Renault Zoe E-Sport Concept – Carregar baterias e desfrutar… ao máximo

By on 8 Março, 2017

Geralmente associamos a condução de veículos elétricos a ritmos calmos e ponderados… para pouparmos a bateria. Porém, e contrariando essa propensão, a Renault apresentou no Salão de Genebra um ZOE com um pedigree bem diferente.

O Renault Zoe E-SPort Concept é um desportivo que beneficia da experiência adquirida, ao longo de 3 anos, pelo Grupo Renault, no campeonato de Fórmula E. Os registos falam por si: dois motores elétricos que geram 460 cv; 0 aos 100 km/h em 3,2s; velocidade máxima de 210 km/h atingida em menos de 10 segundos; binário máximo de 640 Nm – 320 Nm por motor; em algumas décimas de segundo atinge um regime de 4300 rpm; e um peso de 1400 kg (incluindo os 450 kg das baterias).

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Design exterior

O ZOE e-Sport Concept assume a sua descendência da Fórmula E com a cor inspirada na escuderia campeã em título, a Renault e.dams 2016 – 2017. Mas o caráter visual desportivo vai além da cor: assinatura luminosa em forma de C, que carateriza a identidade visual da marca Renault e que enquadra os faróis dianteiros; retro iluminado e numa posição quase vertical, o losango Renault destaca-se à frente e atrás, tal como no concept-car Renault TreZor, revelado no passado mês de outubro; a abertura das portas do ZOE e-Sport Concept faz-se com um simples toque na zona ‘open’, equipada com sensores táteis; o ZOE e-Sport Concept está equipado com jantes Sport em alumínio, dotadas de porca central; carroçaria em carbono, tal como a dos monolugares da Renault e.dam; aerodinâmica assegurada por uma lâmina sob o para-choques dianteiro, um fundo plano, um extrator de ar sob o para-choques traseiro, inspirado na Fórmula E, bem como um defletor em carbono no portão traseiro que integra a linha de iluminação para a luz de stop; chassis que integra um arco de segurança tubular em aço, equipado com proteções em Kevlar.

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Interior

No interior, o posto de pilotagem é dedicado à competição. O ZOE e-Sport Concept dispõe de dois bancos baquet Recaro, equipados com arnês de competição. O piloto, como na Fórmula E, tem acesso a parâmetros de regulação do grupo motopropulsor e da gestão da energia. No painel de bordo estão disponíveis três ilhas centrais, dedicadas ao comando da caixa, ao modo de andamento – 4 combinações possíveis – e à repartição da travagem. Um conjunto de comandos no painel de bordo controla as cinco funções de iluminação. As cores e os materiais utilizados no habitáculo evocam o caráter desportivo. Os bancos, o volante e os painéis das portas estão revestidos por Alcantara pespontado.

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Motorização embebida de competição

O motor do ZOE e-Sport Concept é inspirado nas tecnologias desenvolvidas pelos engenheiros da Renault Sport Racing e pela escuderia Renault e.dams. O modelo recebe dois motores situados na traseira com uma potência total de 340 kW/460 CV que utilizam a tecnologia de íman permanente de alta capacidade, tal como na Fórmula E. Possui também duas baterias com uma capacidade de armazenamento de 40 kWh cada.

A eletrónica de controlo, configurada pela Renault, efetua a gestão, de forma precisa e dinâmica, da energia das baterias de acordo com as exigências do piloto. A gestão energética é totalmente parametrizável e regulável, antes de cada utilização e na pista.

As regulações eletrónicas propõem quatro modos de condução. Estas combinações adaptam o automóvel aos objetivos do piloto, quer privilegie o desempenho desportivo ou a autonomia. Adaptam-se igualmente ao tipo de circuito e ao estilo de condução, através da dosagem da potência atribuída a cada motor para acionar as rodas dianteiras ou traseiras.

Como na Fórmula E, o sistema de arrefecimento a ar/água assegura que a eletrónica e as baterias se mantêm à temperatura correta e inclui um radiador instalado em posição frontal.

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Componentes mecânicos para a competição

A conceção e a regulação do chassis foram orientadas pela procura dos mais elevados desempenhos. O chassis de aço tubular, concebido pela Tork Engineering, deriva dos modelos da Renault Sport anteriormente presentes nas provas de montanha ou sobre o gelo; conta com uma distância ao solo inferior, vias alargadas e 4 rodas motrizes; as suspensões do tipo ‘duplo triângulo’ dianteira e traseira, provenientes diretamente da competição, garantem, em todas as situações, a precisão da geometria dos eixos; os amortecedores reguláveis de tipo ‘4 vias’ OHLINS, igualmente provenientes da competição, podem ser ajustados; as rodas de 20 polegadas transmitem a totalidade da potência do automóvel ao solo; dispõe de discos de travões de grandes dimensões;

Com esta ligação ao solo de elevado desempenho e totalmente regulável, também é possível uma utilização radical do ZOE e-Sport Concept em circuito. O piloto pode adaptar o chassis de acordo com todo o conjunto de regulações habitualmente utilizadas em pista. A afinação ‘circuito’ é completada, como na competição, por pneus slick, que permitem obter o máximo de grip em piso seco.

 

 

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