ENSAIO: BMW X1 sDrive16d
Desde o seu lançamento, ficou óbvio que o BMW X1 é um SUV mais preparado para circular em trânsito urbano do que em estrada aberta, e isso tornou-se mais verdade com a chegada do sDrive16d. Esta variante só está disponível com tração dianteira e usa o mesmo motor de três cilindros dos Série 2 Active Tourer e Gran Tourer e dos vários modelos MINI.
O motor de 116 cv não parece muito potente, mas não está desproporcionado para o X1, mesmo pesando uma tonelada e meia. As recuperações não desiludem, em trânsito urbano, mas o X1 comporta-se como qualquer berlina média com um motor compacto em estrada aberta. Aliás, também é na cidade que as outras características dinâmicas se revelam. Em modo Eco Pro, por exemplo, o X1 consegue reduzir consideravelmente os consumos e as emissões, com valores em trânsito normal que não ultrapassam muito os cinco litros.
O chassis também contribui para um conforto maior em centros urbanos, com uma suspensão direita eficaz a absorver as irregularidades do asfalto citadino. O X1 revela-se ainda surpreendentemente ágil em curvas mais apertadas.
O habitáculo beneficiou do aumento da altura total, no que diz respeito ao espaço para a cabeça, permitindo oferecer uma posição de condução mais elevada, apreciada neste tipo de carros, mas isto não afeta negativamente o centro de gravidade geral, pois o X1 conduz-se como uma berlina de dois volumes normal. Já os bancos traseiros têm um espaço para as pernas agradável, mas continua algo apertado nos ombros com três ocupantes. A bagageira é ampla, oferecendo mais de 500 litros de espaço, além de vários espaço para arrumação de objetos mais pequenos.
Onde esta versão acaba por falhar é na relação entre preço e equipamento. Mesmo com um motor 1.5, e mesmo sendo o SUV mais barato da BMW, o X1 tem um preço base superior à barreira psicológica dos 35 mil euros, e mesmo assim necessita de alguns pacotes adicionais de equipamento. O mais acessível é o Advantage, que custa pouco mais de mil euros, mas para ter sucesso aos pacotes mais avançados é possível fazer com que o X1 sDrive16d ultrapasse os 40 mil euros, demasiado elevado tendo em conta a existência de modelos semelhantes em marcas não premium.
Preço – 35 373 €
Motor 3 cil., 12 v., common-rail e turbo, 1496 cm3 Potência 116 cv/4000 rpm Binário 270 N.m/1750 rpm Transmissão Dianteira, cx. manual 6 vel. Suspensão McPherson à frente e multilink atrás Travagem DV/DV Peso 1500 kg Mala 505-1550 litros Depósito 51 litros Velocidade máxima 190 km/h Aceleração 0 a 100 km/h 11,1 segundos Consumo médio 3,9 l/100 km Consumo médio AutoSport 5,2 l/100 km Emissões CO2 104 g/km
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