KIA SPORTAGE 1.6 GDI EX: POUCA VANTAGEM
Mesmo tornando-se automóveis de passeio urbano, os SUV continuam a ter o gasóleo como combustível preferencial. Com o motor 1.6 a gasolina na versão mais barata, o Kia Sportage ainda não conseguirá convencer o público a mudar
Em algumas gamas, o motor a gasolina não é considerado uma vantagem. Enquanto o gasóleo for mais barato, automóveis de certas dimensões vão sempre ser mais atrativos com os consumos baixos do motor Diesel. Nos segmentos de SUV e crossovers, estes motores ainda são os preferidos, e as versões a gasolina
pouco mais fazem que preencher algum espaço adicional no catálogo. A Kia costumava trabalhar assim com o Sportage, mas a mais recente geração viu a marca coreana introduzir modelos a gasolina, incluindo uma versão de entrada de gama. A principal vantagem do motor 1.6 a gasolina é que a Kia consegue disponibilizá-la abaixo da barreira psicológica dos 30 mil euros. E mesmo com o nível de entrada, o EX, esta é uma excelente proposta na relação entre preço e equipamento.
Nos últimos anos, a marca coreana tem reforçado a listagem de equipamento, e ao nível EX não falta nada que seja realmente necessário. Quando comparado com outros níveis de equipamentos, o que não está presente é essencialmente decorativo, tudo o que favoreça o conforto e a conectividade para todos os membros da família já está presente. De resto, mantém a mesma habitabilidade, com espaço mais do que agradável nos lugares traseiros e a excelente bagageira, com mais de 500 litros de volume, igual à das outras variantes da gama.
A diferença para o 1.7 CRDi de 115 cv é de cerca de 1800 euros, um valor considerável, mas que acaba por ser possível de recuperar na vida útil do carro, especialmente quando a Kia tem como imagem de marca a garantia de sete anos, o que significa que acreditam que o eventual proprietário vai mantê-lo
durante muito tempo. Em particular, o consumo médio é obviamente superior no motor a gasolina, ultrapassando os oito litros por cada 100 km percorridos, um valor que seria mais elevado não fosse o sistema stop/start.
Em simultâneo, mesmo com 132 cv de potência, o motor 1.6 a gasolina não é tão interessante como o Diesel numa utilização diária. Como ainda é atmosférico (o motor 1.6 Turbo GDi de 177 cv é bem mais caro e só está disponível no topo de gama), é apenas em regimes mais elevados que se conseguem extrair boas prestações, e é frequente ter que se recorrer à caixa de velocidades para manobras como ultrapassagens e acelerações em estradas mais íngremes. No entanto, o Sportage, apesar do seu centro de gravidade elevado, tem um comportamento interessante, bem mais próximo do de um automóvel do que o esperado.
Preço Base: 29 182€
MOTOR 4 CIL., 16 V., INJ. DIRETA, 1591 CM3 POTÊNCIA 132 CV/6300 RPM BINÁRIO 161 N.M/4850 RPM TRANSMISSÃO DIANTEIRA, CX. MANUAL 6 VEL. SUSPENSÃO MCPHERSON À FRENTE E MULTILINK ATRÁS TRAVAGEM DV/D PESO 1454 KG MALA 503 LITROS DEPÓSITO 62 LITROS VELOCIDADE MÁXIMA 182 KM/H
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