O novo BMW Série 5
A BMW apresentou em Portugal o novo Série 5, um automóvel que em termos estéticos se assemelha muito ao Série 7, mas que surge com um conjunto incrível de novas tecnologias e uma dinâmica de deixar o queixo caído…
Nasceu em 1972, teve sempre um percurso de sucesso, e agora, sete anos depois, ‘nasce’ o novo BMW Série 5. Não foi por acaso que as paisagens escolhidas para a apresentação internacional do novo BMW série 5 incluíram as belas Serras da Arrábida e Sintra, locais perfeitos para um automóvel que tem tudo para ‘abanar’ fortemente o segmento em que se insere. Se para os portugueses, não é novidade o pequeno paraíso em que vivemos, para muitos os nossos colegas estrangeiros é bem diferente, e por isso não foi de estranhar que boa parte das conversas alternassem entre o fabuloso carro que tivemos ocasião de ficar a conhecer e o brilho cénico dos percursos escolhidos, perfeitos para este automóvel, que nos surpreendeu muito pelo excelente equilíbrio entre a performance dinâmica e o seu ‘pisar’, pois um dos detalhes que mais rapidamente salta à ‘vista’ é o conforto e a eficácia do rolamento.
De resto, nada de surpreendente, pois o novo Série 5 acrescenta ainda mais à já reconhecida qualidade doutros modelos da marca bávara. Só há um detalhe que a BMW não altera muito, a estética, e a justificação é simples “porquê mudar algo que tem sucesso?”, mas ainda assim ver imagens da versão atual e o novo Série 5 saltam à vista as diferenças, que sem serem radicais, acrescentam…
Claramente, os seus principais concorrentes, o Mercedes Classe E e o Audi A6, têm neste novo Série 5 muito com que se ‘preocupar’, e entre as novidades contam-se por exemplo comandos gestuais, a chave mãos-livres com estacionamento remoto, tecnologias de condução semi-autónoma e conetividade de última geração, detalhes que herda do seu irmão ‘7’. Mas não só, pois o novo Série 5 tem ainda um novo interface iDrive, sendo que o cruise control ativo é mais aperfeiçoado. Outro detalhe importante é o head-up display, que cresce 70 por cento, incluindo ainda mais informação, evitando com mais eficiência desviar o olhar da estrada. O novo ecrã passa a ser também tátil e tem 10,25 polegadas. Outro detalhe interessante é o sistema Start-Stop ‘inteligente’ que funciona de acordo com o tráfego, pois deteta por exemplo que estamos num cruzamento e não desliga o motor. O Série 5 também pode ser estacionado à distância.
Dinâmica de excelência
O que mais nos surpreendeu neste carro é o seu perfeito equilíbrio entre a performance dinâmica e o conforto de rolamento. A BMW quis mesmo que este novo Série 5 seja o mais ‘desportivo’ possível, mas sem perder o que exigem os habituais clientes deste tipo de modelos. Apesar do tamanho, mais 31 cm que o Série 3, a sua agilidade é fantástica e se não tivéssemos visto o seu tamanho antes, não acreditávamos estar a guiar um carro deste porte. Não nos recordamos duma berlina deste segmento com um ‘feeling’ tão desportivo. A marca anuncia consumos médios, na versão 520d, de 3,9 litros/100 km, e mesmo admitindo que fiquem um pouco mais de um litro acima, é notável. Segunda a BMW, o 520d EfficientDynamics, que chegará ao mercado em março de 2017 terá um consumo combinado de 3.8 l/100 km, menos 12 por cento que a motorização anterior. Para tudo isto também contribuiu o facto deste Série 5 ser o BMW mais aerodinâmico de sempre, 0.22 cw para sermos mais precisos. Isto consegue-se também porque o automóvel que emagreceu 100 kg face ao seu antecessor, fruto da intensa utilização de alumínio, magnésio e aço. Sem dúvida, estará aqui parte da explicação para um maior prazer de condução e eficiência.
O novo BMW Série 5 surge igualmente com mais espaço, tanto em altura como para as pernas dos passageiros traseiros. A bagageira passa a poder acomodar 530 litros de carga. O chassis tem uma nova construção e tecnologia de amortecimento, tendo igualmente sido incluído no carro um novo ‘amortecedor’ de sons bem como um para brisas acústico. Para aumentar o conforto os passageiros da frente têm ainda ‘direito’ a oito programas de massagem e por fim, algo que é cada vez mais importante, a perfeita integração dos smartphones, que podem ser carregados por indução, isto num automóvel com Wi-Fi até dez dispositivos.
Por fim, um detalhe também importante, pois esta nova Série 5 inclui um híbrido plug-in, o BMW 530e iPerformance, que conta com um motor de 184 cv a gasolina e outro elétrico de 70 Kw, que permite autonomia elétrica de 50 quilómetros. O BMW série 5 chega a Portugal em março de 2017.
0 comentários