Ensaio: Hyundai i20 Active 1.0 T (com vídeo)
A Hyundai decidiu renovar o i20 lançando a versão Active, equipada com o aguerrido motor 1.0 T-GDi a gasolina. Um utilitário com estilo e dinâmico, que pretende deixar marca no seu segmento
A Hyundai aposta no i20 para cativar uma franja da população mais jovem, que antes podia encarar a marca sul-coreana como uma alternativa mais barata, mas que agora pode-se deixar seduzir pelos pergaminhos de qualidade que a Hyundai pretende transmitir ao público europeu.
A variante Active do i20 é a alternativa com uma aparência mais dinâmica e desportiva, que passa a mensagem de que o seu condutor é uma pessoa que se sente à vontade no sempre agitado trânsito urbano. Um rival à altura no segmento B onde os europeus Dacia Sandero Stepway, Renault Captur ou o Citroën C4 Cactus desempenham um papel forte.
Em termos visuais o novo i20 não se notabiliza pela indiferença. A robustez e o ar desportivo estão de mãos dadas. Pormenores como as jantes com 17 polegadas e as barras de tejadilho prateadas ajudam ao aspeto desportivo, mas é também importante realçar as proteções laterais e dos para-choques, o que são garantias de uma boa segurança em caso do condutor optar por trilhos mais exigentes.
Pequeno mas bom
A versão ensaiada do i20 Active, Blue Comfort Navi, estava equipada com o novo e pequeno motor 1.0 T-GDI a gasolina, que debita 100 cavalos com uma também pequena caixa de cinco velocidades manual. Um propulsor com muito nervo, que ‘puxa’ muito bem desde baixos regimes e alia uma agradável sonoridade, com cheirinho a ‘racer’, o que facilmente agarra o condutor ao volante de modo a que possa ser explorado todo o potencial do motor. No entanto, e como acaba por ser natural se o condutor tiver tendência para um pé mais pesado, os consumos disparam para números mais elevados do que os anunciados, neste caso de 4,8 l/ 100 km.
Passando para a condução, o novo i20 é um automóvel ágil com uma condução leve, tranquila e que se apresenta, como já referido anteriormente, ideal para o ambiente urbano. A suspensão absorve bem as irregularidades da estrada conseguindo um excelente equilíbrio entre dinâmica e conforto.
Desta forma a sempre importante insonorização está num bom plano, o que coloca neste capítulo o i20 num patamar superior em relação ao segmento que pertence. A direção é leve e a posição de condução é excelente, incluindo regulação em altura do banco do condutor tal como dos cintos de segurança dianteiros.
Quanto ao interior, como seria de esperar nada de luxos, pelo que prima a simplicidade, apesar de esta estar aliada a um bom conforto e espaço. Botões, comandos e instrumentos são de uma arrumação exemplar e com uma grande facilidade de leitura ou utilização. Não há aqui nada de desportivo, mas sentimo-nos muito bem recebidos. O sistema de informação e entretenimento na consola central incorpora o sistema de navegação, as ligações de Bluetooth, USB e a câmara traseira para assistência de estacionamento.
A bagageira tem o interessante número de 326 litros de capacidade, sendo que esta apresenta dois pisos, o que é sempre útil em caso do condutor pretender levar mais carga. É ainda possível rebater os bancos traseiros. Num interior acolhedor apenas a apontar o excesso de plásticos, no entanto é algo que se acaba por compreender dado o segmento a que pertence este i20.
Tendo como preço base 19.459 €, o Hyundai i20 Active apresenta-se como uma proposta segura e que inclui ainda na sua oferta cinco anos de garantia e manutenção. Nota final para o facto da nova versão Active ter ainda disponível no mercado o modelo Comfort Navi que é equipado com o motor 1.4 CRDi de 90 cv, que tem motorização Diesel.
Motor: 4 cilindros 1.O T-GDi 998 cc;
Potência: 100 cv/4500 rpm;
Binário: 1500-4000;
Transmissão: 5 velocidades manual;
Suspensão: Independente/Tipo Mcpherson à frente e Eixo de Torção atrás;
Travagem: DV/DS;
Peso: 1181 kg;
Mala: 326 l;
Depósito: 50 l;
Vel.Máx: 176 km/h
Consumo combinado: 4.8 l/100 km
Consumo AutoSport: 6.5/100 km
Emissões CO2: 110 g/km
QUER SABER MAIS SOBRE ESTE AUTOMÓVEL?
Clique AQUI e aceda à mais completa informação que a marca tem sobre este modelo
0 comentários