Ferrari 308 GTS – um muito especial V12 que se deve a dois Nigel, um deles Mansell
Este é um daqueles casos que por vezes dá pena, por estar a um alcance inalcançável. Confuso? Simplifiquemos.
É um Ferrari 308 GTS QV de 1985 com motor V12 de 4.8 litros e vai ser leiloado em maio, em Inglaterra, pela Silverstone Auctions. Está de facto ao alcance… mas de uns distantes 60 a 70 mil euros, e falamos apenas da base de licitação, prevendo-se que este valor suba, ou não estivéssemos a falar de um de quatro exemplares conhecidos com motor V12.
Era uma vez um 308 GTS – nasceu V8, cresceu V12
O veículo chegou a Maranello a 8 de março de 1985 e vestia uma combinação de cores pouco usual – Metallic Blue Chiaro com interiores brancos em pele. Trazia ainda opcionais em que se incluíam um spoiler dianteiro e ar condicionado.
Porém, ao fim de alguns anos o seu primeiro proprietário ficou desconsolado com a potência do motor V8, de 240 cv, e no final dos anos 80 recorreu aos serviços do concessionário da marca italiana Emblem Sports Cars, então propriedade do conhecido Campeão do Mundo de Fórmula 1, Nigel Mansell. O mecânico da altura, Nigel Hudson, propôs uma solução pouco usual – colocar-se um motor V12, de 340 cv, do Ferrari 400 no 308 GTS QV. Assim foi. Mansell adquiriu um motor à Ferrari e Hudson fez a sua parte, adaptando o motor à arquitetura do carro.
Nascia assim um de quatro modelos 308 conhecidos com esta ‘especificidade’ e a expressão “Nigel’s Flyer”. O carro foi adquirido em 2013 pelo seu atual proprietário, depois de 10 anos numa arrecadação, e este levou-o até junto de Nigel Hudson, que durante dois anos se encarregou do modelo. Motor, caixa de velocidades, travões e suspensão foram revistos por Hudson e foram colocadas novas peças onde necessário. Agora vai a leilão, é caro e tem volante à direita… mas valia o investimento, não valia?
André Duarte
0 comentários