Renault Grand Scénic – juntar espaço e emoção
O novo Renault Grand Scénic é um modelo de sete lugares que pretende mostrar que um monovolume tem muito mais para oferecer que simplesmente espaço. A sua quarta geração está disponível com motores diesel com potências a variarem entre os 110 e 160 cv e um preço de entrada a partir dos 35.440€. Porém, vamos por partes…
Exterior
O modelo apresenta linhas de carroçaria fluídas, não descurando, contudo, o seu ADN – espaço e modularidade. Um design que bebeu influências no Renault Space, como a marca afirma. A pintura bi-tom é mais uma caraterística diferenciadora no segmento, assim como as jantes de 20 polegadas, disponíveis de série em todas as versões e que são um marco visual na carroçaria.
A exemplo do que acontece com os restantes modelos da gama, o novo Renault Grand Scénic exibe a nova assinatura luminosa. Na dianteira, os faróis em forma de C recorrem à tecnologia LED Pure Vision, enquanto, na traseira, as luzes proporcionam um efeito 3D com a tecnologia Edge Light.
Interior
Basta o Grand Scénic ‘sentir’ a aproximação do cartão mãos-livres para as luzes diurnas e os faróis traseiros se acenderem. Os espelhos retrovisores abrem-se e o ambiente do habitáculo ilumina-se. Já no interior somos prendados com bancos dianteiros com espuma de dupla densidade, herdados do Renault Espace, que estão também disponíveis com regulação elétrica de oito modos (lombar incluída), função de massagem e aquecimento.
Mediante as versões, o banco do passageiro dianteiro pode assumir a posição de mesa. Graças ao sistema “One Touch Folding”, com um único toque no R-LINK 2, ou nos comandos situados no porta-bagagens, é possível rebater, automaticamente, os bancos traseiros, com o objetivo de obter um piso plano. A consola central deslizante faz parte dos equipamentos do novo Renault Grand Scénic. Para além do espaço de arrumação que disponibiliza – iluminado e fechado – acumula a função de apoio de braço e integra diferentes tomadas (USB, jack e de 12v), tanto para os passageiros dianteiros, como para os da segunda fila de bancos.
Com 63 litros de espaços de arrumação, o novo Renault Grand Scénic também é a referência do segmento, segundo a marca, a esse nível, destacando-se a gaveta Easy Life situada em frente ao banco do passageiro dianteiro. Herdada do novo Espace, é iluminada e climatizada, oferece uma excecional capacidade de arrumação, abre-se eletricamente por intermédio de um sensor e tranca-se, automaticamente, com a imobilização do automóvel. Uma referência, ainda, para os quatro compartimentos integrados no piso.
Nota ainda para as prateleiras Easy Life, que suportadas nas costas dos bancos dianteiros, fazem as delícias de crianças e adultos. Referência, igualmente, para o porta-bagagens. Com um volume de 596 litros, oferece mais espaço que a geração anterior.
Sistema R-Link 2
Através do R-LINK 2 podem ser selecionados diferentes modos de condução: Normal; Eco; Confort; Sport; e Perso. No fundo, a parametrização do automóvel ao nível da suspensão, direção, velocidade de resposta do acelerador e do motor, ambiente do habitáculo – cinco cores disponíveis – bem como a rapidez das passagens da caixa, no caso das versões equipadas com a caixa de velocidades EDC de dupla embraiagem.
O ecrã retrátil, a cores está posicionado em cima do tablier, não obriga a tirar os olhos da estrada para o condutor ver as informações relacionadas com a navegação, velocidade, sinalização e avisos para cumprir distâncias de segurança.
Há ainda o ecrã de 8,7 polegadas – um autêntico tablet – colocado na consola central. Com grafismos sofisticados e intuitivos é o centro de comando do sofisticado sistema R-Link 2, que inclui a navegação 3D, telefone, aplicações, rádio – associado ao sistema áudio BOSE Surround – , ar condicionado, correio eletrónico, entre outras funções, como a tecnologia Multi-Sense.
Tecnologias de segurança
O modelo vem também recheado com sistemas de segurança: sistema de travagem ativa de emergência – também com deteção de peões; regulador de velocidade adaptativo; assistente de manutenção de via; alerta de deteção de fadiga; alerta de transposição involuntária de via; alerta de distância de segurança; alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito; aviso de ângulo morto; câmara de marcha-atrás; comutação automática dos faróis de máximos para médios; ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro, lateral e Easy Park Assist. Um sistema de estacionamento mãos livres que, para além de ajudar a identificar um lugar de estacionamento, mede o espaço disponível com o auxílio de sensores e assume o controlo da direção para realizar a manobra de estacionamento.
Motorizações
O novo Renault Grand Scénic está disponível com três motorizações diesel, com a marca a fazer particular menção ao motor Energy dCi 160 EDC Twin Turbo. Um bloco diesel com dois turbos. Um de muito baixa inércia, que permite fazer arranques e respostas enérgicas logo a partir dos baixos regimes e um segundo turbo que permite recuperações e acelerações mais rápidas. Associado à caixa de dupla embraiagem EDC de seis velocidades, reivindica 160 cavalos de potência e um binário máximo de 360 Nm. Um motor que alia performances como 200 km/h de velocidade máxima e 10,7 segundos dos 0 aos 100 km/h a consumos combinados de 4,7l/100km.
Em alternativa e, apenas disponível com caixa manual de seis relações, referência para os Energy dCi 130 e Energy dCi 110, com a novidade de ser associado à caixa automática EDC, de dupla embraiagem, de 7 velocidades. Desde que equipado com Via Verde, é taxado nas portagens nacionais como Classe 1 e está disponível na rede de concessionários por um preço a partir dos 35.440€.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários