ENSAIO: RENAULT TALISMAN SPORT TOURER INITIALE PARIS
É assim o novo Talisman Sport Tourer Initiale Paris, que quer fazer esquecer o Laguna. Luxo e conforto são as palavras de ordem de um automóvel que pretende deixar marca no seu segmento
À semelhança de algumas das suas rivais, a Renault decidiu inovar num mercado onde a concorrência é forte. A marca francesa decidiu virar costas ao passado, leia-se o Laguna, e criar um substituto a partir de uma folha em branco, o Renault Talisman Sport Tourer. Na versão ensaiada, Initiale Paris Energy dCi 160 Twin Turbo EDC, que representa a versão Premium desta nova carrinha do construtor francês, os potenciais interessados vão encontrar um familiar que apesar da sua presença robusta não deixa de transparecer um ar desportivo (as vistosas jantes de 19 polegadas ajudam a este objetivo) e que não renega o conforto e o espaço, dois aspectos essenciais quando se fala neste tipo de autómoveis. No fundo este é o automóvel ideal para um chefe de família, que junta a funcionalidade da sua máquina ao prazer de condução, onde o luxo dá o toque final. Já no interior é impossível não ficar seduzido com a sensação de luxo e conforto. Saltam logo à vista os revestimentos em couro, bancos ajustáveis eletronicamente e com função de massagem, sistema de som da Bose e o sistema de infoentretenimento R-Link 2, com um monitor de 8,7 polegadas, que se assemelha a um grande tablet e de forma eficaz permite comandar diversas funcionalidades. A noção de conforto estende-se também ao muito espaço existente dentro do veículo, o que é sempre importante dentro deste segmento. Na bagageira, os 572 litros superam, por exemplo, os 543 do rival Toyota Avensis Touring Sports, e deixam ao dispor do condutor o espaço necessário para transportar toda a carga que pretende. Apesar desta situação, é importante referir que a bagageira carroçaria sports tourer tem menos espaço do que a versão berlina, onde a bagageira ultrapassa os 600 litros. No entanto, não se pense que o conforto apenas existe quando o automóvel está parado, pois com ele em andamento é possível constatar a estabilidade do Renault Talisman Sport Tourer com o sistema 4Control de quatro rodas direccionais que, em sintonia com os amortecedores adaptativos, permite tornar mais ágil esta carrinha e praticamente eliminar as irregularidades da estrada. Tudo em nome do conforto e do prazer da condução.
CINCO MODOS
Em termos de propulsor, a versão ensaiada, Energy dCi 160 Twin Turbo EDC, debita 160 cv e dispõe da tecnologia bi-turbo, que não deixam de oferecer uma boa resposta desde baixos regimes. Um motor acompanhado de uma caixa de velocidades automática EDC de seis velocidades e que pode ser explorado ao limite com o sistema Multi-Sense, que permite ao condutor desfrutar de cinco modos de condução. Para usufruir ao máximo da potência do motor, de todo a sua sonorização, e do prazer da condução do Talisman Sport Tourer Initiale Paris, o modo Sport é o eleito, com reflexos na direção, que fica naturalmente mais pesada. No entanto, o disparar dos consumos é uma realidade inerente a esta opção. Já para uma condução mais suave, a escolha recai sobre o modo Comfort, enquanto os modos Eco e Neutral são os preferidos para opção de baixos consumos e urbana. A cereja no topo do bolo é o modo Personalizado, onde o próprio condutor pode definir o estilo de condução que mais agrada. Importa também referir que na versão Initiale Paris, o Renault Talisman Sport Tourer apresenta dois propulsores. O ensaiado, o Energy dCi 160 Twin Turbo EDC, a Diesel, e que tem como preço 48 080 € e o Energy TCe 200 EDC, este já a gasolina, e que tem a sua proposta avaliada em 46 580 €.
FICHA TÉCNICA
Motor 4 CIL, 1598 cm3 Potência 160 cv Binário 380 nm/ 1750 rpm Transmissão Dianteira, CX. Automática 6 Vel. Suspensão McPherson à Frente e Eixo de Torção Atrás Travagem DV/D Peso 1494 kg Mala 572 litros Depósito 47 litros Vel. Máx 213 km/h
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Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 48080€
Preço da versão base (Euros): €
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