BMW M3: 30 anos de história num conto breve
O BMW M3 é um modelo que faz parte da gama BMW há 30 anos. O modelo desportivo do pequeno Série 3 democratizou a sigla M e contribuiu para uma imagem renovada de espírito desportivo e de inovação tecnológica para a BMW a partir dos anos 80, aproveitando tecnologia do M1 e do motor de F1 para criar o carro de turismo perfeito. O BMW M3 está hoje na sua quinta geração.
E30 (1986)
O BMW M3 foi lançado em 1986. O motor 2.0 de quatro cilindros foi ampliado para 2,3 litros, com cabeças, válvulas e câmaras de combustão do M1, aumentando a potência para 200 cv, para um peso de 1200 kg e velocidade de 235 km/h, passando os 100 km/H em 6,7 segundos. Foi necessário construir 5000 exemplares para homologar o carro para competição em Grupo A. Novas evoluções foram lançadas em 1988 (Sport Evo) e 1990 (Sport Evo 2), esta última com 2,5 litros e 238 cv.
E36 (1992)
A segunda geração surgiu em 1992, destacando-se da concorrência direta e ameaçando carros desportivos maiores, com a adoção de um motor de seis cilindros e 3 litros, com 286 cv e 320 Nm, graças ao inovador controlo eletrónico de ativação das árvores de cames. Em 1995 a cilindrada foi ampliada para 3,2 litros, com 321 cv de potência, ultrapassando os 100 cv/litro, e uma caixa de velocidades automatizada surgiu no ano seguinte.
E46 (2000)
Na terceira geração, a BMW começou o processo de transformação de uma berlina de turismo num GT. O motor foi mais uma vez aumentado, para 3,3 litros, com 343 cv de potência, mas ganhou novas peças da carroçaria em alumínio, com aerodinâmica mais cuidada e uma aparência ainda mais musculada do que o Série 3 normal, quase como se fossem carros completamente diferentes.
E90/E92 (2007)
O M3 tornou-se praticamente um modelo exclusivo de pleno direito no seio da BMW com esta geração. O motor V8, exclusivo do M3, deu ao carro alemão uma identidade completamente distinta do Série 3, estando até disponível num total de três carroçarias em produção, algo inusitado no M3 até aqui. Com 4 litros, o V8 debitava nada menos que 420 cv, tornando-o um adversário de alguns carros da Porsche. A carroçaria em alumínio e peças da carroçaria em fibra de plástico-carbono foram novidades introduzidas nesta geração.
F30 (2014)
A separação dos coupés e cabrios da gama Série 3 para a Série 4 significa que, pela primeira vez, o M3 é apenas um automóvel de quatro portas. O regresso a um motor de seis cilindros não é um passo atrás, com o motor 3.0 equipado com um turbocompressor twin scroll que eleva a potência para os 431 cv. Mais uma vez, alumínio e carbono-plástico fazem parte da estrutura, reduzindo o peso em 80 kg em relação à geração anterior. Para celebrar o 30º aniversário do M3, esta geração atual ganha uma versão denominada ’30 Jahre’, com modificações ao motor e suspensão, subindo para 450 cv.
Séries especiais
Durante a sua longa existência, o M3 ganhou várias séries especiais. As primeiras foram as duas Sport Evo, logo com o E30, que também ganhou uma carroçaria Cabrio (presente em todas as outras versões, exceto a atual), mas algumas saíram do molde, nomeadamente as versões pick-up baseados no E30 e E46, o modelo Compact E36 de dois volumes, ou a carrinha E36. Outras variantes eram preparadas para oferecer performances adicionais, começando no E36, com a versão GT, seguindo-se o M3 CSL (E46), com peso reduzido graças a peças em carbono, e finalmente o M3 GTS, baseado no E92, com o motor 4.4 V8 de 450 cv, capaz de atingir os 100 km/h em 4,3 segundos.
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