Seat apresenta Leon Cupra mais potente de sempre
Há casos em que a ficha técnica de um veículo deixa um ingrato desejo na boca. Desejo, pelo que apresenta, ingrato, por estarmos a ler algo que gostaríamos de ter nesse exato momento em mãos. O novo Leon Cupra é um Seat que cumpre essas mesmas prerrogativas. Apresentando-se com o motor e como o modelo de série mais potente de sempre na história da marca, oferece 300 cv extraídos do bloco 2.0 TSI e três carroçarias: 5 portas, versão SC e a familiar ST. A chegada ao mercado nacional é feita já no próximo mês, março, com o preço a começar nos 45.078€. A produção arranca esta semana. Em Portugal serão apenas comercializados modelos com a caixa automática DSG.
Preços:
Seat Leon SC | 2.0 TSI Cupra DSG | 45.078€ |
Seat Leon 5P | 2.0 TSI Cupra DSG | 45.629€ |
Seat Leon ST | 2.0 TSI Cupra DSG | 46.779€ |
Seat Leon ST | 2.0 TSI Cupra DSG 4Drive | 48.779€ |
Motor
A potência subiu em 10 cv, dos 290 cv para os 300 cv, e o binário máximo passou de 350 Nm para os 380 Nm, estando disponível entre as 1800 e as 5000 rpm. Esta amplitude de binário deve-se ao variador de fase das válvulas na árvore de cames combinado com a injeção direta e indireta. A velocidade máxima está eletronicamente limitada aos 250 km/h. As emissões de CO2 variam entre os 153 e 164 g/km, dependendo da versão. O consumo médio da versão SC com caixa automática fica-se pelos 6.7 l/100 km e nos 6.8 l/100 km para a versão de 5 portas. O consumo médio sobe para os 7.2 l/100 no caso do Cupra ST DSG 4Drive. O SEAT Leon CUPRA também receberá quatro rodas motrizes na versão familiar ST em conjunto com a caixa de dupla embraiagem DSG.
Chassis e modos de condução
O novo Leon Cupra conta com amortecedores específicos com controlo electrónico; controlo de chassis adaptativo; sistema de direção progressiva como equipamento de série; diferencial autoblocante Haldex VAQ – depois de analisar a aderência de cada pneu, os discos de embraiagem Haldex abrem e fecham de forma a concentrarem 100% do binário numa única roda. Este funcionamento é coordenado com a restante atuação dos sistemas de assistência eletrónica, tratando de aplicar e de repartir a potência de forma a eliminar os sacões à saída das curvas apertadas. Isto permite que os travões sejam menos utilizados e reduz as interrupções na entrega de potência.
Há ainda cinco modos de condução à escolha – Comfort, Sport, Eco, Individual e CUPRA. Neste último, o acelerador; caixa de velocidades; DCC; sistema de direção progressiva; e o diferencial autoblocante ganham uma resposta mais imediata. O Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC) apresenta três escolhas disponíveis. No arranque do motor o Sistema ESC fica integralmente ativo, permitindo uma experiência de condução desportiva. Para uma condução mais dinâmica, como por exemplo numa pista, pode ser desativado em dois níveis: no primeiro desliga o controlo de tração mantendo ativa a função ESC; um segundo nível vai mais além desligando integralmente o ESC.
Tecnologia
O novo Seat vem com faróis Full LED; indicadores de mudança de direção agora integrados com as luzes de dia Full LED, assim como luzes de nevoeiro e indicadores de mudança de direção traseiros – estes de maiores dimensões. No interior: travão de estacionamento eléctrico; o sistema keyless entry; carregador de telefones sem fios; e o ecrã tátil de 8 polegadas com toda a atual tecnologia in-car – colocados na consola central. A iluminação ambiente também recorre à tecnologia LED, podendo ser escolhida uma de 8 cores e ajustada a intensidade de acordo a disposição. No auxílio à condução contempla: câmaras e radares atualizados para servirem o sistema de proteção de peões; e o de assistência de emergência. O sistema de assistência em trânsito está disponível para as versões DSG
Design
No exterior, além dos referidos faróis, os pilares B e C em preto e os pára-choques dianteiros e traseiros foram desenhados especificamente pela Seat para a versão Cupra. Destaque também para as maiores entradas de ar na dianteira; ponteira de escape dupla e cromada; pinças de travão vermelhas e soleiras das portas com logótipo Cupra; spoiler traseiro exclusivo para esta versão; vidros escurecidos. Está também disponível um Pack Performance para o novo Seat Leon Cupra, que acrescenta detalhes ao mais desportivo da série, como as jantes de 19 polegadas com rebordos na cor da carroçaria e pinças de travão Brembo em preto ou vermelho.
Por dentro, o logo CUPRA domina o volante forrado a pele com costuras em linha branca. Os painéis das portas são forrados a Alcântara com detalhes em fibra de carbono que são repetidos nos bancos desportivos. Também estão disponíveis os estofos em Alcântara com pele perfurada e o logo Cupra marcado nos encostos de cabeça; e os bancos tipo baquet em Alcântara são também outra opção. Os pedais e o apoio do pé esquerdo são revestidos em alumínio. A gama de cores exteriores foi alargada com a disponibilidade de duas novas tonalidades metalizadas, o Azul Mystery e Vermelho Desire.
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