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Novo Kia Picanto: Pequeno mas irreverente

Kia Picanto – uma aposta para os ‘trilhos’ citadinos

By on 5 Abril, 2017

A Kia Portugal revelou a terceira geração do Picanto, um modelo que mantém a sua identidade, mas incorpora funcionalidades e inovações que o fazem ter uma… ou mais palavras a dizer no mercado.

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Depois do irmão Rio, o Picanto é o segundo de cinco modelos que a Kia tem agendados para apresentar em 2017. Membro do segmento A, este é um automóvel compacto, vocacionado para uma utilização urbana, que recebeu várias atualizações – no corpo e na alma. Apertem o cinto e venham connosco conhecê-las, nas próximas linhas…

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Acertos e alterações

Começando pelo campo estético, o novo Picanto mantém as medidas da geração anterior – 1485 mm de altura; 3595 mm de comprimento e 1595 mm de largura – mas a distância entre eixos foi aumentada em 15 mm, passando para os 2400 mm. O overhang (distância do centro da roda ao extremo da carroçaria) também foi revestido, com menos 25 mm na dianteira e mais 10 mm na traseira. Alterações que se traduzem por ganhos de espaço, também na entrada e saída, no habitáculo.

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O tablier foi subido em 15 mm, com os passageiros dianteiros a estarem mais à vontade na zona dos joelhos e pernas. No centro encontramos um ecrã tátil de 7” HMI (consoante a versão e em opção com um sistema de navegação com mapa 3D e funcionalidades Apple CarPlay e Android Auto, para integração completa de smartphones; e câmara traseira de auxílio ao estacionamento) e o novo apoio de braços central com um compartimento para arrumação (deslizante em 55 mm para ambos os lados). A bagageira – equipada com um piso de dois níveis com regulação em 145 mm – aumentou de 200l para os 255l, tornando-se a maior da classe – os bancos traseiros podem ser totalmente rebatidos através do toque numa alavanca com a bagageira a chegar aos 1010l.

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Identidade estética

Na frente a carroçaria destaca-se pela grelha “nariz de tigre” e óticas angulares ligadas, a par da entrada de ar de dimensões generosas. Na lateral, destaque para a volumetria que evidencia o duplo arco das rodas, que dá mais ‘corpo’ a um conjunto caracterizado por um linha de cintura baixa e superfície da carroçaria ligeiramente esculpida. A traseira conta com óticas que sobressaem pelo seu formato em C, que se apresentam em coerência com o pára-choques. O pilar C é mais amplo e direito que no modelo anterior. Há ainda 11 acabamentos de pintura e seis novas cores: Lime Light; Shiny Red; Aurora Black; Pop Orange; Sparkling Silver; e Celestial Blue. As jantes são de 14” a 16”, entre aço e liga leve, mediante as versões.

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Versões, motorizações e melhorias

Ao mercado nacional o novo Picanto chega com duas motorizações, ambas a gasolina, 1.0 e 1.2 litros MPI, com 67 cv e 84 cv, respetivamente – até ao final do ano será lançado um motor 1.0 T-GDI com 100 cv. Todas com caixa manual de 5 velocidades, estando disponível, por encomenda, também uma caixa automática de 4 velocidades.

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Outra das novidades é o nível de equipamento GT-Line (em cima), uma estreia no modelo, e que dentro de dois meses se junta aos já disponíveis LX e EX. Os preços começam nos 11.720€  da versão 1.0 LX. Por versões temos: LX – ar condicionado; sistema Bluetooth; sistema de som MP3+USB com comandos no volante; alarme e sistema de monitorização da pressão dos pneus. EX – acresce jantes de liga leve de 15”; alavanca da caixa de velocidades forrada a pele; ou vidros tintados.

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A especial GT-Line tem: jantes de 16”; grelha específica; luzes diurnas e traseiras em LED; ponteira de escape cromada; pára-choques e saias laterais desportivas; e decoração interior específica. O Picanto incorpora uma nova plataforma, denominada K, que se caracteriza pelo aumento da utilização de aço de elevada resistência, 44%, permitindo uma redução do peso em 28 kg e melhorando a resistência torsional. O Picanto conta com o sistema de travagem com vetorização de binário (ajuda a prevenir a subviragem); modificações na suspensão, com barras estabilizadores mais rígidas; uma direção com uma relação 13% mais direta; controlo eletrónico da estabilidade; e travagem autónoma de emergência (opcional). Nota: a versão GPL que deixa de ser comercializada, uma opção da Kia Europa, por não haver um volume global de vendas que a justificasse.

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Primeiras notas

Desde o primeiro momento que se sente que estamos na posse de um puro citadino, com medidas compactas que se manuseiam com toda a calma e confiança, mesmo nos percursos urbanos com trânsito mais exigente. Nas três horas que com ele partilhámos, os 67 cv pareceram-nos muito bem aproveitados e suficientes para a condução a que o novo Picanto se propõe – citadina. Porém, em auto-estrada também oferece toda a comodidade para uma viagem mais longa. A caixa manual de cinco velocidades está bem escalonada e, se necessário, com a relação certa, podemos pisar com maior afinco o acelerador, que o Picanto não se fica. A suspensão, também melhorada, proporciona-nos uma viagem cómoda em ambas as situações e os travões são bastante eficazes.

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Em estrada sente-se que o todo nos envolve numa harmonia de aura jovial, revelando-se aquele companheiro que tem sempre algo de bom, à espera, para nos confortar. O visual está refrescado e as linhas não ficam a dever em nada àquilo que presumivelmente se pede nos dias de hoje.

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Ainda que maior na habitabilidade, e apesar de não termos tido ocasião de experimentar, acreditamos que levar cinco elementos de maior estatura poderá ser uma tarefa algo hercúlea – principalmente para colocar as pernas nos bancos de trás. No entanto, este será um carro mais talhado para uma utilização regular de uma ou duas pessoas, em contexto urbano, e aí, nada a dizer, até porque quando for preciso levar os amigos, irá arranjar-se sempre espaço para as necessidades. No fundo, o primeiro contacto deixou uma agradável sensação de leveza e bem estar, num produto que aparenta cumprir tudo aquilo que, só de si… já não é tarefa fácil.

Motor   Potência          Caixa   Versão            Preço

1.0       67 cv   5MT     LX        13.120€

1.0       67cv    5MT     EX        13.820€

1.2       84 cv   5MT     GT-Line           15.570€

1.0       67 cv   auto     LX        15.270€

1.0       67cv    auto     EX        16.320€

1.2       84 cv   auto     GT-Line           17.320€

Nota: aos preços apresentados (que incluem transporte e despesas de legalização) serão retirados 1400€ durante campanha de lançamento

 

 

 

 

 

 

 

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