VIDEO: Presidente da Nissan experimenta automóvel autónomo
A Nissan instalou as suas tecnologias de mobilidade autónoma num automóvel de produção, o Infiniti Q50, e o presidente da marca japonesa, Carlos Ghosn teve a oportunidade de experimentar o carro na cidade de Sunnyvale, na Califórnia.
Ghosn explicou que “o que me surpreendeu foi a forma rápida como me senti confortável à medida que o automóvel percorria de forma suave e segura as estradas suburbanas, incluindo cruzamentos e trânsito compacto. Acompanhado por um engenheiro da Nissan, simplesmente definimos o destino, colocámos o automóvel no modo de condução autónoma e arrancámos, de forma segura e sem problemas. Percorremos quer a autoestrada, quer ruas citadinas; houve situações em que outros condutores nos cortaram o caminho, mas nunca nos sentimos ameaçados. O automóvel antecipava sempre o movimento dos outros automóveis e reagia de forma adequada”.
A Aliança Renault-Nissan pretende introduzir tecnologias de mobilidade autónoma em quatro fases. A primeira fase prevê a condução autónoma em faixas únicas, que a Nissan já disponibilizou em agosto com a tecnologia ProPILOT para uso em auto-estrada, e que já é usado por 60% dos clientes do monovolume Serena. A segunda fase é a da condução autónoma para autoestradas em múltiplas faixas com mudanças de faixa, que acontecerá até 2018, e a terceira consiste na condução citadina autónoma, que chegará até 2020. A quarta fase consiste no automóvel totalmente sem condutor, sem a necessidade de presença de uma pessoa no seu interior.
0 comentários