Skoda com forte aposta no mundo elétrico – cinco modelos em agenda
O desenvolvimento de modelos elétricos está a ter franca expansão no mercado automóvel. Uma das mais recentes marcas a revelar as suas intenções nesse capítulo foi a Skoda. A marca checa está empenhada em dar largas à comercialização de veículos de elétricos e tem previsto o lançamento de cinco modelos até 2025 – a começar por uma versão híbrida plug-in do Skoda Superb já em 2019. Já o protótipo do primeiro veículo totalmente elétrico será apresentado já em abril próximo, no Salão de Xangai, com a chegada ao mercado agendada para 2020.
Ainda sem estar garantido, poderá chamar-se Aratan – o mais recente nome já registado pela marca – e dele teremos a primeira perceção ao vivo no referido salão, sob a designação Vision E – um protótipo que nos permitirá perceber melhor as linhas guias e a abordagem inicial da Skoda no mundo dos veículos elétricos.
O Vision E é um SUV Coupé de cinco portas e tem 4645 mm de comprimento; 1917 mm de largura; 1550 mm de altura; e uma distância entre eixos de 2850 mm. A silhueta é fluída e o tejadilho ligeiramente adornado sob a carroçaria, ao melhor estilo coupé. O overhang (distância das rodas às extremidades da carroçaria) é reduzido, tanto na frente como na traseira, com os designers a preocuparem-se em desenvolver um modelo que ofereça amplo espaço interior, segundo avança a marca. A posição de condução é elevada – mais 25% que o Superb – fruto da utilização da plataforma MEB do Grupo Volkswagen, que também permitiu um ganho de 7% de espaço para os joelhos nos lugares traseiros, conforme adianta a marca. No interior temos quatro lugares, que podem ser cinco quando o modelo chegar ao mercado, e um ecrã de 12 polegadas na consola central.
Esta é também uma proposta que incorpora o nível 3 da condução autónoma – pode operar autonomamente em situações de trânsito e congestionamento; manter-se na faixa de rodagem ou desviar-se; realizar manobras como ultrapassagens; procurar autonomamente lugares livres em parques, estacionar e sair do estacionamento. Tudo isto possível graças aos inúmeros sensores e câmaras de que está munido o Vision E.
O modelo tem 225 kW, disponíveis desde o arranque e uma velocidade máxima de 180 km/h. A potência prevê-se rondar um pouco mais que os 300 cv. As baterias de iões de lítio juntamente com o sistema de recuperação de energia permitem uma autonomia até 500 km. O veículo incorpora dois motores elétricos, um em cada eixo, que através da gestão eletrónica coordenam a tração integral de modo a garantir os melhores níveis de performance, estabilidade e segurança.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários