2016 – Recorde de vendas de elétricos no ‘bolso’ da Aliança Renault-Nissan
É daqueles casos que prova que o trabalho de equipa dá de facto frutos. A Aliança Renault-Nissan cimentou a liderança no mercado de veículos elétricos no último ano, comercializando um total conjunto de 424 797 unidades.
O maior responsável por este feito continua a ser o Nissan LEAF, o mais vendido em todo o mundo. A título de curiosidade, desde que foi lançado, em dezembro de 2010, já foram comercializados mais de 250 000 – número que inclui as vendas do Venucia E30 na China. A Nissan tem também no mercado outra proposta de nota, o e-NV200, um veículo comercial ligeiro, que tem como principais destinos a Europa e o Japão.
Já a Renault, desde 2011, vendeu mais de 112 000 veículos elétricos em todo o mundo – aqui incluem-se o Renault ZOE; Kangoo Z.E.; o SM3 Z.E; e o Twizy. A marca francesa foi líder de mercado a nível europeu em 2016, com um aumento de vendas na casa dos 11% – 25 648 unidades (excluindo o Twizy). O ZOE liderou as tabelas, com 21 735 veículos vendidos. A Renault Pro+ anunciou, recentemente, a adição de dois novos veículos comerciais elétricos à gama: o Novo Kangoo Z.E. e o Master Z.E.
O futuro
Até 2020 a Aliança Renault-Nissan prevê lançar 10 modelos com funcionalidades de condução autónoma. O desenvolvimento e os testes de conectividade e de tecnologias de condução autónoma estão em curso com a colaboração de diversos parceiros, tais como a Microsoft, e a NASA.
O diretor-geral da Aliança, Carlos Ghosn lembra que esta tem estado na vanguarda neste particular: “Nós fomos os primeiros a anunciar o lançamento de um veículo elétrico acessível em 2010. Outros construtores automóveis reconhecem hoje que os veículos elétricos são a melhor solução zero emissões. Com a condução autónoma, e os veículos e serviços conectados, estamos na corrida para conceber o veículo do futuro”, frisou.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários