Mercedes com Classe… E Cabriolet
A Mercedes lançou o novo Classe E Cabriolet. Quatro lugares, capota de lona clássica e um design elegante saltam de imediato à vista neste novo modelo. Mais em pormenor, este inclui integração de smartphone com carregamento sem-fios e chave digital, um cockpit panorâmico de grandes dimensões e avançados sistemas de assistência. Como opcional, o Cabriolet pode ser equipado com o sistema defletor de ar elétrico AIRCAP e com o sistema de aquecimento da zona do pescoço AIRSCARF – para melhorar o conforto durante a condução com a capota aberta. Pela primeira vez, o Cabriolet também está disponível com sistema de tração integral 4MATIC.
Quando a capota está fechada, o Classe E Cabriolet evidencia uma silhueta idêntica à do Classe E Coupé e apresenta as mesmas proporções expressivas. A secção dianteira ostenta uma grelha de radiador em padrão diamante posicionada a baixa altura e a estrela localizada ao centro, os faróis LED High Performance – ou os opcionais faróis Multibeam LED de alta resolução – o capot prolongado de geometria pronunciada com power domes e os vidros laterais com possibilidade de serem totalmente abertos destacam o dinamismo do Cabriolet. As linhas da capota com óculo traseiro fluem até à secção traseira. A linha de cintura juntamente com os farolins traseiros de tecnologia LED realçam o carácter desportivo do modelo de quatro lugares. Como nova característica, os grupos óticos traseiros também proporcionam um esquema de iluminação especial ao condutor quando este se aproxima ou deixa o veículo.
O modelo inclui um novo elemento visual em alumínio anodizado e polido (alumínio mate no caso da linha de equipamento AMG) constituído pelo friso de revestimento no pilar A, friso superior do para-brisas, friso da linha de cintura e um friso de revestimento que circunda o lado exterior do compartimento de acondicionamento da capota de lona. A terceira luz de stop com lente transparente foi integrada neste friso sob o compartimento de acondicionamento da capota de lona. A suspensão foi rebaixada em 15 milímetros comparativamente à do Classe E Limo e enfatiza igualmente o carácter desportivo luxuoso do Classe E Cabriolet. A isto juntam-se jantes de 17 polegadas, de série.
Conheça este Mercedes Classe E Cabriolet em pormenor:
Capota de lona: A capota de lona está disponível nas cores castanho-escuro, azul-escuro, vermelho escuro ou preto. O modelo é equipado de série com capota de lona acústica, totalmente automática. A sua estrutura de várias camadas com um isolamento exímio reduz a transmissão de ruído proveniente do exterior, o que permite aos ocupantes dialogarem mais facilmente entre si mesmo quando o veículo se desloca a alta velocidade. A estrutura da capota de lona tem um efeito igualmente positivo no que diz respeito ao conforto da climatização, tornando o Cabriolet um veículo adequado para ser utilizado durante todas as estações do ano.
Adotada do Classe S Cabriolet, a capota de lona também cumpre as normas de qualidade em termos de durabilidade e funcionalidade. Pode ser totalmente aberta e fechada em 20 segundos com o veículo a uma velocidade igual ou inferior a 50 km/h. Após a abertura, a capota é dobrada de forma silenciosa e é arrumada no seu compartimento de acondicionamento na bagageira. Uma cobertura retrátil separa a capota de lona do restante espaço da bagageira. Graças ao controlo totalmente elétrico incluído no pack opcional Cabriolet Comfort, o condutor não necessita de parar o veículo para operar manualmente a cobertura retrátil no interior da bagageira. A capacidade da bagageira é de 385 litros (310 litros com a capota aberta) . Os novos encostos do banco traseiro rebatíveis na proporção de 50:50 criam uma função de abertura de carga da bagageira no interior do habitáculo.
