Ensaio: Renault Clio GT Line 110 DCI
Renault Clio GT Line 110 DCI
O incontestável
Em equipa que ganha não se mexe. É isso que diz a sabedoria popular, mas para a Renault, dar um novo ar ao Renault Clio foi um excelente exercício para contrariar a tendência.
Visto de frente, o Renault Clio está verdadeiramente mais agressivo, mas também mais sofisticado, e este GT Line é disso exemplo. A marca francesa deu mais atenção aos detalhes e isso é visivel logo numa primeira analise exterior quando olhamos para o novo desenho nos grupos ópticos, bem como novas jantes e cores.
Os faróis dianteiros, Full Led, garantem uma excelente luminosidade durante a condução noturna.
No interior todos os detalhes contam e desta vez a Renault em vez de alterar o desenho, acabou por proceder à troca de materiais. Os plásticos duros, passaram a ser aborrachados, os bancos receberam mais apoio o que na versão ensaiada é verdadeiramente interessante.
O equipamento interior é vasto. Contamos de série com cruise-control com limitador de velocidade, espelho electrocromático, sensor de luz e chuva, ar condicionado automático, sensores de estacionamento traseiros,volante em pele perfurada, os pedais em alumínio, manete da caixa de velocidades desportiva são elementos exclusivos, que o diferenciam este GT Line, que aposenta um visual desportivo através da aplicação de elementos como as molduras dos faróis adicionais em cinzento “Dark Metal”, nas capas dos espelhos, saias laterais do Clio R.S., difusor traseiro com saída de escape com ponteira cromada e jantes de desenho exclusivo.
A juntar a isto tudo podemos contar ainda com o sistemas Nav Evolution, uma solução simples composta por um ecrã de 7 polegadas táctil que integra um sistema de navegação simples, ou então o sistema mais evoluído R-Link Evolution, para além de contar com Easy Park Assist, a solução da Renault para auxílio nas manobras de estacionamento, tanto em paralelo como perpendicular e espinha que se mostra bastante eficaz e sem necessidade de correção por parte do condutor se o carro for bem posicionado para a manobra.
Ou seja estamos perante um modelo que passa a ter mais qualidade no seu interior, continuando a ser um produto com espaço, confortável e dono de um design bastante agradável.
O motor um 1.5 dCi de 110cv, conta com uma caixa manual de 6 velocidades, de bastante precisão, permitindo passar de velocidade com alguma facilidade e suavidade permitindo alguma diversão quando apertamos com o acelerador.
Isto porque a resposta é mais imediata, beneficiando de um escalonamento da caixa de velocidades, de curso curto.
Mas este Clio GT Line é verdadeiramente entusiasmante quando saímos de auto estrada e no aventuramos em estradas mais sinuosas, revelando uma agilidade surpreendente, beneficiando de uma melhor afinação das suspensões realizadas neste novo look.
Por isso à medida que ganhamos confiança na sua condução e nos apercebemos do menor rolamento de carroçaria, aumenta a nossa confiança nas abordagens às curvas mais fechadas e maior é a diversão ao volante deste GT Line 110 DCI .
A posição de condução baixa, pode no entanto ser um handicap para quem não está habituado mas a verdade é que os bancos com o apoio que possuem, seguram o condutor mesmo nas curvas mais apertadas.
Mais: Motor/Conforto/Acabamentos
Menos: Volante poderia ser mais pequeno
FICHA TÉCNICA
Motor – 4 cil em linha, diesel
Cilindrada – 1461 cm3
Potência – 110 cv/4000 rpm
Binário – 260 Nm/1750 rpm
Transmissão – Dianteira
Caixa – Manual 6 vel.
Suspensão dianteira – Tipo McPherson
Suspensão traseira – Eixo de torção
Travões dianteiros – Discos ventilados
Travões traseiros – Tambor
Aceleração – 11,2 s (0-100 km/h)
Consumo – 3,5 l / 5,1 l (Autosport) /100KM
Emissões (CO2) – 90 g/km
Mala – 300 l
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