RS 245, um Skoda muito Octavia
Entre as várias novidades da Skoda no Salão de Genebra, há uma que, pela sua genética desportiva, chama inegavelmente à atenção. Falamos do Skoda Octavia RS 245 que conheceu no evento suíço a sua apresentação mundial.
Como se pode perceber, a nomenclatura 245 apresenta a potência debitada pelo motor a gasolina TSI de 4 cilindros que permite acelerações dos 0 aos 100 km/h em 6,6s e disponibiliza uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 250 km/h. O binário máximo de 370 Nm é alcançado entre as 1.600 e as 4.300 rpm. O modelo pode vir acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades ou uma transmissão de dupla embraiagem de 7 velocidades e está disponível em duas verões – Limo e Break.
A suportar a potência está um chassis desportivo que rebaixou a carroçaria em 15 mm, enquanto a via traseira é 30 mm mais larga que a do seu antecessor – Octavia RS 230. De série está equipado com jantes em liga leve de 19 polegadas na tonalidade preto brilhante; o sistema de estabilidade ESC com o modo Sport, bem como o diferencial de deslizamento limitado VAQ regulado eletronicamente, que enfatizam o caráter dinâmico do automóvel. O mesmo se aplica à direção progressiva e ao opcional Dynamic Chassis Control (DCC).
Este RS tem uma presença de linhas robusta, com uma nova seção dianteira, com uma grelha do radiador mais larga e generosas entradas de ar em favo de mel no redesenhado para-choques. A grelha do radiador e a moldura da armação têm um acabamento em preto brilhante. Os faróis redesenhados com um aspeto cristalino e recurso à tecnologia LED e o sistema de iluminação dianteira adaptativa – AFS, são de série. Os faróis de nevoeiro, os farolins e a iluminação da placa de matrícula também apresentam tecnologia em LED com um visual cristalino. Os espelhos retrovisores e os tubos de escape trapezoidais são igualmente em preto.
No interior destaque para: bancos desportivos em couro e logo RS, que se encontra também nas soleiras das portas; volante multifunções desportivo em couro perfurado e com patilhas integradas para transmissões DSG; iluminação ambiente em LED, proposta com dez opções de cor; um ecrã a cores Maxi-DOT.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários