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Honda Civic, chegou a 10ª geração

By on 17 Fevereiro, 2017

Quando um carro chega à sua 10ª geração a responsabilidade da herança que carrega acentua-se. Precisamente por isso a Honda fez várias alterações para garantir a continuidade da linhagem da marca…

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 A Honda fez um forte investimento na remodelação do Civic para garantir que nada falhava. Resultado, criou de raiz um veículo inteiramente novo. Chega em março ao mercado nacional e traz com ele duas motorizações a gasolina VTEC Turbo, de 1.0 e 1.5 litros. O primeiro tem quatro níveis de equipamento – comfort; elegance; executive; e excelence premium – com preços a começarem nos 23.300€ até aos 29.730€ da versão topo. A versão mais potente – disponível em sport; sport plus; e prestige – tem preços que variam entre os 31.710€ e os 34.710€. A caixa automática é opcional em ambas as versões, acrescendo um custo de 1300€.

O Civic está mais largo, longo e baixo do que qualquer um dos seus antecessores, caracteriza-se por distâncias reduzidas entre as extremidades e o centro dos eixos e linhas fortes. A face afilada e agressiva, as cavas das rodas pronunciadas e as entradas de ar esculpidas à frente e atrás, atribuem-lhe um cunho desportivo. Destaque para o conjunto de sistemas de segurança e assistência à condução, denominado Honda Sensing, que equipam todas as versões do modelo. A caixa manual de seis velocidades também foi revista neste modelo que tem cinco anos de garantia sem limite de quilómetros.

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Exterior

A silhueta do novo Civic é esguia e ‘puxada para trás’, numa representação renovada e distinta da nova direcção de design Honda, a fim de transmitir um carácter forte e desportivo. O novo Civic hatchback é 30 mm mais largo, 136 mm mais comprido e 20 mm mais baixo do que a geração anterior, com o habitáculo a ser mais espaçoso.

Menor distância entre a extremidade do pára-choques dianteiro, o centro do eixo dianteiro e as entradas de ar. Os bordos superiores dos grupos ópticos dianteiros encontram o topo da grelha junto da parte frontal do capot do motor. Consoante a versão, estes grupos ópticos são de LEDs ou de lâmpadas de halogéneo. Todas as versões estão equipadas com luzes de presença diurnas de LEDs. As linhas do tejadilho, agressivas e inclinadas, com uma antena tipo barbatana, fluem para os pilares C, estendendo a curvatura do tejadilho para trás, em direcção aos cantos traseiros.

O novo Civic vai estar disponível em sete cores: os acabamentos sólidos Vermelho Rally, Prata Lunar Metalizado, Metal Polido e Azul Brilliant e os pérola Branco Orchid, Preto Crystal e Cinzento Sonic.

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Interior

Habitáculo: Em parte graças à maior largura e comprimento da plataforma e à maior distância entre eixos (mais 30 mm do que no anterior Civic), os ocupantes dos bancos dianteiros e traseiros beneficiam de maior visibilidade e mais espaço para apreciarem a qualidade e os equipamentos de primeira linha.

A posição de condução é 35 mm mais baixa do que a do anterior Civic. A altura do capot do motor baixou 65mm, resultando na melhoria da visibilidade para a frente e para baixo. Os pilares A (12 mm mais estreitos) reduzem a obstrução à visibilidade para a frente. O banco do condutor tem 14 níveis de regulação. Os bancos dianteiros têm 10 mm de gama de ajuste para a frente e para trás e mais 10 mm de regulação em altura do que o anterior Civic.

À frente, o espaço para os ombros aumentou 10 mm e o espaço entre bancos subiu 30 mm. Atrás, o espaço para os ombros do Civic hatchback cresceu 20 mm e os passageiros traseiros usufruem agora de mais 95 mm de espaço para as pernas e mais 45 mm de espaço para os joelhos. Há ainda tecto de abrir panorâmico, opcional. A bagageira, de 478 litros, tem uma nova cobertura retráctil que pode ser puxada para fora a partir de uma cassete de montagem lateral, de forma fácil e rápida.

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Nova consola: O novo mostrador a cores de 7 polegadas LCD TFT de Interface de Informação para o Condutor (Driver Information Interface – DII) ocupa a maior parte da secção central do painel de instrumentos de nova configuração. Aqui, estão incluídos um conta-rotações digital – com ponteiro analógico ou digital, consoante a versão – e um velocímetro, ambos de grandes dimensões. O interface DII inclui uma grande área na qual o condutor pode percorrer os diversos ecrãs do sistema de infotainment, incluindo o sistema de navegação, a função de texto para SMS e email (complementada por respostas activadas por voz), as informações sobre as faixas de áudio, os contactos do smartphone, as informações sobre a viagem e as notificações do sistema inteligente de monitorização da manutenção do veículo. Nas variantes Sport, o condutor também pode monitorizar o nível de intensificação do turbocompressor.

Este mostrador primário está flanqueado pelos indicadores de temperatura do motor e do nível do combustível, novamente em unidades LDC TFT. Todos os mostradores são unidades de alto contraste e leitura fácil, com aparência contemporânea. Quando o condutor entra no veículo, os instrumentos acendem de forma progressiva, num cumprimento de boas-vindas sofisticado.

O novo Civic oferece ainda a função Brake Hold para as durante as paragens temporárias – por exemplo nos semáforos ou nos engarrafamentos em cruzamentos – para além de arranque por botão, chave por comando e espelho retrovisor interior com escurecimento automático.

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Componentes mecânicos

Nova plataforma: 16 kg mais leve do que a da anterior geração do Civic E com mais 52% de rigidez à torção. A plataforma inclui um piso dianteiro de baixa sensibilidade, com travessas de reforço na parte frontal do compartimento do motor e entre as bases dos pilares A e B. Foi também aplicado aço estampado a quente numa área superior resultando num aumento de 12% em comparação com os 6% da anterior geração do Civic

Nova suspensão: Garante um centro de gravidade mais baixo e o aumento na rigidez da carroçaria. O depósito de combustível do Civic foi relocalizado e o piso é, agora, mais baixo do que o do modelo cessante. Em combinação com as revisões no chassis e na suspensão, o centro de gravidade do novo modelo é 10 mm mais baixo. Estas alterações também colocam a posição de condução mais em baixo, mais perto da estrada, com um ponto-de-anca 35 mm mais baixo, dando ao veículo uma sensação mais desportiva. À frente, a suspensão MacPherson com braços inferiores. Na traseira do veículo, a nova suspensão de braços múltiplos e nova subestrutura rígida oferecem maior estabilidade geométrica, para um conforto de condução superior e estabilidade superior a alta velocidade, bem como uma maneabilidade mais linear em conjunto com a afinação da direcção EPS.

Amortecedores Adaptáveis: As versões de topo seleccionadas estão equipadas com o avançado sistema de amortecedores adaptáveis em 4 pontos, introduzido no Civic Tourer de 2014 – permite ao condutor seleccionar, a força de amortecimento entre dois modos, com base nas condições de condução. O sistema tem duas definições – normal e dinâmica – ambas desenvolvidas para realçar a estabilidade e o conforto em variadas condições de carga e de condução.

Direção: Assistida eléctrica por pinhão e cremalheira e de relação variável foi especificamente adaptada ao mercado europeu. A transferência das vibrações para o volante é minimizada pelo aumento do diâmetro da coluna da direcção e pela colocação do motor eléctrico de baixo peso da direcção na cremalheira de duplo pinhão

Motorizações

Motor VTEC turbo de 1.0 e 1.5 litros a gasolina que descendem directamente do motor 2.0, sendo o primeiro modelo na Europa a contemplá-los. Equipados com injecção directa, um turbocompressor em espiral, compacto e de baixa inércia, uma válvula electrónica wastegate e duplo controlo variável da distribuição (dual VTC), estes motores turbo do novo Civic foram concebidos para desenvolverem uma potência e um binário equiparados aos de motores de cilindrada bastante superior.

A unidade 1.0 VTEC turbo de três cilindros a gasolina oferece uma melhoria significativa na condução do dia-a-dia – graças ao maior binário a baixa e média rotação – para além de menores consumos de combustível em relação ao motor VTEC de 1.8 litros da anterior geração Civic. Os 200 Nm de binário máximo da versão com caixa manual de seis velocidades aparecem às 2.250 rpm; os 180 Nm da versão com CVT estão disponíveis entre as 1.700 e as 4.500 rpm. A potência máxima é de 129 cv (95 kW) às 5.500 rpm. Os valores oficiais de emissões de CO2 são 106 g/km para a versão com CVT, atingindo consumos NEDC em circuito combinado a partir de 4,7l/100 km (60,1 mpg).

A unidade tetracilíndrica 1.5 VTEC turbo, também a gasolina tem uma potência máxima de 182 CV (134 kW) às 5.500 rpm (às 6.000 rpm na versão com CVT). A versão com caixa manual de seis velocidades debita 240 N·m entre as 1.900 e as 5.000 rpm. Na opção com CVT, os 220 N·m surgem entre as 1.700 e as 5.500 rpm. Os valores oficiais de emissões de CO2 para a versão com caixa manual de seis velocidades também são reduzidos, 133 g/km, com consumos (NEDC em circuito combinado) de 5,8l/100 km (48,7 mpg). As versões incluem as funções EDDB e Fast Off.

Função EDDB (Early Downshift During Braking – Reduções Antecipadas Durante as Travagens): Usa o motor para auxiliar o condutor nas situações de travagem. Quando o sistema reconhece uma situação de desaceleração, descida ou de curva iniciada pelo sistema de travagem, a função EDDB aumenta automaticamente a rotação do motor para maior efeito de travagem do motor. Depois, isto permite que o condutor volte a acelerar mais rapidamente após abrandar ou à saída das curvas.

Função Fast Off: Mede a rapidez com que o condutor solta o pedal do acelerador e mantém a rotação para maior efeito de travagem com o motor, nas situações em que o condutor solte o pedal do acelerador de forma muito rápida. Este sistema foi testado exaustivamente para as vias rápidas multi-faixa da Europa. Por exemplo, a função Fast Off reconhece quando o condutor se prepara para ultrapassar um veículo à frente, mas não consegue fazê-lo porque há outro veículo a circular na faixa de rodagem ao lado. Quando o condutor solta rapidamente o pedal do acelerador para deixar passar o veículo do lado, a função Fast Off mantém a rotação do motor num nível elevado como preparação para a conclusão da manobra de ultrapassagem.

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Infotaitment e conectitividade

 O novo Civic está disponível com a segunda geração do equipamento de infotainment e conectividade da Honda, o sistema Honda Connect. Este sistema oferece uma operação intuitiva e integração total para smartphones, via Apple CarPlay® e Android Auto. O CarPlay inclui telefone, mensagens, mapas, música e outras funções compatíveis com o software de terceira geração, onde especificado. O sistema CarPlay é compatível com o iOS 8.4 ou posterior e com o iPhone 5 ou posterior. O Android Auto é compatível com a versão Android 5.0 ou posterior e suporta as funções Google Maps, Google Now, mensagens, música e diversas outras aplicações populares, consoante o mercado. Já o  Sistema Honda Connect permite pela primeira vez a regulação do sistema de controlo da climatização, minimizando o número de interruptores existentes na consola central, simples e organizada. O sistema Honda Connect permite o acesso rápido a serviços de base Internet, tais como navegação de páginas web, informações de trânsito em tempo real, noticiários e meteorologia, redes sociais e estações de música na Internet. O sistema vem com uma série de aplicações pré-instaladas e outras disponíveis para download a partir do Honda App Centre, permitindo personalizar a experiência de utilização. O sistema Honda Connect pode ser especificado com o sistema de navegação por satélite da Garmin, com mapas pré-carregados, visualização de cruzamentos por imagens reais, indicação de faixa de rodagem, função anti-congestionamentos em tempo real, visualização de edifícios e terrenos 3D, para além de instruções de navegação ecológicas. As actualizações dos mapas são gratuitas durante 5 anos, uma oferta exclusiva da Honda.

Sistema Honda Sensing

O conjunto Honda Sensing, de série em toda a gama, inclui: sistema de travagem atenuante de colisões; avisador de colisão à frente; avisador de saída de faixa; sistema de atenuação de saída de faixa; sistema de assistência à manutenção na faixa de rodagem; controlo da velocidade de cruzeiro adaptável; reconhecimento de sinalização de trânsito; assistente Inteligente da velocidade; controlo inteligente da velocidade de cruzeiro adaptável Também disponível: informação de ângulo morto; monitor de trânsito lateral cruzado; câmara retrovisora de ângulos múltiplos. Ainda instalados de série: sistema de assistência à estabilidade do veículo com controlo de tracção; m onitorização da pressão dos pneus (TPMS).        

Níveis de equipamento por versão 

Hatchback de 1.0 litros VTEC TURBO

A versão 1.0 VTEC TURBO hatchback está disponível em quatro variantes: S, Comfort, Elegance e Executive.

S (nível de entrada): Faróis automáticos, controlo da velocidade de cruzeiro adaptável e pack Honda SENSING de tecnologias activas de segurança avançadas.

Confort: acrescenta bancos dianteiros e espelhos retrovisores exteriores aquecidos, para além de um sistema áudio de oito altifalantes, jantes de liga leve de 16 polegadas e ar condicionado.

Elegance: sistema de infotainment Honda Connect 2, jantes de liga leve de 17 polegadas, sensores de estacionamento à frente e atrás, câmara traseira de estacionamento e ar condicionado de dupla zona.

Executive: está equipada com estofos em pele, faróis dianteiros de LEDs, sistema smart keyless de entrada e arranque, tecto de abrir panorâmico eléctrico com função de inclinação, e sistema áudio premium com 11 altifalantes e 465 watts de potência. Esta variante Executive possui ainda o sistema de Controlo de Amortecedores Dinâmicos.

Hatchback de 1.5 litros VTEC TURBO

A versão 1.5 VTEC TURBO hatchback está disponível em três variantes: Sport, Sport Plus e Prestige.

Sport: Equipaos com jantes de liga leve de 17 polegadas, sensores de estacionamento à frente e atrás, câmara de visualização traseira, sistema de infotainment Honda Connect 2, ar condicionado de dupla zona, faróis de LEDs, ponteiras duplas de escape e kit desportivo para a carroçaria que inclui um spoiler inferior dianteiro, deflectores para o pára-choques traseiro e guarnições laterais.

Sport Plus: Acrescenta um tecto de abrir panorâmico eléctrico com função de inclinação, sistema de Controlo de Amortecedores Dinâmicos, sistema áudio premium (11 altifalantes e 465 watts de potência) e base wireless para carregamento de dispositivos móveis na consola central.

Prestige: acrescenta ao equipamento da variante Sport (excluindo as ponteiras duplas de escape e kit desportivo para a carroçaria) uma grelha dianteira e puxadores exteriores das portas cromados, estofos em pele e bancos traseiros aquecidos.

Packs de acessórios Black Line e Orange Line

A Black Line e a Orange Line adicionam um spoiler inferior dianteiro, embaladeiras laterais e um difusor traseiro, para além de coberturas em preto ou laranja para os espelhos retrovisores exteriores. A Orange Line inclui ainda aplicações interiores para o tablier na mesma cor viva.

Packs de acessórios

Pack iluminação: Inclui luzes ambiente para os espaços dianteiros para os pés, para os forros das portas e para a consola central e painéis iluminados em alumínio polido para as soleiras das portas. A iluminação ambiente é vermelha nas variantes Sport e Sport Plus e azul para as outras variantes.

Pack Cargo: Inclui um tabuleiro para a bagageira com divisórias, tapetes de borracha com rebordos para o piso e frisos de protecção para a bagageira.

Pack ProtecçãoInclui uma guarnição para o bordo de carga do pára-choques traseiro durante as operações de carga e de descarga, frisos resistentes para as soleiras das portas e protecções de alta durabilidade para as laterais da carroçaria.

Jantes: De 17 ou de 18 polegadas, disponíveis com acabamentos maquinados e acentuações de cor que complementam os veículos equipados com os acessórios de design Black Line ou Orange Line. Também há disponível um spoiler desportivo e agressivo para a tampa da bagageira à cor da carroçaria ou em Laranja Tuscan, que destaca o estilo agressivo e desportivo do Civic hatchback.

 

 

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