Interior: A secção superior do tablier aparenta estar suspensa sobre os elementos de revestimento de proporções generosas. Dois ecrãs de alta resolução de 12.3 polegadas (31.2 cm, resolução de 1920 x 720 pixels) disponíveis como opção fundem-se por detrás de um painel de vidro partilhado para criar um ecrã largo que aparenta flutuar. O condutor poderá escolher entre três diferentes estilos de instrumentos virtuais no painel de instrumentos: Classic; Sport; e Progressive.
O modelo de entrada na gama combina dois instrumentos analógicos redondos e um ecrã a cores de 7 polegadas (17.8 cm, resolução de 1000 x 600 pixels) com um ecrã central com largura diagonal de 8.4 polegadas (21.3 cm, resolução de 960 x 540 pixels). Os instrumentos analógicos redondos, o painel de instrumentos e o ecrã central estão instalados numa única moldura com acabamento em preto piano. O condutor tem à sua disposição várias opções para operar o painel de instrumentos, o sistema multimédia e outras funções: os botões táteis no volante, um touchpad que reconhece a escrita manual e o Controller na consola central, o controlo por voz LINGUATRONIC e os botões de acesso direto para controlar por exemplo, o ar condicionado, ativar e desativar certos sistemas de assistência à condução.
Os bancos têm um carácter individual e desportivo, com apoios laterais, apoios de cabeça estruturalmente integrados e com o opcional sistema de aquecimento da zona do pescoço AIRSCARF. Os extensores automáticos dos cintos de segurança equipados de série nos bancos dianteiros ajudam os ocupantes a colocar os seus cintos de segurança. Os bancos traseiros fornecem agora uma abertura para acesso à zona de carga e estão também equipados com sistema de aquecimento, adequando ainda mais o modelo para uma utilização durante todas as estações do ano. Os detalhes na cor azul iate em combinação com o bege macchiato conferem ao Cabriolet um visual agradável e semelhante ao de um iate. Os detalhes opcionais incluem o revestimento em pele com propriedades refletoras de calor disponível em cinco cores. Também estão disponíveis nove opções diferentes de revestimento, incluindo dois acabamentos suaves em madeira porosa. A iluminação do interior é obtida com recurso à duradoura e eficiente tecnologia LED. A iluminação ambiente tem disponíveis 64 cores e com uma função especial na forma de uma luz traseira no revestimento interior da capota de lona do Cabriolet.
Defletor de ar automático AIRCAP: O sistema defletor de ar automático AIRCAP foi desenvolvido especificamente para os modelos cabriolet da Mercedes-Benz. É constituído por um módulo defletor de ar elétrico integrado na estrutura do tejadilho junto ao para-brisas e um defletor elétrico atrás dos bancos traseiros. Com o simples pressionar de um botão, este sistema reduz a turbulência no interior do habitáculo, incluindo também o compartimento dos passageiros traseiros. O sistema AIRCAP está incluído no pack Cabriolet Comfort, que também inclui o sistema de aquecimento da zona do pescoço AIRSCARF para o condutor e para o passageiro dianteiro, que faz circular ar quente em torno da zona do pescoço quando a temperatura do ar exterior for baixa. A combinação destes dois equipamentos permite desfrutar de uma condução com a capota aberta também nos dias frios.
Medidas: Comparativamente ao seu antecessor, o novo Classe E Cabriolet cresceu no que diz respeito ao comprimento, largura e à distância entre-eixos: com um comprimento de 4826 mm, uma largura de 1860 mm e uma altura de 1428 mm, o novo Classe E Cabriolet é sem dúvida o modelo de maiores dimensões. A dinâmica de condução é a principal beneficiária da maior largura das vias cujas dimensões correspondem a 1605 mm no eixo dianteiro (+67 mm) e 1609 mm no eixo traseiro (+68 mm). Este aumento da largura das vias beneficia particularmente os passageiros traseiros. Em cada um dos quatro bancos de elevada qualidade – com a particularidade dos bancos traseiros terem a forma de bancos individuais – o condutor e todos os passageiros poderão desfrutar de um verdadeiro conforto, mesmo durante viagens longas.
