BMW Série 5 desportivo e híbrido chegam em Detroit
A BMW vai aproveitar o Salão de Detroit, em janeiro, para ampliar a gama do recém-chegado BMW Série 5, introduzindo uma versão ecológica e outra desportiva na berlina executiva da marca de Munique. No primeiro caso, a BMW apresenta o 530e iPerformance, um híbrido plug-in, enquanto no segundo caso chega o M550i xDrive, que faz de topo de gama até chegar o novo M5.
O BMW 530i ePerformance combina o motor 2.0 turbo de 184 cv com um motor elétrico que desenvolve 70 kW (95 cv) de potência máxima. Assim, o modelo híbrido oferece uma potência combinada de 252 cv (o mesmo que o 330i a gasolina), com um binário máximo de 420 Nm, mas tem um consumo médio de apenas 1,9 l/100 km (com emissões de CO2 de 44 g/km), podendo circular até 50 km só com o motor elétrico. Existem três modos de utilização totalmente elétricos: Auto eDrive (automático), Max eDrive (privilegiando o motor elétrico até 140 km/h) e Battery Control (para poupança de energia).
O motor elétrico está colocado entre o motor de combustão e o eixo traseiro, assumindo as funções do conversor de binário da caixa automática de oito velocidades, poupando peso. Mesmo com a instalação da bateria, o 530e consegue oferecer uma bagageira com mais de 400 litros de capacidade. A bateria pode ser carregada em cinco horas com uma tomada elétrica caseira ou em menos de três horas com a BMW i Wallbox.
Quanto ao BMW M550i xDrive, é preparado pela divisão BMW M e equipado com um motor V8 biturbo de 4,4 litros, com injeção direta de alta precisão. Com estas características, a BMW oferece uma versão do Série 5 com nada menos que 462 cv de potência, com um binário de 650 Nm ativo logo às 1800 rpm. Toda esta força é controlada através de um sistema de tração integral permanente e caixa automática de oito velocidades com comandos no volante e afinada para uso desportivo.
Com a velocidade máxima tradicionalmente limitada a 250 km/h, o M550i consegue atingir os 100 km/h em apenas 4,0 segundos. Para tornar este carro mais interessante de conduzir, a BMW M propõe a sua suspensão adaptativa, com altura reduzida em 10 mm e jantes de 19 ou 20 polegadas. A BMW M também propõe um pacote aerodinâmico, incluindo um spoiler traseiro, novos espelhos retrovisores e escape desportivo.
0 comentários