Volkswagen Golf – um mundo a descobrir
O Golf é um modelo de inegável sucesso no seio da Volkswagen. É natural por isso que a expectativa seja grande face à nova geração do modelo que chegou esta semana ao mercado nacional.
Um dos grandes destaques vai para o facto de ser o primeiro compacto com sistema de controlo por gestos. Mas não é tudo. O Golf vem incorporado com infotainment de última geração e funções de condução autónoma, o novo motor 1.5 TSI com uma potência até 150 Cv e nova transmissão DSG de 7 velocidades. Além disso, será lançada brevemente uma variante BlueMotion de 130 Cv. A Volkswagen aumentou a potência na versão do Golf GTI para 245 Cv. A nova transmissão automática de dupla embraiagem DSG de 7 velocidades permite uma redução do consumo até 0,3 l/100 km. Todos os modelos Golf estão disponíveis com tecnologia BlueMotion – sistema “Start/Stop” e modo de recuperação da energia de travagem. Na dianteira temos novos pára-choques e novos faróis duplos de halógeneo ou em LED enquanto na traseira há faróis em LED de série e pára-choques revisto. O Golf está disponível com Traffic Jam Assist e Emergency Assist pela primeira vez.
Os preços de comercialização em Portugal, na fase de lanamento, começam nos 22.900€ para a versão a gasolina com motor 1.0 TSI de 110 cv. Já no capítulo diesel, a versão de entrada situa-se nos 27.824€ para o motor 1.6 TDI de 90 cv – confira a tabela de preços AQUI .
Assim, como já lhe dissemos, nesta fase de lançamento, a versão mais barata custa 22.900€ (1.0 TSI de 110 cv), enquanto a gasóleo a proposta mais interessante chega-nos pela mão do 1.6 TDI de 115 cv (mais 5 cv do que anteriormente), que custa 27.824,92€, conseguindo assim praticar um preço inferior ao 1.6 TDI de 90 cv (28.111,45€). Pode consultar a tabela de preços aqui.
Em 10 pontos, a marca resume assim as principais características do novo modelo:
- O sistema de infotainment “Discover Pro” passa a contar com o controlo por gestos.
- Nova gama de sistemas de infotainment com ecrãs tacteis de maiores dimensões.
- Serviço em rede “Guide & Inform” e novo serviço Car-Net “Security & Service”.
- Graças ao novo sistema de assistência em zonas de grande tráfego, o Golf é conduzido de forma autónoma no tráfego urbano a uma velocidade até 60 km/h.
- Novo motor a gasolina 1.5 TSI (130 e 150 Cv) para as versões Golf e Golf Variant.
- Novo Golf GTI Performance com potência de 245 Cv.
- A nova transmissão DSG de dupla embraiagem com 7 velocidades reduz o consumo em 0,3 l/100 km.
- Novos pára-choques, nova grelha do radiador e novos faróis traseiros “Full” LED de série.
- Os novos faróis em LED do Golf de 2017 substituem a totalidade dos faróis em xénon dos modelos Golf e Golf Variant.
- O equipamento de série da versão base inclui o novo sistema de infotainment “Composition Colour”.
Em que consiste o sistema de controlo por gestos
O controlo por gestos – disponível na versão topo “Discover Pro” – funciona em vários menus. Um simples gesto da mão é tudo quanto basta para mover os itens do menu dispostos horizontalmente, da direita para a esquerda. Tal permite ao condutor percorrer o menu principal, mudar a estação de rádio, “saltar” para a frente ou para trás na lista de reproduções, ou passar folhas no Picture Viewer e nos álbuns musicais (Coverflow). Um reflexo de luz e a visualização do “símbolo de uma mão” indicam os contextos nos quais o controlo por gestos é utilizado. A operação do utilizador é assistida de um feedback interativo visual. Quando se realiza um movimento de varrimento com êxito, este é confirmado adicionalmente através de um efeito sonoro que pode ser desativado.
