante deste BMW sem nunca descurar o charme próprio de um coupé. Jantes, cavas das rodas, para-choques e entradas de ar, tudo sobressai e ainda mais por se encontrar compactado. Daí que à sua passagem raros são os olhares que não descaem para o 435d xDrive Coupé.
Apaixonante
No coração desta máquina está um motor seis cilindros em linha que debita 313 cv. A disponibilidade da potência é total desde o arranque e após os primeiros quilómetros ao volante do 435d xDrive Coupé foi possível sentir toda a força deste bloco, que aumenta naturalmente a velocidades mais elevadas e tem o irresistível efeito de colar aos bancos tanto o condutor como os respetivos passageiros. Rapidamente ficamos com a sensação de que este propulsor tem sempre algo mais para dar. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em 4,7 segundos, desempenho de respeito pois nunca nos podemos esquecer que trata-se de um automóvel a Diesel. Tudo com o precioso auxílio de uma eficaz caixa automática (Steptronic) de oito velocidades.
A estabilidade ao nível da condução é também notável, o que mantém o condutor sempre tranquilo. Esta situação resulta do bom funcionamento do sistema xDrive, que distribui de forma proporcional a potência às quatro rodas e impede assim qualquer sobressalto por parte desta ‘fera’. A direção é agradável nos diversos modos de condução (Sport +, Sport, Comfort e ECO) apesar de no estilos de condução mais desportivos a maior durabilidade da mesma ser uma constante.
Caminhando para o interior tudo é bom e marcado pelo conforto. O volante é em pele, um mimo do kit desportivo M com que a versão de ensaio vinha equipada e confere um cariz ainda mais especial a este 435d. Já os bancos são confortáveis e de excelente qualidade e montagem. Atrás é possível transportar dois passageiros e ir confortavelmente sentado, no entanto um passageiro com uma altura acima da média facilmente bate com a cabeça no tejadilho, o que causa sempre algum incómodo. Apesar desta situação a versão ‘carregadinha de opcionais’ que ensaiámos, inclui indispensáveis à comodidade como a câmara de estacionamento traseira, sistema de navegação profissional ou ligação à internet.
Quanto a preços o BMW Série 4 Coupé 435d xDrive tem como valor base 75.691 €, mas munido dos extras todos, tal como na versão ensaiada, o valor ascende aos 95.242 €. Vale a pena depois de tamanha experiência de condução.
Mais
Motor, Condução
Menos
Habitabilidade traseira
Ficha Técnica
Motor: 6 cil em linha., Diesel, Injecção direta, 2993 cm3,
Potência: 313 cv
Binário: 630 Nm/1500-2500 rpm
Transmissão: Cx. 8 velocidades automática
Peso 1700 kg
Mala 445 l
Depósito 57 l
Suspensão: Tipo McPherson/Paralelogramo deformável
Travões: Discos ventilados
Vel Max: 250 km/h
Aceleração: 0-100 km/4.7s
Consumo médio: 5.4 l/100 km
Consumo AutoSport: 9.8 l/100 km
Emissões de CO2: 143-147 g/km
0 comentários