Portugueses usam o carro sem olhar ao preço dos combustíveis
O preço dos combustíveis significa gastos significativos no uso do automóvel. Porém, um estudo do Observador Cetelem revela algo bastante curioso: o preço do combustível não influência a utilização do carro pelos portugueses.
Para 57% dos cidadãos lusos, o uso do automóvel é algo independente da evolução do preço do petróleo e respetivos combustíveis, ainda que 43% dos condutores nacionais inquiridos admitam que têm tendência a desfrutar mais da viatura quando o preço do combustível está baixo.
Ironicamente, os portugueses são os mais afetados pelo preço do combustível em relação a outros países analisados. Os países em que os valores cobrados pelo combustível menos afetam a circulação automóvel, na medida em que os condutores se mostram mais indiferentes a este fator, são: Reino Unido (84%); Bélgica (81%); Alemanha (76%); França (76%) e Estados Unidos (76%).
Para Pedro Ferreira, diretor da área automóvel do Observador Cetelem: “Muitos portugueses utilizam o automóvel como a sua forma principal de transporte. Isto significa que, seja qual for o preço do combustível, vão abastecer o seu veículo, pois precisam de se deslocar. Mesmo assim, do ponto de vista económico e da poupança, o consumo é um aspeto essencial para os condutores nacionais, como podemos observar pela sua clara preferência pelo diesel em relação à gasolina.”
Nota do Observador Cetelem: “As análises e previsões deste estudo foram realizadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE (www.bipe.com). Os inquéritos quantitativos aos consumidores foram conduzidos pela TNS Sofres, em junho de 2016, em quinze países – África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Japão, México, Polónia, Portugal, Reino Unido e Turquia. No total, foram inquiridos mais de 8.500 proprietários de automóveis.”
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários