MINI Countryman renovado com versão híbrida
A renovação da gama MINI para a nova plataforma fica completa com o lançamento da segunda geração do MINI Countryman, o SUV da marca britânica. O carro cresce em 20 cm (já não é muito ‘mini’) e ganha ainda uma variante híbrida plug-in, a primeira na subsidiária da BMW, capaz de funcionar por curtos trajetos só com motor elétrico. O carro vai ser apresentado ao público em novembro, no Salão de Los Angeles.
Nesta nova geração, a MINI procuou melhorar a habitabilidade e a capacidade de bagagem do Countryman em relação à geração anterior. Além dos 20 cm extra de comprimento, a distância entre eixos também cresce em 75 mm, enquanto a largura é ampliada em 30 mm. Nestas condições, o Countryman pode oferecer cinco verdadeiros lugares, com bancos traseiros modulares. A bagageira tem espaço para 450 litros, podendo ser ampliada para 1309 litros com bancos rebatidos. Também pode ser preparado, como opcional, com uma cobertura que pode ser utilizada como mesa de piquenique com dois bancos flexíveis adicionais.
No equipamento, o MINI Countryman acrescenta novos faróis em LED. No interior, também são usados LED para iluminação de ambiente. Ar condicionado bi-zona, head up display e tejadilho panorâmico são opcionais. O mostrador da consola central pode ser equipado, pela primeira vez, com um touchscreen, em conjunto com o sistema de navegação e sistema de som hi-fi Harman Kardon. O sistema de navegação também pode ser combinado com o Country Timer, que permite monitorizar o andamento em terreno difícil.
Para garantir um bom comportamento tanto em estrada como em todo-o-terreno, a MINI dotou o chassis do Countryman de uma afinação especial, com suspensão de eixo traseiro multilink, podendo ainda receber, em opção, controlo dinâmico dos amortecedores. Utiliza discos de travões maiores que o MINI normal, direção com assistência eletromecânica, um novo controlo de estabilidade e jantes que podem ir das 16 às 19 polegadas. O controlo de tração tem três modos de utilização, Mid, Sport e Green. O equipamento de segurança inclui cruise control adaptativo com reconhecimento de sinais.
A gama de motores é oriunda do MINI normal, começando com o MINI Cooper, com 1.5 turbo de 136 cv, e Cooper D, com 2.0 turbo Diesel de 150 cv. As versões desportivas são o Cooper S com 2.0 turbo de 192 cv e Cooper SD com 190 cv. Todas podem ser equipadas com tração integral como opção, bem como caixa automática de oito velocidades (de série no Cooper SD). A grande novidade na gama Countryman é o Cooper S E ALL4, que combina o propulsor do Cooper com um motor elétrico, para um total combinado de 224 cv e 385 Nm, podendo circular até 40 km só com eletricidade e oferecendo um consumo médio anunciado de 2,1 l/100 km.
0 comentários