Transmissão: Durante o lançamento de mercado, estará disponível uma seleção de motores a gasolina e diesel, incluindo as versões equipadas pela primeira vez com sistema de tração integral permanente 4MATIC. Posteriormente serão disponibilizados mais motores à gama inicialmente disponível. De série, todos os modelos estão equipados com caixa de 9 velocidades automática 9G-TRONIC, que permite rápidas passagens de caixa e baixas rotações do motor. Esta caixa de velocidades tem um efeito particularmente benéfico na eficiência e no ruído.
Suspensão: A suspensão Direct Control é afinada para o conforto, com um sistema de amortecimento dependente da amplitude e rebaixada em 15 milímetros comparativamente à suspensão do Classe E Limo, é um equipamento de série. A suspensão Dynamic Body Control é igualmente rebaixada com amortecimento adaptativo está disponível como equipamento opcional. Com esta suspensão, o condutor poderá modificar as características de amortecimento do modelo através do interruptor de controlo do sistema Dynamic Select. O sistema inclui as opções de afinação entre os modos Comfort; Sport; e Sport+.
Suspensão pneumática multicâmara Air Body Control: O Cabriolet também está disponível opcionalmente com suspensão pneumática multicâmara Air Body Control, já disponibilizada também no Classe E Limousine. Graças às três câmaras de diferentes tamanhos nas torres da suspensão do eixo traseiro e duas câmaras nas torres da suspensão do eixo dianteiro, o condutor poderá controlar a rigidez da suspensão em três níveis. Desta forma, os ocupantes desfrutam de uma suspensão básica suave além da sensação de segurança que a estabilidade do veículo proporciona a elevadas velocidades.
A suspensão pneumática multicâmara é reforçada através de um sistema de amortecimento adaptativo controlado eletronicamente. O amortecimento de cada roda é regulado de forma totalmente automática para se adaptar à situação atual de condução e à condição da estrada – como no caso de manobras de desvio ou em estradas de piso irregular. O sistema fornece um bom conforto de condução juntamente com uma excelente dinâmica de condução. Utilizando o interruptor Dynamic Select, o condutor também poderá selecionar diferentes características da suspensão em combinação com o sistema Air Body COntrol: Comfort; ECO; Sport; Sport +; e Individual.
Equipamento tecnológicos: O Assistente Ativo de Travagem é um equipamento de série. O sistema pode avisar o condutor sobre colisões iminentes, fornecer uma assistência ideal através de uma travagem de emergência e se necessário, poderá também efetuar uma travagem autónoma. Além dos veículos em marcha lenta, em processo de paragem ou parados, o sistema também pode detetar pedestres a atravessar a zona de perigo em frente ao veículo. Outros destaques incluem o pack Assistência à Condução com o evoluído Assistente Ativo da Distância Distronic incluindo o Assistente Ativo da Direção: em todas as estradas, não só permite manter o veículo à distância correta atrás dos veículos em frente, como também pela primeira vez permite segui-los automaticamente a uma velocidade de até 210 km/h.
Magic Vision Control: Os canais de água integrados em ambos os lados da escova do limpa para-brisas, fornecem o líquido de lavagem diretamente na zona em frente à escova em qualquer momento, de acordo com a direção do movimento da escova. O sistema permite uma limpeza ideal do para-brisas sem salpicar água, evitando desta forma a perturbação momentânea da visibilidade do condutor. Adicionalmente, quando a capota de lona se encontra aberta, o sistema de controlo eletrónico do limpa para-brisas do Cabriolet reduz a quantidade de água aplicada, fornecendo apenas a quantidade necessária na zona imediatamente em frente à escova, principalmente no movimento de descida do braço da escova. Desta forma, o para-brisas pode ser convenientemente limpo a qualquer velocidade do veículo e com a capota aberta – sem salpicar água para o interior do veículo. No inverno e em condições de baixa temperatura ambiente, o sistema completo, incluindo as escovas do limpa para-brisas, é aquecido para evitar a aderência de neve ou gelo ao para-brisas.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários