Volkswagen: I.D. Buzz “pão-de-forma” eléctrico poderá ser lançado em 2022

I.D. BUZZ – apresentado na europa

By on 10 Março, 2017

O I.D. Buzz é um dos modelos da Volkswagen que foi revelado ao mundo em Detroit e agora apresentado a nível europeu no Salão de Genebra. O objetivo deste protótipo é antecipar o design e a tecnologia que estarão presentes num modelo de produção, a ser lançado num futuro próximo. Caracteriza-se pelas medidas generosas, franca habitabilidade e pelas bagageiras.

O veículo foi fabricado sobre a plataforma modular MEB – a mesma utilizada no concept I.D. – que está desenhada especificamente para ser utilizada em modelos elétricos. A carroçaria é ao jeito de a de um monovolume e o habitáculo tem capacidade para um máximo de oito passageiros, num modelo com 4,94 metros de comprimento e distância entre eixos de 3,30 metros. Para o acesso ao habitáculo o modelo conta com quatro portas laterais – as traseiras são de correr com acionamento elétrico. Já no interior encontramos bancos são rebatíveis que podem ser deslocados longitudinalmente através de calhas que estão no piso do habitáculo. Curioso é o facto de o I.D. Buzz ter dois porta-bagagens. O primeiro está posicionado debaixo do capot e tem uma volumetria de 200 litros; o segundo é de maior dimensão, 660 litros, e está situado atrás da última fila de bancos.

Para propulsionar este veículo estão previstos dois sistemas. O primeiro, de tração traseira, com uma potência até 272 cv conseguida através da energia fornecida por uma bateria de iões de lítio com 83 kWh de capacidade. O segundo, de tração integral, consiste em ter-se um motor por cada eixo que, no conjunto, debitam uma potência de 374 Cv e funcionam graças à eletricidade acumulada numa bateria com 111 kWh de capacidade.

O I.D. BUZZ mais potente é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,3s e alcançar 160 km/h de velocidade máxima eletronicamente limitada. A autonomia da versão menos potente é de 450 km, enquanto a variante com mais potência ascende aos 600 km. Este protótipo admite dois tipos de carga: mediante um cabo ou através de um sistema de indução.

Em Genebra este novo ‘pão de forma’ conhece uma versão especial, intitulada ’70 Years of Bulli’.

DBF20170603001

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)