O foco da atenção centra-se na exibição digitalizada do display e na expansão do conceito de controlo que se aplica em cada vez mais áreas. A base da digitalização encontra-se no novo ecrã “Active Info Display” e no referido sistema de infotainment com controlo por gestos. Deste modo, o Golf é o primeiro automóvel do mundo na gama dos compactos que pode ser equipado com controlo por gestos. Ao mesmo tempo, a Volkswagen atualizou a gama de sistemas de infotainment. As características mais importantes são o novo desenho e touchscreens de maiores dimensões. Ao mesmo tempo foi aumentada a oferta de serviços online e foram expandidos os aplicativos App Connect. Deste modo é possível, por exemplo, abrir a porta da casa remotamente através do “DoorBird” e o MirrorLinkTM, permitindo a entrega de bens quando ninguém estiver em casa. Graças ao “DoorBird” um link por vídeo pode ser operado automaticamente entre o carro e a casa sempre que alguém toque à campainha da porta.
Sistema de assistência semiautomática
Condução semi-automática em filas de trânsito. A Volkswagen desenvolveu o Traffic Jam Assist baseado no Lane Assist (saída de faixa de rodagem) e no ACC (Adaptive Cruise Control – cruise control adaptativo) para todos os modelos Golf equipados com transmissão automática de dupla embraiagem (DSG). O sistema permite uma condução mais confortável em filas de trânsito e em zonas urbanas (stop & go). Também torna mais segura a condução em engarrafamentos, porque o Traffic Jam ajuda o condutor a evitar as colisões traseiras que são típicas nessas situações.
“Lane Assist” plus ACC. Graças à interação de vários sistemas de condução, o Golf pode ser conduzido, pela primera vez, de forma semi-automática até 60 km/h. O sistema “Lane Assist” oferece também a funcionalidade de orientação adaptativa na faixa de rodagem. O sistema não só corrige a direção quando se ocorre uma mudança involuntária na faixa de rodagem, voltando o volante ligeiramente na direção contrária, como também mantém o Golf no centro da faixa ou no posicionamento preferencial do condutor quando foi ativado o sistema adaptativo da faixa de rodagem. O segundo sistema de assistência a ser integrado no Traffic Jam Assist é o ACC. Isto porque a aceleração e a travagem são automáticas em condução “stop and go” quando é ativado o ACC. Os sistemas ACC e “Lane Assist” estabelecem uma ligação no Traffic Jam Assist. Tal significa que o sistema permite umaorientação longitudinal e transversal assistida. O veículo realiza manobras de direção, aceleração e de travagem automaticamente, dentro dos limites do sistema, mas apenas em situações em que o condutor mantenha as mãos no volante e possa intervir em qualquer momento, em caso de necessidade.
Equipamento de série
A versão base oferece a partir de agora equipamentos como o novo sistema de infotainment “Composition Colour”, luz de condução diurna em LED e faróis traseiros em LED. O equipamento de série foi ainda enriquecido com faróis duplos, ar condicionado e o sistema “Start/Stop” com recuperação da energia de travagem. A partir da versão “Confortline” é também oferecido o “Cruise Control Adaptativo ACC” com sistema “Front Assist”, o assistente de travagem de emergência em cidade (City Emergency Braking) e o sistema de deteção de peões. O Golf Confortline é proposto com jantes em liga leve de 16 polegadas, de série. O equipamento do Golf Highline oferece adicionalmente outros detalhes como jantes de 17 polegadas. Os modelos Golf GTD, Golf GTD Variant e Golf GTI, oferecem detalhes como faróis Full LED.
Versões
Golf Confortline. Três portas, cinco portas e Variant com motor TSI (a partir de 110 Cv), TDI (a partir de 90 Cv) e TGI (110 Cv).
Golf Highline. Três portas, cinco portas e Variant com motor TSI (a partir 150 Cv).
Golf GTD. Três portas, cinco portas e Variant com motor TDI (184 Cv).
Golf GTI. Três portas e cinco portas com TSI (245 Cv).
Golf Alltrack. Variant com motor TDI (a partir de 150 Cv).
Motores a gasolina (TSI) em detalhe
De 110 Cv a 310 Cv. Todos os modelos Golf a gasolina apresentam motores turbo (TSI) com injeção direta. Os motores TSI oferecidos com a introdução no mercado do novo Golf possuem potências de 110 Cv para o Golf 1.0 TSI. O Golf GTI Performance com uma potência maior de 245 Cv (mais 15 Cv) irá chegar posteriormente ao mercado. Também será apresentado a breve trecho o potente Golf R de 310 Cv (mais 10 Cv). Todas as versões TSI podem ser equipadas com caixa manual de 6 velocidades ou, alternativamente, caixa DSG de 7 velocidades.
1.0 TSI de de 110 Cv. O nível de rendimento seguinte é o Golf que desenvolve uma potência de 110 Cv, tão elevada como o primeiro Golf GTI do ano de 1976. Este valor encontra-se dentro de uma faixa de rotações de 5.000 a 5.500 rpm. O motor desenvolve o binário máximo de 200 Nm entre as 2.000 e as 3.500 rpm. Equipado com este motor, o rápido Golf acelera de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 196 km/h. O consumo médio de combustível é de 4,8 l/100 km (CO2: 109 g/km).
Prestações de condução e valores de consumos do Golf Variant 1.0 TSI de 110 Cv: aceleração de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos, velocidade máxima de 197 km/h, consumo de 4,9 l/100 km (emissões de CO2: 112 g/km). O TSI de 110 Cv pode ser acoplado opcionalmente com a transmissão DSG de 7 velocidades que reduz tanto o consumo como as emissões de CO2.
2.0 TSI de 245 Cv. O motor TSI de 2.0 litros e 245 Cv equipa exclusivamente o Golf GTI Performance. O condutor do Golf GTI, ícone entre os compactos desportivos, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h (DSG: 248 km/h). O consumo médio do motor a gasolina com caixa manual é de 6,5 l/100 km (CO2: 148 g/km). Com a transmissão DSG de 7 velocidades opcional, o consumo do Golf GTI é reduzido para 6,3 l/100 km (CO2: 144 g/km).
Motores Diesel (TDI) atuais em detalhe
De 90 Cv a 184 Cv. De igual modo que os motores a gasolina, as versões Diesel do Golf são equipadas com motores turbo de injeção direta. Os TDI que são propostos na fase de lançamento no mercado do novo Golf possuem potências de 90 Cv (Golf 1.6 TDI) e de 184 Cv (Golf GTD, Golf GTD Variant e Golf Alltrack). Excetuando a versão base Diesel, todos os TDI são propostos com uma transmissão DSG 7 velocidades.
1.6 TDI de 90 Cv. O motor de acesso ao mundo dos Diesel Euro 6 para o Golf é uma versão de 90 Cv e 1.6 litros de cilindrada. Como todos os TDI, o motor de acesso desenvolve um elevado binário a um baixo regime de rotações: 230 Nm entre as 1.400 e as 2.750 rpm. O rendimento máximo é alcançado entre as 2.750 e as 4.600 rpm. O Golf 1.6 TDI acelera de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 184 km/h. Os seus baixos valores de consumo e de emissões de CO2 são de 4,1 l/100 km e de 106 g/km, respetivamente.
As prestações de condução e os valores de consumo do Golf Variant 1.6 TDI de 90 Cv são uma aceleração de 0 a 100 km/h em 12,9 segundos, uma velocidade máxima de 185 km/h e valores de consumo de 4,1 l/100 km (CO2: 106 g/km).
1.6 TDI de 115 Cv. O Golf 1.6 TDI de 115 Cv oferece um binário máximo de 250 Nm entre as 3.250 e as 4.000 rpm (máximo disponível entre as 1.500 e as 3.200 rpm). Equipado com este TDI e uma caixa manual, o Golf acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 198 km/h. O consumo médio é notavelmente baixo: 4,1 l/100 km (CO2: 106 g/km). Este motor pode opcionalmente ser acoplado a uma transmissão DSG de 7 velocidades que reduz ainda mais o consumo.
Prestações de condução e valores de consumo do Golf Variant 1.6 TDI de 115 Cv: aceleração de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos, velocidade máxima de 200 km/h, consumo de 4,1 l/100 km (emissões de CO2: 106 g/km).
2.0 TDI de 150 Cv. O TDI de 2.0 litros e 150 CV dos modelos Golf e Golf Variant (a partir da versão “Confortline”) é também proposto para o Golf Alltrack. O motor de 4 cilindros está equipado com dois eixos balanceiros que proporcionam uma grande suavidade de andamento. O Golf oferece consumos e emissões de CO2 de apenas 4,2 l/100 km e de 109 g/km, respetivamente. O TDI desenvolve a potência máxima entre as 3.500 e as 4.000 rpm e o binário máximo de 340 Nm surge a partir das 1.750 rpm (até 3.000 rpm). O Golf 2.0 TDI Confortline acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e atinge uma velocidade máxima de 216 km/h.
O Golf 2.0 TDI Variant apresenta os seguintes valores: consumo de 4,3 l/100 km (CO2: 111 g/km), aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e velocidade máxima de 218 km/h. Os valores do Golf Alltrack são: aceleração de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, velocidade máxima de 207 km/h e consumo de 5,1 l/100 km (emissões de CO2: 133 g/km). Todas as versões TDI de 150 CV podem ser combinadas opcionalmente com a transmissão DSG de 7 velocidades.
2.0 TDI de 184 Cv. A Volkswagen equipa de série os modelos Golf GTD e Golf GTD Variant, assim como opcionalmente o Golf Alltrack, com um motor TDI de 2.0 litros que debita uma potência de 184 Cv entre as 3.500 e as 4.000 rpm. Neste caso, também está equipado com dois veios balanceiros que proporcionam uma grande suavidade de rolamento. O extraordinario binário máximo de 380 Nm acontece logo a partir de uma baixa rotação, de 1.750 rpm, mantendo-se constante até às 3.250 rpm. O potente Golf GTD acelera de O a 100 km/h em 7,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 231 km/h. O consumo medio do modelo é de 4,4 l/100 km (CO2: 116 g/km), um valor bastante baixo para um modelo cariz mais desportivo.
Os valores do Golf GTD Variant são: aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, velocidade máxima de 231 km/h e consumo de 4,7 l/100 km (emissões de CO2: 124 g/km). Os modelos Golf GTD podem ser equipados opcionalmente com uma transmissão DSG de 7 velocidades (anteriormente DSG de 6 velocidades). O Golf Alltrack com esta potência é equipado de série com a transmissão de dupla embraiagem. O consumo médio é de apenas 5,2 l/100 km (CO2: 137 g/km).
Motor de gás natural (TSI) em detalhe
1.4 TGI de 110 Cv. O motor 1.4 TGI do Golf, propulsionado por gás natural e gasolina, é um motor especialmente ecológico que arranca automaticamente no modo de propulsão por gás (exceto a baixas temperaturas). Quando acaba a reserva de gás natural, o sistema de propulsão liga automaticamente a unidade a gasolina. A combinação de ambos os modos de propulsão origina uma extraordinária autonomia de aproximadamente 1.270 km. O motor turbo de injeção direta do rápido Golf 1.4 TGI acelera de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos e atinge uma velocidade máxima de 195 km/h. A potência de 110 Cv está disponível entre as 4.800 e as 6.000 rpm. O motor de gás natural desenvolve o binário máximo de 200 Nm entre as 1.500 e as 3.500 rpm. O Golf 1.4 TGI oferece os seguintes valores: consumo de 3,6 kg/100 km de gás natural (CO2: 98 g/km) e de gasolina de 5,6 l/100 km (CO2: 127 g/km).
Os valores de consumo do Golf Variant 1.4 TGI são idênticos. As prestações de condução são uma aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e uma velocidade máxima de 196 km/h. Os dois modelos Golf TGI podem ser combinados opcionalmente com a transmissão DSG de 7 velocidades.
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